Dando continuação a série de posts falando da universidade e do que aprendi em um ano na Irlanda (para quem perdeu o primeiro post está aqui). Neste falarei sobre a Universidade em si e que chamarei aqui informalmente de "UL".
A Universidade é enorme e verde, muito verde! Foi eleita uma das mais verdes da Europa e não é para menos! A Universidade conta com vários caminhos e trilhas que inclusive resulta em crianças com suas bicicletas, patins e afins, cachorro passeando com dono, passeios em família em geral, muita gente correndo fazendo cooper (muitas mesmo!) e por ai vai... A UL é não apenas um lar para estudantes, é point diário para muita gente também nesse sentido.
O Campus assim é grande e concentrado em uma única sede, tendo vários prédios de aula dependendo da área (Sports Science, Engineering Building, etc), mas também tem prédios gerais, onde ocorrem aulas de vários cursos (maioria inclusive), como o Main Building, um prédio enorme que por dentro pode ser fácil fácil confundido com Hogwarts, com alguns corredores tenebrosos, paredes de concreto e o principal: andares descontínuos. Isso significa que tem alguns lugares no prédio que você pode tentar subir para ter acesso ao andar superior e simplesmente não vai ter porque não existe essa conexão e vai acabar se perdendo. Mas ele é até bonitinho e tem uma estátua na frente dele chamado "Brown Thomas", e apesar de parecer meio sinistro pela descrição são apenas alguns trechos dele, outros são bonitos, com quadros na parede e tudo o mais.
Em frente ao main tem a biblioteca que é bem grandinha também e bonita, tem vários andares e é super organizada, não sei como isso acontece mas todos os livros sempre estão de fato na mesma ordem, nem invertidos nem nada, sempre exatamente na mesma ordem. Além disso, no andar "solo" tem uma parte muito legal com coisas antigas e de época, tais como essa aqui
Para o lado da biblioteca também tem uma pedra com o nome "University of Limerick" marcando a entrada "oficial", sabe aquela foto do post anterior que estou sentadinha? Então, essa pedra ai... E atrás ela também tem os seguintes dizeres
Seguindo o caminho oposto ao da pedra (aonde tem a plaquinha na foto), você acabará no Stables.. o pub da universidade que você pode ir tomar aquela Guiness quando der, ou fazer um lanche, almoçar e ir dançar nas sextas a noite com as chamadas TGIF (Thanks God It´s Friday), ou até mesmo um karaoke night nas quartas. O Stables é essa coisa fofa aqui
Junto do Stables tem outro pub chamado Scholars, onde pode-se também ir beber e conversar, mas o Scholars também é usado para encontros de clubs e societies, nas quartas tem noite gaélica (tem uma harpa nessa noite gente, tocando para você) e hora e meia tem coisas diferentes como show de comédia, halloween, noite de anime e até desfile de travesti (morri de rir nesse, foi muito bom).
Continuando a nossa tour e falando um pouco sobre os prédios, quem é de computação além do Main, tem o Engineering e o Schuman, além do próprio prédio de CS. Esse aqui é o Schuman e fica em frente ao main
E o Engineering fica mais ou menos perto
Pelo Engineering tem uma escadinha e um outro prédio chamado Foundation Building, é nele que tem o teatro da universidade e hora e meia vem apresentações famosinhas até (e caras $$$). O prédio é muito bonito internamente tendo várias pinturas nas paredes.
Seja saindo pelas escadinhas do Engineering ou pela saida do Foundation, o caminho é o mesmo... uma fonte e um caminho bonitinho que vai em direção as acomodações da universidade
Seguindo este caminho temos três acomodações: Domroe, Thomond e Cappavilla (nessa ordem). O primeiro ponto é a Domroe, é um pouco mais simples que as outras duas mas externamente até aconchegante
O Thomond foi onde morei por quase o intercâmbio inteiro, ele é marcado por uma ponte grandinha e a melhor vista do campus (cof cof).
