quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Dublin - primeiras impressões

Como disse, cheguei em Dublin e corri para a night. Infelizmente foram dois dias super corridos e não pude explorar a cidade e tirar muitas fotinhas, mas devo ir para lá em breve, por hora ficarei devendo fotinhas a vocês ;)
Então, o primeiro point foi a festa da Dublin Business School de boas vindas, meu amigo estuda lá e fomos dá uma espiadinha, de longe a melhor boa vinda que poderia ter... Chegamos e era uma festa lotaada, com uma DJ que ficava na frente de uma cortina vermelha com luzes, e tinha uns quadros nas paredes, aquela coisa bem vintage, exatamente como imaginei que seria um pub de Londres por exemplo, adorei, a DJ arrasava nas músicas, e tinha um joguinho que se você completasse ganhava uma bebida. A foto abaixo é do lado da DJ e a outra nos quadros, a loira é a Irina, uma francesa muito legal que conhecemos na festa ;D


Passado um tempo, decidimos ir nos outros pubs da cidade já que eu tinha pouco tempo nela, fomos no famoso Temple Bar, um bar tradicional daqui grandinho, bonito e que toca músicas Irish e outras, quando fomos estava tocando o Daft Punk, depois fomos em um bar logo em frente que nao lembro o nome, mas pessoalmente achei melhor que o outro, tinha uma banda tocando e estavam todos de fato de pé de frente pra banda ouvindo cantando e pulando, o ambiente tinha uma acústica muito melhor, dava para ouvir de qualquer canto do bar a música em uma qualidade muito boa, e o ambiente em si era muito bom também, tinha umas velas e tal, super curti. Depois fomos no The George´s, um pub GLS, super curti também, esse foi para encerrar a noite e foi ótimo que saiu da tradição, tocou pop, eletrõnico, aquele clima de balada, dancei horrores, foi muito bom. Ficou para outra vez ir no Deiceys, onde tem cerveja a 2 euros (normalmente é mais caro). Saimos por volta as 3 da manhã que o dia era longo e fomos dormir.
O dia seguinte estava um pouco mais frio ao menos de manhã, depois estava normal. Dormi a manhã toda e fui a tarde as comprinhas que ninguém é de ferro né. O point? A Penneys! (foto)
 A Penneys é conhecida no resto da europa como Primark, é uma loja onde tudo é barato, é uma versão melhor e maior da C&A, Riachuelo e Cia. Aqui casacos são baratos e bons, assim como botinhas, camisas, calças, tudo. Porém claro, como toda loja, nem tudo é bom, e também tem aquelas coisas não totalmente de boa qualidade. Porém nunca tinha feito tanta compra na vida, comprei duas botinhas lindas por 11 euros cada, lindas e confortáveis, isso no brasil é caríssimo. Um tênis cano longo bem quentinho em substituição ao converse para esquentar mais nos dias frios, coberto de lã por dentro. T-shirts por 3 euros e de qualidade melhor que as do Brasil na verdade, comparando achei semelhante as da Taco, eu sofria com t-shirts no Brasil inclusive, não curtia as estampas, aqui meu problema foi não pegar todas da loja. Aqui também tem pijamas moletons fofos de 10~8 euros e que esquentam muito, calças baratas também, quase levei uma verde e uma vermelha, porém as tamanho 6 (é o equivalente ao 36 do Brasil) não ficaram legais e acabei esquecendo de pegar as tamanho 8. Muitos reclamam de calças quando vem, na real achei normal, só não tem aquelas cinturas super baixas e tal, não me arrependi de ter comprado jeans no Brasil (uma das únicas coisas que comprei) apenas porque gostei muito deles, tanto que nem olhei direito os jeans em geral. Calcinhas, sutiãs tem também, alguns reclamam de calcinhas, isso eu não posso falar muito que além de ser pessoal demais e variar muito, eu não comprei que já tinha comprado muito no Brasil, porém tinham umas bem bonitinhas e vestíveis, recomendo trazer um estoque de calcinhas a gosto mas de repente aqui também tem as que gostem, não tem só "caçolas". Sai da Penneys com 3 sacolas e 200 euros a menos na conta, econômico até, achei que ia para os 400 euros devido ao tamanho de coisa que tinha comprado, além do que falei também vinham echarpes, meias, casacões, então eu realmente esperava mais, sai feliz o/
Na rua da Penneys tem muitas coisas também, de frente tem a Forever 21, meu alvo da próxima vez, tem vestidinnhos fantásticos e jaquetas, e tem uma qualidade melhor que as da Penneys, do lado também tem a H&H onde é bom de comprar jeans e outros tipos de calças, dentre outras lojas boas. Também tem pessoas na rua tocando e fazendo suas artes, o cara da foto abaixo me chamou atenção pois além de ser liindo tocava muito bem. 

