quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Férias!

 Gente, voltei! E o título da postagem já diz tudo, gente, mas que "carrego" foram esses últimos meses, nossa senhora, muito bom parar para respirar finalmente. Enfim, devido ao meu sumiço por aqui, acho nada mais justo do que um post falando do sufoco e das dificuldades que passei ultimamente para vocês entenderem minha ausência e irem se preparando.
 Esta semana acabaram minhas provas, aqui na UL nós temos que pegar cinco módulos quaisquer que estejam disponíveis, no meu caso foram todos módulos da engenharia mas de diferentes departamentos (control engineering, non-linear control, instrumentation and control, intelligent systems e software engineering), mas boa parte do pessoal pega quatro módulos da área e um extra de inglês, alguns também pegaram mais módulos de linguas (espanhol, frances, etc). Seja quais módulos que peguem, não vão pensando que intercambio é totalmente moleza, até mesmo os módulos de línguas podem dar um tanto de trabalho... Dependendo do professor podem vir incansáveis assigments para fazer durante o semestre e isso cansa muito! A vantagem é que tendo isso durante todo o semestre, no fim nas suas provas elas tendem a ser mais relaxantes, ter uma menor porcentagem de pontos na média ou até mesmo não existirem. E o que são assigments? Ah, podem ser redações, relatorios, atividades de campo, os mais variados, alguns até tem uma estrutura meio de TCC.  
 É, não é moleza, já viram não é? No meu caso eu tinha laboratórios toda semana, relatórios sobre esses laboratórios e todas as minhas disciplinas cobraram um projeto de fim de semestre, porém, nenhum deles valendo uma grande porcentagem e é ai que morou o medo: minhas provas valiam cerca de 90/80% da nota total e é uma única prova! Olha, eu acho isso pavoroso! No Brasil eu tinha três provas de cada disciplina e isso honestamente salvava minha pele, eu poderia não me dar bem em uma e depois virar noites estudando para a segunda prova e recuperar o estrago, pois é, isso não existe aqui e as provas tem TODO o conteúdo, imaginem ter que saber tudo que tem em um livro... Estados de arte, proposições, teoremas, equações, sim, absolutamente tudo, gente, não é fácil, então nesses meses estive bem ocupada tentando estudar regularmente para não acumular muito e não estar muito ferrada para a semana das provas. 
 Compensa? Olha, compensa, as duas últimas provas que fiz foram bem mais tranquilas de estudar até porque eu tenho muitos problemas em decorar e isso as vezes é necessário, mas algumas vezes isso também tem um limite, algumas disciplinas eu realmente me ferrei ao ponto de olhar para a prova, saber resolver mas não lembrar das equações que devia utilizar, mas em geral isso seria bem pior se já não tivesse passado o semestre dando umas estudadas aqui e ali no lugar de apenas viajar e festejar.
 Então é, essa foi uma das dificuldades do semestre, manter tudo mais ou menos em ordem para evitar o estrago da última semana, mas e como é essa semana? Basicamente nós temos uma semana sem aula, chamada de 'reading week', muitas pessoas aproveitam essa semana para viajar ou para por tudo em dia, alguns professores também deixam projetos e assigments para entregar/apresentar nesta semana.    Nas outras duas semanas após a reading week são as provas que a data varia de disciplina a disciplina, essa semana inicia-se em um sábado (sim, sabado!) e podem ser em diferentes prédios da UL, isso também é um problema porque algumas provas são em salas ENORMES, com filas imensas, inúmeros fiscais e um que fica na porta da sala te pedindo o cartão de identificação. É aquela coisa super vestibular sabe? Pura adrenalina e nervosismo, então isso também mexe com você na hora da prova, alguns passam meio mal antes, eu fico com o coração na boca! Para terem uma noção... eis uma foto de um dos locais que fiz a prova e olhe que eu ainda tava "perto" do início da sala, tinha um fundo enorme ainda por tras
  Fora que, no caso desta sala em específico, fiscais passavam por mim dos dois lados da cadeira frequentemente e o piso era de madeira, então que barulheira infernal que fazia! Mas isso no caso foi apenas nessa sala, mas o resto da descrição se aplicam a todas as provas que fiz e que alguns amigos fizeram fora da UL também.
