sábado, 9 de novembro de 2013

Dublin Castle

Eai pessoal, semana passada foi dia de ser da realeza! Então claro não ia deixar passar em branco e narrar a experiencia não é?
Acontece que boa parte dos estudantes do edital "normal" (aquele que não tem os reoptantes - pessoal que migrou do edital de Portugal para o da Irlanda) foram convidados para ir para Dublin em trajes "finos" para um encontro com o ministro da educação da Irlanda.  
Não sei como foi com as outras universidades, mas a UL nos levou e fomos com as duas representantes daqui, a Emmeline do international office que resolve todos os pepinos daqui, e a Michele, que é brasileira e nos auxilia muito, temos encontro com ela toda semana para saber como andam as coisas aqui e devo dizer que a UL foi super cuidadosa conosco! Chegamos no ônibus e nos deram uma sacola com kit de sobrevivencia de comida (água, uma fruta, sanduiche com baguete e um muffin) e a Michele ainda deu uma boa bagunçada conosco, além de um crachá que recebemos bem bonitinho.
Nós fomos os primeiros a chegar praticamente e curiosamente estavamos todos combinando! Os meninos maioria estavam de terno com camisa ou gravata roxa e as meninas em sua maioria de branco. Coincidentemente ou não, roxo é a cor da UL então fizemos um padrão legal... Aqui tenho que falar também de certa forma da roupa do resto do pessoal, digo... não sei as demais universidades mas nós recebemos um email falando que não precisava ser traje a rigor (vestido longo e blábláblá), mas que fosse arrumado e tudo o mais, não usasse jeans e outra série de recomendações. Dai chegamos lá e hora e meia nos deparavamos com pessoas bem desarrumadinhas, de hoodie (casaco canguru), tenis adidas bem sujão e por ai vai... Olha, não é por nada não, mas o Dublin Castle é um lugar que ninguém entra, foi um evento bem importante, tá bom que não precisava ir de terno, mas alguns estavam como vão para a universidade, ai não né gente? Eu ao menos fui assim...


Ah, tenho que abrir um espaço para o tempo também... quando acordei a UL estava em um estado altamente Silent Hill! Estava fazendo 1ºC aqui, acordei com a janela totalmente cinza, saimos andando pela ponte naquele cenário de filme do caos, bonito e assustador ao mesmo tempo... chegando em Dublin a temperatura já estava um pouco mais alta (por volta dos 6ºC), o que trouxe um belo de um sol, mas curiosamente tava mais frio! Eu ao menos com minhas pernas cobertas senti um pouquinho de frio.
Chegando lá recebemos um botton também com as bandeiras da Irlanda e do Brasil unidas, bem assim:

Devo dizer que me senti bem executiva com esse crachá e o botton haha (não sei bem se o nome é botton, perdoem-me se não for), minha mãe ao menos sempre vai para os congressos dela com uns bottons assim então fiquei me achando a executiva. 
Logo ao entrar lá nos deparávamos com um Open Bar, com refrigerantes, água, vinho, cerveja e não sei mais o que tinha. Fiquei bem triste ai por não poder tomar nada, minha garganta estava um horror no dia (o que extendeu por mais praticamente uma semana de terror de gripe), então sofri e fiquei apenas no refrigerante. Tinham alguns petiscos bem gostosos também na parte onde seria o evento mesmo, que era basicamente um grande salão com algo tipo um balco e uma pequena pista de dança. Confesso que fiquei surpresa com o local pois imaginei algo meio um auditório gigante, mas no fim entendi o porque.
O evento em si demorou bastante para começar, então ficamos por lá basicamente comendo e bebendo por algumas horas até começar uma breve palestra de boas vindas, além do ministro o evento contou também com o presidente da Irlanda, o embaixador brasileiro que está na Irlanda e uma moça que não lembro exatamente a função, terminadas as palestras vieram as partes divertidas! Nos deram um tubo de plástico que fazia diferentes notas musicais, entrou um grupo de irish dancing que animou todos, todos fizeram um circulo e dançaram na pista de dança, foi um momento muito legal tipicamente irlandes! Bem como imaginei que seria quando cheguei aqui, simplesmente fantástico... Pena não poder mostrar para vocês o vídeo que gravaram.  
Lá pelas 6 horas era hora de dar adeus as danças irlandesas e retornar para casa, outro fator muito importante desse dia foi que reuniu bolsistas do programa de toda a Irlanda, então encontrei pessoas que falei muito pelo facebook antes de vir mas que nunca tinha visto... pessoas que acabei amiga mas não vejo com tanta frequencia por não estarem em Limerick, e principalmente, conterraneos que não vejo desde que viajei! Algumas fotos vão ai embaixo.

Entrada 

Conterraneos


amigos UL

As duas melhores companhias daqui

Saida do castelo


Por fim, a Emmeline nos avisou que infelizmente não conseguiu reservar um jantar para nós em Dublin mas que ia nos levar no Pavillion, um restaurante bem fino que fica na UL. Mais uma vez, UL nos surpreendendo com o cuidado que tem conosco. Mas então chegamos no Paviliion e descobrimos que foram mais cuidadosos ainda! Não pude tirar foto, mas basicamente o Pavillion em si já é muito chique, mas imaginamos que chegariamos lá, pediriamos uma sobremesa ou algo assim e fim... Que nada! Nos levaram para uma sala especial, com mesas redondas, taças, talheres finos e um buffet especial feito para nós! Com salmão ao molho branco ou frango (a sua escolha), legumes e claro, o que não podia faltar, batatas! Fechando o dia de fato com chave de ouro como só a UL sabe fazer.