 Ainda passando pela rua, tinha uma mensagem a giz muito legal no chão que tive que fotografar para registrar, espero que de para ler :)

Por fim, tinham uns caras-macacos que foi o que me chamou mais atenção de tudo pois jurava que eram estátuas!!! Eles estavam paradões e realmente pareciam macacos, a maquiagem era muito bem feita, quando de repente se mecheram e perbemos que não, eles eram de verdade! Claro que tinha que parar e tirar uma fotinha não é? E eram super carinhosos, um deles me abraçou e tudo, realmente adorei.
Acabado o passeio teve um momento tenso, nos perdemos do meu amigo, tivemos que pegar um taxi e ir para a acomodação deixar minhas coisas, pois tinha o show do Roger Waters para ir logo depois. Então fomos correndo tirar dinheiro e ir no Burger King, aliás, fantástico o BK! Aqui você paga 2.79 e tem direito ao "baratissimo do dia" como é na Subway do Brasil, no dia era um whopler enorme, com um molho delicioso, adorei, o mesmo hamburguer no Brasil era uma fortuna, sai pensando que ia viver apenas de BK. Deixadas as compras em casa, corri pro show que já estava começando, cheguei meio atrasada mas é super tranquilo quando chega lá, o Aviva Stadium é ENORME, e eu vim descobrir que o meu lugar era em uma fileira sentada que era tipo, a segunda fileira, então dava para ver a panoramica do show todo sem cabeças gigantes na frente te incomodando, de forma que até curti ver o show sentado e bebendo Cidra da Stella Artoiss (cai fora da cerveja nesse dia que vai que fazia frio e tava sem nada para esquentar além da jaqueta). E aliás, que show fantástico, o som é alto e muuito bom, a qualidade é indescritivel, as músicas que já são ótimas era possível perceber cada instrumento e a mudança de nota, além da voz do Roger que aliás, está um "velhinho" muito charmoso! Dentre as partes mais fantásticas foi quando tocou Confortably Numb (vídeo tem no meu instagram para quem quiser checar), foi grandioso ouvir toda a plateia cantando, muitos se levantaram, muitos gritaram, muitos aplaudiram, foi lindo ver tanta gente em um lugar tão louca em um show. ALém disso, do nada apareceu o pig no ar (foto) do álbum do Pink Floyd e girou por toda a plateia até cair no pessoal que tava na pista e secar.

E claro, the fucking wall caindo no fim do show, o que além de ser altamente ;O o muro caindo, o Roger saindo e dando abertura para outro palco, no fim eu percebi que de fato o muro estava caindo! Tinham "tijolos" no chão do palco, achei fantástico que nunca ia imaginar que seria de verdade com tantos efeitos que existem hoje em dia, poderia ser apenas o "filme" na tela, nossa, foi épico, não há outras palavra para descrever esse momento final. O show todo na verdade é como se sentisse dentro dos "filmes" dos DVDs do Pink Floyd que passei anos vendo (sou péssima com nomes, não importa quão foda a banda seja, não me julguem ou me chamem de poser, pfvr).

