quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Cork

Após algumas horas de aventura no Blarney's Castle, era hora de enfim seguir viagem para Cork, que ficava há alguns minutinhos a mais apenas. Olha... isso é muito pessoal mas achei a cidade encantadora, você entra e na real não parece ter nada demais narrando, mas eu achei linda. Eis algumas fotos da primeira vista quando se chega em Cork.







A caminhada pelo canal (primeiras fotos) é uma das coisas mais bonitas da cidade, da um ar muito tranquilo caminhar por ali, porém, tava CALOR! É estranho falar de calor na Europa, mas acreditem, não desejem o calor de 18 graus daqui, você olha e pensa que é frio, mas faz tanto calor quanto os 30 graus do Brasil (40 ja é demais), eu atravessei a cidade andando nesse dia e nossa, QUE CALOR! Cheguei morta de cansada e suada, horrivel. Porém, a vista também fica muito mais encantadora, é só tirar todas as echarpes, jaquetas e afins que tiver e investir em uma tshirt se não morre.
Calor a parte, chegamos um pouco depois das 12 então a fome tava grande e não era de McDonnalds! Caçamos um restaurante que pudesse ser bom e barato (mesmo que no mapa tivessem apenas 92142141 McDonnalds) e ai encontramos um que era super chique, mas que você pagava 10 euros e tinha direito a uma refeição completa: entrada, almoço, sobremesa. Curti muito ali, ficamos em uma mesa de frente para uma lareira, era bem legal e a comida mais ainda! Eu não aguentei comer de tanta coisa que tinha! Torradinhas vieram com salada e patê, depois o almoço nooossa, tenho que mostrar a vocês a foto do almoço porque enfim foi o dia que pude comer carne! Apos semanas na Irlanda consegui comer carne! E parecia como as do Brasil! Nossa, sério, chorei.

Minha gente, eu sou muito carnivora, vocês nao tem noção da minha felicidade comendo essa carne, há semanas que só como frango e nuggets porque carne em geral é muito caro aqui, me senti no céu. Depois ainda tinha sobremesa mas não aguentei comer.
Sai rolando do restaurante e a proxima parada era a cadeira. Sim, você ouviu bem, a cadeira ou prisão se preferir. Ficava bem longinha de onde fomos comer, caminhamos por uns 30 minutos acho, mas valeu a pena. Confesso que fui o caminho refletindo porque iriamos a cadeira, e eis então que percebi porque.

Essa é a entrada da cadeia e é mais linda ainda por dentro, na real é praticamente um museu narrando toda a história da prisão e toda a rotina dos presos que mesmo em um lugar lindo como esse, conseguia ser tenebroso. Tinham varios bonequinhos de manteiga (:?) pela prisão, como o general abaixo.

Além disso também tinham as celas com camas e uma delas tão sinistra que não tive coragem de tirar foto, parecia algo de terror! Mas basicamente era uma cela fechada (as outras ainda tinham uma janela aberta e tal), com uma cama, e uma boneca deitada la dormindo da forma mais real possivel! Foi sinistro, nossa, parecia uma pessoa de verdade ali, dava realmente para sentir o clima hostil do lugar, mesmo sendo lindo por dentro. Para não assustar, ai vai uma foto do corredor bonitinho, as portas das laterais eram todas celas.



Além das celas, guardas, comandantes e tudo o mais, no andar de cima tinham algumas coisas como maquetes, cafe da manha deles, a rotina e até um "cineminha" que contava um pouco a história.


No fim tive que sair correndo de la por conta do horário do onibus, tivemos apenas 4 horas para andar por Cork, com medo peguei um taxi mas ainda fiquei um bom tempo la esperando, andando pela fonte (uma das primeiras fotos), o que foi a coisa mais relaxante da vida, fora um carinha tocando divinamente na rua Deep Purple ao lado de um bar que ficava na calçadinha com umas cadeiras bem naquele estilo boemio/francês. Cheguei no onibus morta e capotei até chegar na UL (ok, mentira, eu cheguei e dormi até o dia seguinte), mas foi um passeio muito legal e espero poder ir novamente em Cork para um fim de semana para dessa vez sim explorar a cidade e fazer um post caprichado que essa cidade merece ;D Para encerrar... A ultima coisa que vi antes de adormecer no onibus.

