terça-feira, 2 de abril de 2013

Universidades: UCC e CIT

Passado o tour pelas universidades de Dublin (algumas), chegamos em Cork, que é uma das cidades mais conhecidas, sendo a segunda maior cidade e terceira mais populosa, depois de Dublin e Belfast.

Sobre Cork




Cork vem da palavra irlandesa corcach que significa "lugar pantonoso" e é conhecida como "Condado Rebelde", devido a história da cidade depois da Guerra das Três Rosas e da Guerra da Independencia. Durante a Guerra Civil Irlandesa, Cork realizou um anti-tratado de forças e a cidade era totalmente murada, algumas dessas construções ainda são visíveis nos dias de hoje.

A temperatura na cidade varia de 9ºC a 20ºC dependendo da estação e possui a segunda maior bacia do mundo, perdendo apenas para a de Sidney, Australia.



Cork sedia também duas universidades muito boas da irlanda: CIT (Cork Institute of Technology) e UCC (University College Cork)

UCC


A UCC é a segunda maior consagrada universidade da Irlanda, perdendo apenas para a TCD, possui uma grande quantidade de cursos e alguns bem específicos, como o curso de neuroscience. Para computação, quem quer ter um curso de computer science mesmo detalhado esse é um dos melhores da Irlanda, tem uma categoria enorme de disciplinas extras e todas relacionadas com o curso, um estudante de computer science de lá pode-se dizer bem completo em um curso como o da UCC. Para engenharia de computação, porém, é meio complicado, se quiser ir para a UCC tem que escolher entre um ano sem ver absolutamente NADA de hardware e entrar em Computer Science, ou tentar entrar no curso Electrical Engineering e ver disciplinas APENAS de hardware, entretanto, o aproveitamento será pouco, a não ser que consiga misturar os dois módulos.

Uma coisa que não se pode reclamar da UCC é a pesquisa, não é para todas as áreas e todos os cursos, mas os que tem são de ponta, apesar de não ser da área, mas as pesquisas para a área química são muito bem estruturadas e de dar inveja. 

Como a própria UCC, boa parte das acomodações são super próximas do centro, isso é um fator muito considerável, principalmente para os CsF que terão 300 euros para viver por mês, como é no centro, os gastos com transporte não serão muitos e sobrará uma boa grana no fim do mês.

CIT




Chegamos em um dos meus amores da Irlanda, a CIT. Ela não é tãão próxima do centro, é cerca de 20 min de distância, mas ainda assim perto. O instituto em si não tem tantas opções de curso, mas devo dizer que se seu curso está entre os cursos ofertados por ela e vocẽ deseja um ano de estudos PRÁTICOS, eu totalmente recomendo. 

Eu particularmente, gostei muito do curso de Electronic Systems Engineering e boa parte disso dar-se ao fato do foco prático, tem uma série de módulos focados em robótica (outra noticia boa para quem gosta) e uma série de disciplinas apenas de projetos, desde projetos simples de eletronica até projetos finais de sistemas embarcados. Além disso, apesar de ser um curso de eletrônica puro, ao menos para o meu curso de Engenharia de Computação, as principais disciplinas do meu fluxograma estão presentes, de forma que um aproveitamento de disciplinas é também possível. 

Para mim, a CIT também faz uma diferença enorme para pesquisa, tendo um centro apenas para sistemas embarcados, uma área bem importante para Engenharia de Computação e é um dos centros de pesquisa de maior peso de toda a Irlanda.

As acomodações da CIT são super organizadas, tão quanto as da DCU, o website reúne todas as informações possíveis de tipos de acomodações, vantagens e desvantagens, para quem vai por conta própria é uma excelente iniciativa da CIT.  

Como as outras universidades já citadas, a CIT também possui societies e sports. Os esportes giram mais em torno de futebol, rugby, tennis e lutas, sendo o acesso a academia livre para todos os estudantes matriculados. 

Para estudar na CIT, é necessário um IELTS 5.5~6.0, que pode variar para cada módulo, já para a UCC é necessário ter um IELTS 6.5 com nenhuma banda menor que 6.0.