Após show épico, hora de voltar para casa, encontrei com a minha amiga que também ia para o show mas ela ia pegar o metro e eu ia pegar um táxi, iamos para direções diferentes, então fui sozinha e mais confusão com táxi! Paguei uma fortuna por confundir os endereços! Disse Grifith College no lugar de Grifith Avenue, demorei horrores para chegar, paguei absurdos, estava sem internet, sem número no celular, realmente um horror, até que encontrei uma Irlandesa super simpática que me ajudou e viu no Maps o endereço correto. Tinha sacado um bom dinheiro e foi embora com táxis nesses dois dias, foi terrível. Mas, acontece com todo mundo quando se estar em uma cidade nova ;) Ah, falar em irlandeses, para encerrar o post, algumas curiosidades gerais da Irlanda que me perguntam muito:
Primeiro, não mentirei, o primeiro dia tu vai chegar e pode se chocar um pouco com o inglês, pois alguns irlandeses tem sotaque do capeta, encontrei uma mesmo que era um horror, mas em geral dá para entender normalmente, no segundo dia até mesmo os com inglês do capeta você consegue entender mais, no terceiro você ja está falando como eles, depois você volta ao normal. 
Segundo, cheguei aqui quando estava fazendo uns 16 graus mais ou menos, porém, devo dizer que acho o frio daqui gostoso, eu apenas coloquei a jaqueta que comprei no Brasil mesmo e sai. A mão que talvez as vezes pode sentir um pouco, eu senti no primeiro dia mas depois me acostumei, é rápido para se acostumar nesse aspecto. O clima de fato é muito louco, amanhece chovendo e depois faz um sol grandão, do nada chove de novo e por ai vai.
Acordei cedo no dia seguinte e corri para o aeroporto pegar o ônibus para Limerick, fui de bus Eireen e paguei 17 euros para isso, onibus confortável e com wi-fi, 2.5 hrs estava na minha cidade linda. Não tenho muito o que falar ainda, não parei para turistar e nem para tirar fotos, mas basicamente o centro não é muito diferente do de Dublin, o clima também não, é uma Dublin um pouco menor e a UL, bem, a UL é enorme. Fiquei  boqueaberta quando entrei na minha universidade, ela é linda e gigante e tem tudo dentro, é uma cidade praticamente. Amanhã tenho uma campus tour com o pessoal do international office onde poderei conhecer melhor e tirar umas fotos, ai posto para vocês tudo que tem nessa universidade maravilhosa (ok, não tudo, isso seria impossível, é realmente muita coisa).

See ya ;)

A Chegada

Após um Rock in Rio show de bola e um dia de descanso, era dia de embarcar, tinha feito o Check-in no site da KLM , meu voo era as 20:05 e ai primeiro engano, pensei ter visto 20:40 mas cheguei la as 18:30hrs então tudo tranquilo, exceto a moça que me confundiu muito dizendo que eu tinha que ir correndo como se o embarque fosse fechar logo. Grande pegadinha a dela, fui pro portão de embarque as 19horas e ainda fiquei esperando até 19:40hrs para eles abrirem, desorganizado nesse aspecto, ninguém nos informou nada, os atendentes foram muito estressados. Passando dessa triste parte, o avião da KLM é gigante, peguei um local perto da saida e do banheiro, um tempinho depois que sentamos e dao todos os avisos, a TV em frente a poltrona fica disponível para assistirmos/jogarmos várias coisas. Tem vários filmes e séries dos mais variados gêneros (as séries são um episódio apenas), além de música, muita música. Na poltrona também vem um travesseiro e um lençol e um pouco depois os comissários vem de oferecer uma bebida e depois comida. Como viajei no inicio da noite, perguntaram se queriamos escolher entre um frango no molho, com legumes, arroz, um bolinho de saia de limão, e mais uma série de coisas. (foto), pedi um vinho para acompanhar, para aqueles preocupados com o consumo de alcool no avião, o vinho tinha 12% de álcool, eu não percebi muita diferença no ar mas não aconselho tomar se não tiver acostumado, mesmo vale para outras bebidas.

O voo chegou pontualmente em Amsterdam ao meio dia, é lindo ver Ams de cima, os cataventos, rodovias, plantações, tudo, era um dia nublado mas dava para ver de boa de cima, além de uma praia meio sinistra, escura certamente devido ao frio, deu um pouco de medo porque o avião ficou bem rente ao mar. O aeroporto é GIGAAANTE, achei que fosse brincadeira do pessoal mas não é, é realmente muito grande. Tem zilhões de portões a cada lado do aeroporto, mas também muito organizado, ao menos para embarcar, não tem como se perder acho. Os atendentes  também super simpáticos, você não precisa fazer nada quando chegar se seu voo for de conexão, apenas veja na tela qual o gate do seu voo (tem varias telas em todo o aeroporto com toda a tabela com os voos), va para o seu portão, espere da o horário do embarque, eles vão olhar para você, pedir passaporte, vai passar por outro cara que também vai pedir o passaporte, o bilhete de embarque e fim. Ai vai uma foto da linda Amsterdam de cima :)