See ya ;D




Blarney's Castle

Nossa, quanto tempo que nao paro aqui! Desculpem pessoal, aqui esta realmente horrivel de conciliar o tempo por motivos que direi no proximo post, ate tive que desistir de ir para Londres mesmo ja tendo marcado passagem e tudo o mais! Pois eh, as vezes ate mesmo em uma terra maravilhosa como essa temos nossos problemas.
Problemas a parte, vim aqui falar um pouco sobre uma cidade que fui passar o dia, mas devia ter passado o fim de semana no minimo! Cork eh a segunda maior cidade da Irlanda e fica ha mais ou menos duas horas de Limerick, eh engraçado porque Limerick eh a terceira maior mas sao duas cidades muito diferentes, a diferença eh perceptivel logo ao chegar.
Mas entao, o Student Union da UL sempre organiza algumas viagens por aqui, assim que cheguei comprei o de Cork (esgota rapido). Primeiro tenho que dizer os altos momentos de sufoco que passei, como leiga na UL, so consegui fazer o email da universidade um dia desses, porem o Student Union avisa todas as coisas de viagens por la, dai chegou no dia, acordei cedinho, me troquei e tal passei na frente de onde seria supostamente o encontro e... NINGUEM. Subi para outro lugar onde supostamente devia ser e de novo... NINGUEM. O unico amigo que eu sabia que iria para a viagem estava dormindo ainda e ai pensei... ferrou, nao sei aonde eh, vou perder a viagem e blablabla, breve choro de 10 euros perdidos eai volto conformada para casa quando de repente... pessoas surgem e migram para o lugar onde fui no inicio e pah! Um onibus! Nossa, que alivio, acontece que a viagem era apenas 30 min depois do horario que tinha chegado mas nossa, que desespero que fiquei, juro como pensei que tinham ido sem mim!
Parei para relaxar no onibus e um tempinho depois veio a primeira parada. O Blarney Castle, na entrada parece um lugar comum, vejam so na foto abaixo!

Entrada do Blarney
Dai tu entra, ve um laguinho legal, uma ponte, o inicio de um castelo...

Bonitinho ne? Mas dai tu chega no castelo da foto e ver o que? Uma gruta! Nossa gente, a gruta para mim ja pagava o passeio! Me senti tao em Game of Thrones! 


E claro que fui da uma olhadinha la dentro para espiar melhor ne? Primeiro que tu entra e eh super pequeno, dai ja da aquele clima de andar agachado, segurando nas roxas... seguindo o pouco de luz... ate uma parte que vc realmente tem que sair totalmente abaixado tatiando pelas pedras e torcer para nao ser tao desastrado quanto eu! Porque ah meu bem, ai eh so lama e se nao acredita... eis mais fotinhas para comprovar:

Percebem o estado do joelho ? Pois eh, a bolsinha da camera tambem tava um desastre, a parte de tras da calca tambem e era tudo bem escurao, na foto nao percebe por conta do flash da camera. Alem disso, todas as rochas desse percurso eram exatamente desse tamanho ai, nao dava para levantar mais que isso, me senti realmente uma aventureira! E para aqueles que nao acreditam no desastre... Que tal uma foto do estado final da bota?


Eu ainda fui no banheiro depois tirar a lama que tava tenso, porem, nao adiantou muita coisa. Passada a aventura, era hora de relaxar um pouco... Sai caminhando pelos jardins, onde tinha umas arvores bem legais que dava vontade de subir e ficar la deitado por horas, caminhos de trilha, nossa, muito legal o local, um dos que mais gostei foi o Poison Garden, eh lindo e realmente venenoso! Voce nao pode por a mao nas coisas ali se nao realmente passa mal e morre(?). Infelizmente minhas fotos nao ficaram muito boas nesse local, mas eis uma fotinha.

No fim do jardim chegava enfim ao castelo, mas afinal, que castelo eh esse!? Entao, o castelo principal do Blarney tem uma pedra legendaria, basicamente se vc subir no castelo e ir la em cima e beijar a dita cuja Blarney' s stone, voce tera vida eterna (ou algo do genero). O castelo tava lotado de turistas e velhinhos mas olha, te contar, acho que o significado desse vida eterna eh que se voce nao morrer tentando subir nesse castelo voce nao morre nunca mais! Serio, no fim uma pobre senhora olhou para mim e disse "você sabe se ta perto?" é, foi uma longa jornada, os degraus eram muito pequenos para subir, o corredor da escada era estreito, acho que se nao tivesse uma corda ali dava para cair muito facil. Alem disso, quando vc enfim chega no corredor que tem a pedra, você tem que deitar, segurar em um cabo de aço e se inclinar toda para conseguir beijar a pedra, so que a sua cabeça fica totalmente descoberta, não tem pedra nenhuma mais, so você, o chão la de baixo que você consegue ver se olhar para baixo, e logo de frente a pedra para beijar. Se eu beijei a pedra? Não, fora as mil salivas era complicado beijar algo na inclinação que tava, mas foi legal, mais aventura para o dia. Alem do mais, a vista de cima do castelo é linda, você ve tudo la de cima, todo o Blarneys.


E é ai que você percebe o quao enooorme é o lugar e que precisa ir mais vezes para poder ver tudo, eu passei apenas duas horas la e passou super rapido, tinham castelinhos e outras coisas que valiam a pena ser vistas, bem, quem sabe uma outra hora... :D