Lembrados de como é o processo? Pois bem, agora vamos falar um pouco sobre a última etapa, a que particularmente foi a que deu mais dor de cabeça ao que se refere a CAPES.
Então, primeiro que quando somos aceitos pela universidade, nós não recebemos email da CAPES IMEDIATAMENTE, demorou MUITO até termos alguma noticia deles com os proximos passos, então ficamos sem ter o que fazer (umas 2 semanas acho, ou 3). Após isso tudo recebemos o seguinte email
A carta de concessão é a carta que te diz por quanto tempo você irá ficar, a tua universidade destino, quanto irá receber. O periodo da bolsa pode variar, a minha por exemplo é de setembro de 2013 até junho de 2014 (minhas aulas acabam neste período), no entanto maioria do pessoal das outras universidades são até maio de 2014, porque as as aulas deles encerram neste periodo. A nossa carta veio com um problema que é o que nos acompnaha deste o início do edital, diz que teremos acomodação e/ou alimentação, mas muitas universidades (não foi o caso da UL), disse que não teriamos alimentação paga. No entanto, segundo a Capes, esses ajustes seriam feitos posteriormente. Além da carta em PT, recebemos uma carta na língua do país destino, no caso, inglês para mim, uma vez que é meio que a comprovação do status de bolsista lá fora, é isso que mostraremos para qualquer comprovaçaõ de renda la fora (banco, imigração, etc).
O termo de compromisso é o documento que você e sua IES brasileira devem assinar dizendo que firma compromisso com o programa, alguns pontos importantes deste termo para mim são:
- Não interromper ou desistir do programa sem que sejam fornecidas e acolhidas pela Diretoria Colegiada da CAPES as justificativas para análise do caso.
- Não acumular bolsa, auxílio ou qualquer complementação de outra agência nacional ou estrangeira, ou ainda salário no País de destino, exceto os auxílios recebidos a título de contribuir para o desenvolvimento das atividades inerentes ao presente estágio,sem prejuízo no prazo estabelecido para a conclusão dos trabalhos, desde que comunicado e autorizado previamente pela CAPES. O acúmulo indevido é causa para imediata rescisão da concessão da bolsa, com ressarcimento total do investimento aos cofres públicos. Aqui, uma observação, isto é durante o período da bolsa e não antes, se você for bolsista de IC por exemplo, e a vigencia da sua bolsa for até agosto, você não é obrigado a cancelar o seu IC uma vez que a vigência da bolsa do CSF é de Setembro para lá (a minha ao menos é) neste caso você deve cancelar sim o seu IC.
- Retornar ao Brasil em até 30 dias após a data de término prevista do programa, com a devida conclusão das atividades e trabalhos propostos inicialmente e permanecer no país por período, no mínimo, igual ou superior ao prazo de concessão da bolsa. Outra observação aqui, caso você receba uma extensão da sua bolsa (a minha é de 10 meses com possibilidade de mais 6 para estágio, por exemplo), vocÊ deve solicitar esta extensão para a Capes e caso aceitem, você fica o tempo a mais + esses 30 dias.
- Não retornar ao Brasil durante todo o período de concessão da bolsa.
Um dos problemas que tivemos é que alguns bolsistas receberam logo esta carta e o termo, outros demoraram até uma semana para receber, o que leva a mais agonia ainda, principalmente porque alguns de nós a viagem já estava super em cima, então, se isto acontecer, normal :)
Uma vez recebido e enviado o termo assinado para o linha direta, deve-se também por no mesmo local os dados da sua conta e um comprovante da mesma (extrato por exemplo), isto é chamado de implementar a bolsa, segundo a Capes, após a implementação o dinheiro cai na sua conta em no máximo 10 dias.
Para nós, novamente, isto variou, eu implementei no mesmo dia que recebi este email e enviei o termo (pelo linha direta e pelos correios) no mesmo dia, recebi 13 dias depois (corridos, contando fim de semana), alguns receberam 3 dias depois que implementaram, outros 1 semana, varia muito. Para nós, segundo a Capes, o que ocorreu foi um problema em um dos lotes o que atrasou todo este pagamento.
O acompanhamento da sua implementação pode ser feito também no site do SCBA, clicando em extrato. O normal é após a implementação não aparecer nada no extrato, depois aparecerá todos os valores de bolsa com o status de "ordenado", isso significa que os seus dados foram aprovados, depois o status muda para "em tramite financeiro" e por fim "finalizado". Quando aparece finalizado, só felicidade, o dinheiro cai na conta no dia seguinte o/ Para ter certeza, acessem o portal da transparencia e coloquem o CPF de vocês, enquanto nada aparecer, eternamente pobres, quando aparecer, no dia seguinte cai na conta. O dinheiro cai em reais e obedece a cotação do dia. Recebemos logo o equivalente há três bolsas antecipadas (setembro, outubro e novembro), e os auxilios (deslocamento, material didático, etc), então cuidado para não gastar tudo de uma vez, se não, dinheiro de novo só três meses depois. Também pode acontecer de não depositarem todos os auxílios, então confiram e tenham certeza, algumas pessoas ao que parece receberam dobrado também, neste caso o valor deve ser retornado a Capes.
Além de todas essas coisas recebidas, a Capes envia também o chamado cartão BB américas, ou dilma card, este cartão é para uso no exterior e vem bloqueado para compras aqui. O meu ainda não chegou, ao que parece também ocorreram problemas no envio deste (percebem como é normal isto? É muita gente e muita burocracia, fácil de perderem o controle de algo).
Pronto, última etapa finalizada, agora pode-se dizer mais que oficialmente que você é bolsista do CsF rico total e começar a criar vergonha e deixar tudo pronto para a viagem. Algumas últimas considerações:
- Auxílio deslocamento: você recebe uma quantia para comprar passagem de ida, pode-se comprar ida e volta e o resto fica com você, a Capes/CNPq não te obriga a devolver o dinheiro. Deve-se enviar o bilhete eletrônico apenas para ela informando a data da ida. A volta será paga perto da volta da viagem, no entanto, como ainda não cheguei lá, não sei ao certo se ao comprar ida e volta você recebe o auxilio da volta no fim.
- Auxílio material didático: destinado a compra de notebook ou tablet, apenas esses dois, livros e outras coisas não contam. Você pode comprar no Brasil ou lá fora, o meu mesmo comprei aqui (em breve falo sobre isso em outro post), desde que depois envie o comprovante de pagamento. Da mesma forma, o que restar fica com você.
- Auxílio deslocamento: tudo que tiver como despesa inicial, para mim por exemplo, ao chegar lá preciso pagar 300 euros para o visto GNIB, isto cai neste auxilio. Alguns dos meus colegas precisam pagar um valor inicial para garantir acomodação, isto também é retirado deste auxílio, e por ai vai.
Bom, este foi o meu último post sobre o programa e espero que as descrições sobre os processos tenham sido úteis. Meus próximos posts serão destinados aos preparativos da viagem em si, passagem, mala, o que comprar aqui, o que comprar lá, notícias da minha universidade antes de ir (tem algumas curiosidades interessantes aqui) e claro, as minhas aventuras fora do Brasil que iniciam a partir de Setembro =D
0 comentários:
Postar um comentário