O voo para Dublin foi um pouco tenso, a Aer Lingus tem uma aeronave realmente pequena, talvez menor que TAM e Gol no Brasil, mas isso já era esperado, o que não era esperado era que a energia fosse cair minutos antes do voo, ai mas que medo que deu! Caiu duas vezes a energia, chamaram o eletricista, caiu de novo e depois o avião tava decolando(?) e com um barulho muito estranho, fiquei me imaginando naquelas noticias tensas do nada da Globo quando tem um acidente drástico de avião, até que apenas cansei e fui esperar pela morte dormindo. Após 1 hora e um tantinho, chegamos em Dublin, diferentemente de Ams, não tinha passagem bonitinha me aguardando, só tinha névoa e mais névoa, não consegui ver nada do topo, na real o avião pousou e me dei conta que tava no chão, apenas um pouco depois disso que consegui ver que era o aeroporto. Não olhei muito o aeroporto de Dublin, basicamente chegamos, somos direcionados já para a imigração, apresentamos a carta de concessão e da universidade (só me pediu a da universidade na real) ai eles carimbam o passaporte e te dão normalmente o período de 90 dias para retirar o visto GNIB. Pegar malas é igual ao brasil, sem mistérios, sai do portão de desembarque e estava o meu amigo me esperando. Como cheguei no fim de tarde. na verdade não deu tempo de fazer muito kkk fomos correndo pois conseguimos uma carona de volta para a acomodação, tomei um banho, troquei de roupa e corri para a night de Dublin! Porém, isso é assunto para o próximo post ;)

See ya,

domingo, 15 de setembro de 2013

Rock in Rio 2013

Há menos de 24hrs de enfim embarcar, hora do último post no Brasil, e nada mais justo que algo diferente para dar o tchau provisório a terrinha com chave de ouro. Ontem tive o prazer de ir ao Rock in Rio (RiR) ver duas bandas que gosto muito: Florence e Muse. Já falei anteriormente do desespero que foi para comprar os ingressos, e devo dizer que totalmente valeu a pena!
O evento esse ano foi super organizado, eu cheguei no Rio na sexta (13/09) e fui para o Hostel, no dia seguinte sai de casa por volta do meio dia e fiz o percurso um pouco longo do que o usual: peguei o õnibus da estácio para o aeroporto Santos Dumont, depois um frescão para o terminal Alvorada, dai peguei o onibus especial para o Rock in Rio, uma vez que era o que deixava mais próximo. Chegamos um pouco depois das 15horas, mas o frescão foi um verdadeiro turismo, passou por várias praias, super valeu a pena, e não tinha trânsito também, super tranquilo mesmo, até a fila gigante para comprar o Rio Card ia rápido, para quem não conhece a cidade ou ao menos não muito e não tem muito tempo de conhecer (eu), recomendo o percurso :)
Ao chegar lá, fomos recebidas ao som de Ordinary World com uma banda que tava tocando bem no início do espaço gigante fora da Cidade do Rock, passamos por váários seguranças e era tudo separado entre pessoas com mochila grande, pessoas com bolsa e pessoas sem nada, para evitar filas gigantes. No fim chega na bilheteria e é super simples, levei meu RG e entrei, tem uma série de objetos que não pode levar, incluindo papel higienico (?) e não pega rede 3g lá, rarissimas vezes pegou, a Oi ainda disponibiliza perto da roda gigante, o sinal fica aberto mas segundo o próprio atendente da Oi, só pega perto da roda gigante.
Entrada da cidade do Rock

Quando a gente chegou, não tinha muuuita gente também, o palco mundo tava quase vazio também, cheguei, fui atrás de comida, vi um pouco do tributo do Raul Seixas e depois fui fazer plantão no palco mundo esperando os shows antes que lotasse. Fiquei numa posição legal, não tava muito longe e tava na direção do meio do palco. Quando deu 18 horas, começou uma queima de fogos linda e um letreiro "Feliz Rock in Rio", bem ano novo *.*

