quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Férias!

 Gente, voltei! E o título da postagem já diz tudo, gente, mas que "carrego" foram esses últimos meses, nossa senhora, muito bom parar para respirar finalmente. Enfim, devido ao meu sumiço por aqui, acho nada mais justo do que um post falando do sufoco e das dificuldades que passei ultimamente para vocês entenderem minha ausência e irem se preparando.
 Esta semana acabaram minhas provas, aqui na UL nós temos que pegar cinco módulos quaisquer que estejam disponíveis, no meu caso foram todos módulos da engenharia mas de diferentes departamentos (control engineering, non-linear control, instrumentation and control, intelligent systems e software engineering), mas boa parte do pessoal pega quatro módulos da área e um extra de inglês, alguns também pegaram mais módulos de linguas (espanhol, frances, etc). Seja quais módulos que peguem, não vão pensando que intercambio é totalmente moleza, até mesmo os módulos de línguas podem dar um tanto de trabalho... Dependendo do professor podem vir incansáveis assigments para fazer durante o semestre e isso cansa muito! A vantagem é que tendo isso durante todo o semestre, no fim nas suas provas elas tendem a ser mais relaxantes, ter uma menor porcentagem de pontos na média ou até mesmo não existirem. E o que são assigments? Ah, podem ser redações, relatorios, atividades de campo, os mais variados, alguns até tem uma estrutura meio de TCC.  
 É, não é moleza, já viram não é? No meu caso eu tinha laboratórios toda semana, relatórios sobre esses laboratórios e todas as minhas disciplinas cobraram um projeto de fim de semestre, porém, nenhum deles valendo uma grande porcentagem e é ai que morou o medo: minhas provas valiam cerca de 90/80% da nota total e é uma única prova! Olha, eu acho isso pavoroso! No Brasil eu tinha três provas de cada disciplina e isso honestamente salvava minha pele, eu poderia não me dar bem em uma e depois virar noites estudando para a segunda prova e recuperar o estrago, pois é, isso não existe aqui e as provas tem TODO o conteúdo, imaginem ter que saber tudo que tem em um livro... Estados de arte, proposições, teoremas, equações, sim, absolutamente tudo, gente, não é fácil, então nesses meses estive bem ocupada tentando estudar regularmente para não acumular muito e não estar muito ferrada para a semana das provas. 
 Compensa? Olha, compensa, as duas últimas provas que fiz foram bem mais tranquilas de estudar até porque eu tenho muitos problemas em decorar e isso as vezes é necessário, mas algumas vezes isso também tem um limite, algumas disciplinas eu realmente me ferrei ao ponto de olhar para a prova, saber resolver mas não lembrar das equações que devia utilizar, mas em geral isso seria bem pior se já não tivesse passado o semestre dando umas estudadas aqui e ali no lugar de apenas viajar e festejar.
 Então é, essa foi uma das dificuldades do semestre, manter tudo mais ou menos em ordem para evitar o estrago da última semana, mas e como é essa semana? Basicamente nós temos uma semana sem aula, chamada de 'reading week', muitas pessoas aproveitam essa semana para viajar ou para por tudo em dia, alguns professores também deixam projetos e assigments para entregar/apresentar nesta semana.    Nas outras duas semanas após a reading week são as provas que a data varia de disciplina a disciplina, essa semana inicia-se em um sábado (sim, sabado!) e podem ser em diferentes prédios da UL, isso também é um problema porque algumas provas são em salas ENORMES, com filas imensas, inúmeros fiscais e um que fica na porta da sala te pedindo o cartão de identificação. É aquela coisa super vestibular sabe? Pura adrenalina e nervosismo, então isso também mexe com você na hora da prova, alguns passam meio mal antes, eu fico com o coração na boca! Para terem uma noção... eis uma foto de um dos locais que fiz a prova e olhe que eu ainda tava "perto" do início da sala, tinha um fundo enorme ainda por tras
  Fora que, no caso desta sala em específico, fiscais passavam por mim dos dois lados da cadeira frequentemente e o piso era de madeira, então que barulheira infernal que fazia! Mas isso no caso foi apenas nessa sala, mas o resto da descrição se aplicam a todas as provas que fiz e que alguns amigos fizeram fora da UL também.