Esse prédio ai na primeira foto, exatamente esse, era o que eu morava. Ele é lindo e sinceramente melhor que minha própria casa haha Minha casa tinha 6 quartos individuais e suite, uma sala nada mal também e uma cozinha bem equipada até, tinha tudo que precisávamos para o básico do dia a dia, só se quisesse mais coisas específicas como liquidificador, microondas (alguns vem com microondas ainda), panela para pudim, etc, mas o básico tinha. O quarto é super espaçoso, a cama é de casal e bem confortável e o melhor de tudo na minha opinião é a escrivaninha, é um móvel bem grande que para ter noção do espaço eu usava dois laptops, um caderno e ainda alguns livros para ocupá-la toda. Além dela tinha a própria prateleira de livros e o closet. Uma coisa que me chamou atenção no início foi ver como eles pensaram bem nas necessidades básicas aqui, tem uma luminária bem no topo da cama que você liga e desliga só esticando o seu bracinho, dando assim para ler sem problemas que a luz fica no angulo bem do seu rosto. Também tem a escrivaninha (inha mesmo que é bem pequena) do lado e duas tomadas também do lado. Na escrivaninha também tem uma luminária própria para ficar bem em cima dos livros caso você queira luz só para estudar e se concentrar melhor, além claro da luz principal. Achei isso super bacana, torna as coisas mais confortáveis e bem estruturadas, além de ser bonitinho também, ele é todo bem pintadinho e a parede da cabeceira tem uma cor que varia de quarto em quarto (a minha era laranjinha). O banheiro por outro lado não é bem grande e inclusive dependendo do apartamento ele parece ter um box bem pequeno, mas é bacana, o box é de vidro para facilitar a vida faxinando e um espelho também. Falar em espelho no closet tem um espelho de corpo inteiro maravilhoso! Além disso, a vista do próprio Thomond também não é nada mal... Aqui na Irlanda o céu faz cores bizarramente bonitas quando está nascendo ou se pondo e ter uma visão dessas da sacada da casa ou no próprio quarto alivia a alma em todos os níveis de estresse!
Ok, chega de descrever o Thomond, já entendemos que ele é lindo e um lar para a vida inteira, mas saindo a gente vai em direção ao Cappa, que faz parte da parte mais nova da universidade, toda ela inclusive, não só o cappa. O primeiro ponto é o pavillion, o restaurante bem bonitinho que tem pertencente a sports.
O sunset no Pavillion é bem bonito quase como o da ponte da Thomond, para esse lado também tem a orquestra (que hora e meia fica tocando sem parar o dia todo), o prédio de música (que é um dos mais bonitos na minha opinião) e o prédio de medicina
Ah sim, o Cappa também tem uma ponte grandinha como a do Thomond! Ela é chamada de Living Bridge porque bem... ela oscila bastante! Principalmente se passa muita gente ou bicicleta, mas é super bonita a noite devo admitir!
Como falei da vista da ponte do Thomond, devo dizer que a vista da ponte do Cappa também apresenta um belo sunset que tem um ângulo diferente do da Thomond justo porque é no ângulo oposto (dá pra ver o Thomond inclusive da ponte), então consegue-se pegar mais o sol se pondo de lá.
Falando um pouco sobre o Cappa ele é bem parecido com o Thomond internamente só que com melhorias por ser mais novo. O quarto é praticamente o mesmo, segue o mesmo padrão do que disse, salvo pelo banheiro que dependendo do quarto que pegue é bem mais espaçoso! O aquecedor também é bem mais potente, tanto o do quarto tanto o da cozinha, e conseguiram deixar a cozinha no padrão que já tinha em alguns apartamentos do Thomond, mas não a maioria, o que aumenta o espaço da sala e da cozinha, além da cozinha ter móveis mais novos e bonitos também. Mas esteticamente, seguem o mesmo modelo, achei os dois super bacanas de se viver a seu modo.
Para encerrar o tour, como disse a universidade tem diversas trilhas, no Thomond logo embaixo da ponte tem duas principais: uma que acaba no centro da cidade e outra que vai em direção a UL Arena, a arena de esportes que só de entrar já dá vontade de ir correr, ou de ir para a piscina com o cheiro de cloro que vem quando entra, ou de ir para a academia com equipamentos novos e modernos, além da área externa do campo. Existem diversas atividades na Arena, de lá tem várias camisas e assinaturas de atletas que passaram pela UL e são renomados mundialmente, existem camisas de todos os lados do mundo e um corredor africano inclusive é conhecido por ser da UL. A piscina é a maior de toda a Irlanda e em padrão olímpico e por ser a cidade mais "esportista" da Irlanda, eles oferecem uma grande variedade de atividades, para as fitness existe body pump, spinning, aeróbica, yoga e ainda outras atividades a cada dia da semana e for free em alguns horários. Além claro de tênis, volei, handball, badminton, basket (o time deles também é bem conhecido) e muitos, muitos outros, a lista é enorme e vai até surf, kaiak e band jumping! É, acho que vale a pena passar um tempinho da vida nesse lugar que para mim define a própria cidade de Limerick, eu sinceramente mal saia desse Campus que já me ofereceu tudo que podia oferecer como cidade, foram imensamente prazerosas todas as noites e dias passados aqui e não será fácil dizer adeus. Aos que estão vindo aproveitem esse Campus maravilhoso que acreditem, vai chegar o fim e capaz de não descobrirem tudo que existe nele, tem até uma mini "praia" que apeans vim descobrir no final, uma torre, píer e outras coisas naturais que você só descobre indo nas trilhas ooou, dando uma fuçada no meu Flickr que advinha, enfim tem fotinhas novas! :-)
0 comentários:
Postar um comentário