Happy Rock in RIo

 O show do Capital Inicial abriu o palco mundo, foi massa, sempre bom ver o Capital, já tinha ido há um show deles e são sempre muito vibrantes. Foram um pouco pontuais e tocaram os melhores sucessos, entre eles, Natasha (suposta Natasha na foto abaixo).
Natasha
 Depois do Capital teve um intervalo de uns 20~30 minutos e o 30 seconds to mars entrou, eu não conheço muito a banda, mas honestamente as músicas mais lentas achei meio cansativas, mas as animadas eram boas. No fim o Jared foi no tirolesa e cantou Beautiful Liar (uma das únicas que sei) e outra no violão, foi legal. Enquanto ele ia pra lá também tiveram dois caras dando cambalhotas no palco, o que também foi legal.
Depois do 30 Seconds, chegou enfim a hora de Florence + the Machine, o palco é lindo, a Florence é linda, é tudo lindo, ela tava com um vestido azul grandão bem deusa grega (novidade) e começou cantando Only If For a Night, linda linda, depois ela se animou mais ainda e saiu com os gritinhos, pulinhos e giros que é uma das coisas que mais amo nela. Infelizmente passou super rápido, não deu tempo de cantar todas as músicas do setlist, ela não cantou Strangenes and Charm, já suspeitava disso mas er, música predileta (ok, uma das), a esperança é a última que morre.
Passado Florence, sem decepções, sem um arrependimento por esperar tanto para partir para a Irlanda, já estava mais que feliz. Mas então veio Muse, e eu não tenho palavras ~bonitas~ para descrever a qualidade do som deles sem ser: gente, que puta show do caralho sá porra de som! É eu sei, foi muito em apenas em uma única frase, não me julguem, mas era tudo MUITO ALTO, e a guitarra era muito foda, eu já tinha visto muitos shows do Muse no youtube e sabia que ia ser muito bom, mas a qualidade do som foi realmente surpreendente, nós fomos nos afastando do palco e ainda dava para ouvir espetacularmente bem, fechou com chave de ouro o dia.
Nós saimos nas últimas músicas, tentamos sair a primeira vez, mas então cantaram Starlight, o que é uma das minhas músicas prediletas e não dava para deixar para tras, mas depois saimos. Muitas pessoas tiveram o mesmo raciocínio porque ainda sim tinha muita gente já saindo para os õnibus, e inclusive, foi uma longa caminhada até conseguir sair, tinha MUITA gente mesmo, é incrível como lota depois, quando nós entramos não parecia tanto. O ônibus nos deixou no terminal Alvorada, de onde pegamos um ônibus para o Castelo, porque segundo o instrutor dos onibus era seguro e ia ter muita gente. DOCE ILUSÃO, deixamos de descer na Lapa que era super tranquilo para descer em um terminal esquisito e quase sem ninguém, foram breves minutos de terror, até que decidimos ir andando para a rua que tavam passando taxis, para sorte, só fizemos andar até o fim do quarterão da parada de ônibus que um táxi parou e nos salvou <3 No total no fim das contas o preço foi equivalente do que os 50 reais pagos pelo ônibus exclusivo do RiR, porém, se tivéssemos pego o metro ou o onibus direto para a Alvorada teria sido super econômico, gastariamos no máximo metade disso. Chegamos em casa por volta das 3 da manhã mortos, meu corpo ta todo dolorido até agora, mas super valeu a pena, Florence e Muse eram exatamente o que imaginava e mais um pouco, não posso nem comparar os dois porque foram duas sensações completamente diferentes, dois estilos diferentes, tudo muito diferente, são duas bandas realmente muito boas, muito fodas     e não haveria outra forma de dar tchau a esse país esse país maravilhoso que passarei um bom tempo sem ver.
O meu embarque é amanhã a noite, tenho que checar as últimas coisas já que tirei algumas coisas da bagagem de mão para não esquecer exatamente nada. Wish me luck and see ya in Europe ;)
  

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

8 horas e alguns minutinhos....:)

Então, são 03:33 am e acabei de arrumar minha bagagem há algumas horas, devo dizer que estou levando uma única mala de ida, super controlada com as coisas para levar, mas já percebo que arranjarei problemas na volta! Quando se considera o ano que vai passar fora e o que trazer de volta ai tu saca que o bixo vai pegar, eu mesmo tenho pouquíssimas roupas mas as poucas já ocuparam um bom espaço da mala. Daí como sei o perigo que é esse caos chamado mala agora que to sentindo na pele vou falar um pouco sobre para vocês.