  Agora, e antes dessa semana do horror? Quais as dificuldades? A primeira dificuldade aqui que vocês irão descobrir chama-se SONO. Isso é uma coisa que atinge todos os estudantes e alguns com mais intensidade que outros, então se você gosta de dormir, já sabe que vai ter uma longa jornada contra o sono. Isso me atrapalhou MUITO durante o semestre, tive uma fase que só queria dormir e era um sono sem fim... Acordava tarde, almoçava, tirava a soneca depois do almoço, acordava estudava um pouco, dormia novamente... Sim, sem exageros, era desse jeito ai! Depois veio a fase insonia onde eu dormia de manhã e mesmo não dormindo mais durante o dia não conseguia dormir de madrugada e essa é mais ou menos a minha fase atual inclusive, o que é até melhor que a fase anterior, nesse caso ainda dá para acordar e passar um bom tempo sem dormir, mas é uma dificuldade enorme. Com isso muitos perderam aula, viagens, compromissos, estudos e tudo o mais. Eu perdi altos pontos de presença (algumas disciplinas consideram parte da porcentagem da sua média a presença nas aulas) e muitas outras coisas, foi complicado ter resistencia para estudar, é uma coisa que você parece que está doente e com um tempo pode até piorar levando em conta que do outono para o inverno aqui amanhece as 8 da manhã e suas aulas são as 9hrs, para mim isso seria como acordar as 5am no Brasil.
  Essa de antemão digo que foi a maior dificuldade que tive, algumas vezes tive problemas com gripes que foram mais violentas e para as meninas, problemas de tpm também, eu ao menos fico muito nervosa em datas importantes (IELTS, primeira vez de provas tensas como as daqui, etc), então eu tendo a ter cólicas, enjoos, as vezes até febre, e nunca sinto nada disso. 
 Além disso, tive um grande problema com consumismo, se você está vindo com grana contada tudo bem, mas se você vem com uma bolsa como a do CSF, muito cuidado! Aqui tem muita coisa barata e isso é uma tentação pura, aqui uma loja muito boa com 10% de desconto por exemplo é uma boa diferença, então isso é um problema dos grandes! No meu caso, me segurei até a Black Friday, quando teve isso, olha gente, nunca fui tao consumista na vida, é a da data que as lojas aqui começam a abrir descontos de Natal, para as meninas eu fui na MAC e comprei batons, comprei tudo que se possa imaginar de mil makes de marca (Nº7, benefit, dior, etc), comprei um perfume Dolce&Gabana e um Miss Dior, comprei sobretudos, foi uma verdadeira farra e falencia! Quando parei para olhar minha conta me assustei! Todos os meus planos economicos foram pelo buraco a baixo, mas a gente, europa é uma vez na vida e esses produtos são bem mais caros no Brasil (farei um post para as meninas falando sobre tudo que comprei). Para todos em geral, comprei uma câmera nova muito boa profissional e uma lente extra muito boa pelo preço de comprar apenas a câmera e olhe lá.
  Por fim, um problema muito grande para quem gosta de ter controle do que sente (como eu!), TUDO aumenta aqui, tudo o que você sente é infinitamente maior, eu por exemplo fiquei muito mais sensível, muito mais ciumenta e possessiva (leonina, bjs), mas também muito mais carinhosa e o que para mim é o pior de tudo: fiquei com oscilações de humor terrííííveis, eu ao menos me considero uma pessoa bem feliz e muitas vezes me considero até apática, porque eu não consigo expressar muita ira com ninguém, ou estresse, ou nada, sou apenas feliz e raramente deixo transparecer muito meus problemas... É, isso aqui não existe muito, é muito fácil de se estressar e fechar a cara e ficar algo muito visível, você fica realmente com oscilações de humor gigantes e isso não é nada bom, mas acostuma-se também.
 Bom pessoal, já escrevi demais, espero que tenha ajudado a falar um pouco sobre as dificuldades que tive nesses meses de intercâmbio, essas ao menos foram as coisas mais difíceis que passei, espero que tenha ajudado um pouco nos medos que algumas pessoas podem pensar em ter antes de viajar.