Por onde começar então? Primeiro digo que passei dias, semanas, sei lá quanto tempo, pensando no que precisava e fazendo mil listas no wunderlist do que precisava, isso super facilitou minha vida pois já sabia o que jogar na mala, faltava só criar uma lista final com tudo que estava dentro para ter controle do que levou e fim :) Parece fácil não é? Mas não, e se você tem muita roupa deve ser triste. Entretanto, na hora de separar as roupas, por mais que tenha muito, tenha noção que lá fora tem roupa barata e boa então o retorno será dobrado, se possível leve apenas o necessário.
E o que comprar aqui? de novo, não muito, você vai achar muita coisa lá.. eu comprei aqui três calças (porque realmente tava sem), uma jaqueta para ir, umas 3 blusas a mais que não resisti (consumismo) 
, roupa íntima (super recomendo olhar antes se o que você gosta de usar tem lá) e só, quando chegar correrei para as lojas empobrecer :)
Para quem nunca arrumou mala na vida... eu sempre coloco os jeans primeiro, no fundo além das calças vão o que você menos usa, no topo aquelas coisas que tem probabilidade de usar em uma emergência, no bolso de fora o que tiver de roupa íntima. Você pode levar qualquer coisa na mala desde que não seja arma, a inclusive vai com umas comidas da terrinha que não abro mão,  confesso que com esta não tive muito trabalho, o trabalho mesmo foi a bagagem de mão! Noh, demorei horas nisso, primeiro para caber, estou levando uma mochila de notebook e é bizarro o tanto de coisa que você olha e ve que é necessário, principalmente se o seu voo assim como o meu não é direto, isso é, você ainda vai para outro local passar uns dias e tem que acrescentar mais coisa na mochila. Gente, foi a noite vendo coisas e mais coisas sem fim, meu wunderlist não me aguenta mais! Coloquei um jeans extra, umas três camisetas, 2 shorts, bikini, a jaqueta, e algumas camisas de frio para fazer camadas até ai ok, ai veio os produtos de higiene pessoal... Olha, nunca apareceram tanta coisa para botar, minha sacola transparente do nada veio mil coisas dentro, para as meninas vai a lista das coisas:
  1. Escova de dente
  2. Escova de cabelo
  3. hidratante de pele
  4. produtos para espinha 
  5. esfoliante corporal e de rosto
  6. toca de banho
  7. esponja corporal
  8. leite de rosas
  9. alcool gel
  10. talco (aconselho mesmo que não use aqui, frio abafado e panz)
  11. fixador de cabelo
  12. Desodorante
  13. Sabonete
  14. Sabonete líquido
  15. prestobarba
  16. Enxaguante bucal
  17. perfumes
Parece pouco mas acredite, minha sacola tá cheeeia. Desgraça, e lembrem-se também de consultar como é na sua companhia, na minha, a KLM permite levar 1L na bagagem de mão, sendo distribuidos em pacotes de 100ml cada, mas isso varia de cia. para cia então é bom verificar.
Uma vez que você decidiu todas as coisinhas necessárias de intimo que se possa imaginar por um ano (tem mais além disso, porém na propria bagagem), é bom contar com todos os remédios também, eu não uso muito remédio, por desencargo de consciencia estou levando paracetamol, dramin (para enjoos no avião), colírio e benegripe, mas muita gente leva muita coisa de remédio, a necessidade de receita média e tal também varia de companhia para companhia, na KLM não conferem.
Feito isso, o mais importante.... os documentos, eu estou levando duas escacelas, uma com todos os documentos de eletrõnicos possíveis, todos os documentos do meu notebook que comprei agora, todos os documentos do celular, todos os documentos da cãmera, além de diversão, como os meus dois ingressos. Em uma outra escacela eu botei os documentos para imigração, recomendo fazer isso para não perder tempo quando chegar lá, contando com nervosismo, primeira vez com inglês e tudo o mais, qanto maior a praticidade melhor. Então, o que estou levando? Documento de seguro de saúde para garantir que a universidade que vai ser responsável por isso, carta da UL com as datas, carta de concessão da Capes com todo o dinheiro dado em inglês e em português, passaporte, vou imprimir ainda o check-in, histórico e umas coisas mais remotas, mas para imigração isso basta.
Alguns lembretes finais: antes de viajar retire todos os certificados de quitação eleitoral, federal e estadual (já falei deles), faça procuração. check-in 48 hrs antes do voo, vacinas em dia de acordo com o seu país, se possivel tire o cartão internacional de vacina (não deu tempo), médicos que tiver de ir, etc. 
Agora vou dormir que ninguém é de ferro, em algumas horinhas estarei embarcando para o RJ, me perder e me despedir dessa cidade maravilhosa também, então preciso ter bastante energia se não fim do dia já to pra lá de morta. No próximo torent falarei dos pepinos de viagem que deram ;)