  Agora, e antes dessa semana do horror? Quais as dificuldades? A primeira dificuldade aqui que vocês irão descobrir chama-se SONO. Isso é uma coisa que atinge todos os estudantes e alguns com mais intensidade que outros, então se você gosta de dormir, já sabe que vai ter uma longa jornada contra o sono. Isso me atrapalhou MUITO durante o semestre, tive uma fase que só queria dormir e era um sono sem fim... Acordava tarde, almoçava, tirava a soneca depois do almoço, acordava estudava um pouco, dormia novamente... Sim, sem exageros, era desse jeito ai! Depois veio a fase insonia onde eu dormia de manhã e mesmo não dormindo mais durante o dia não conseguia dormir de madrugada e essa é mais ou menos a minha fase atual inclusive, o que é até melhor que a fase anterior, nesse caso ainda dá para acordar e passar um bom tempo sem dormir, mas é uma dificuldade enorme. Com isso muitos perderam aula, viagens, compromissos, estudos e tudo o mais. Eu perdi altos pontos de presença (algumas disciplinas consideram parte da porcentagem da sua média a presença nas aulas) e muitas outras coisas, foi complicado ter resistencia para estudar, é uma coisa que você parece que está doente e com um tempo pode até piorar levando em conta que do outono para o inverno aqui amanhece as 8 da manhã e suas aulas são as 9hrs, para mim isso seria como acordar as 5am no Brasil.
  Essa de antemão digo que foi a maior dificuldade que tive, algumas vezes tive problemas com gripes que foram mais violentas e para as meninas, problemas de tpm também, eu ao menos fico muito nervosa em datas importantes (IELTS, primeira vez de provas tensas como as daqui, etc), então eu tendo a ter cólicas, enjoos, as vezes até febre, e nunca sinto nada disso. 
 Além disso, tive um grande problema com consumismo, se você está vindo com grana contada tudo bem, mas se você vem com uma bolsa como a do CSF, muito cuidado! Aqui tem muita coisa barata e isso é uma tentação pura, aqui uma loja muito boa com 10% de desconto por exemplo é uma boa diferença, então isso é um problema dos grandes! No meu caso, me segurei até a Black Friday, quando teve isso, olha gente, nunca fui tao consumista na vida, é a da data que as lojas aqui começam a abrir descontos de Natal, para as meninas eu fui na MAC e comprei batons, comprei tudo que se possa imaginar de mil makes de marca (Nº7, benefit, dior, etc), comprei um perfume Dolce&Gabana e um Miss Dior, comprei sobretudos, foi uma verdadeira farra e falencia! Quando parei para olhar minha conta me assustei! Todos os meus planos economicos foram pelo buraco a baixo, mas a gente, europa é uma vez na vida e esses produtos são bem mais caros no Brasil (farei um post para as meninas falando sobre tudo que comprei). Para todos em geral, comprei uma câmera nova muito boa profissional e uma lente extra muito boa pelo preço de comprar apenas a câmera e olhe lá.
  Por fim, um problema muito grande para quem gosta de ter controle do que sente (como eu!), TUDO aumenta aqui, tudo o que você sente é infinitamente maior, eu por exemplo fiquei muito mais sensível, muito mais ciumenta e possessiva (leonina, bjs), mas também muito mais carinhosa e o que para mim é o pior de tudo: fiquei com oscilações de humor terrííííveis, eu ao menos me considero uma pessoa bem feliz e muitas vezes me considero até apática, porque eu não consigo expressar muita ira com ninguém, ou estresse, ou nada, sou apenas feliz e raramente deixo transparecer muito meus problemas... É, isso aqui não existe muito, é muito fácil de se estressar e fechar a cara e ficar algo muito visível, você fica realmente com oscilações de humor gigantes e isso não é nada bom, mas acostuma-se também.
 Bom pessoal, já escrevi demais, espero que tenha ajudado a falar um pouco sobre as dificuldades que tive nesses meses de intercâmbio, essas ao menos foram as coisas mais difíceis que passei, espero que tenha ajudado um pouco nos medos que algumas pessoas podem pensar em ter antes de viajar.

sábado, 9 de novembro de 2013

Dublin Castle

Eai pessoal, semana passada foi dia de ser da realeza! Então claro não ia deixar passar em branco e narrar a experiencia não é?
Acontece que boa parte dos estudantes do edital "normal" (aquele que não tem os reoptantes - pessoal que migrou do edital de Portugal para o da Irlanda) foram convidados para ir para Dublin em trajes "finos" para um encontro com o ministro da educação da Irlanda.  
Não sei como foi com as outras universidades, mas a UL nos levou e fomos com as duas representantes daqui, a Emmeline do international office que resolve todos os pepinos daqui, e a Michele, que é brasileira e nos auxilia muito, temos encontro com ela toda semana para saber como andam as coisas aqui e devo dizer que a UL foi super cuidadosa conosco! Chegamos no ônibus e nos deram uma sacola com kit de sobrevivencia de comida (água, uma fruta, sanduiche com baguete e um muffin) e a Michele ainda deu uma boa bagunçada conosco, além de um crachá que recebemos bem bonitinho.
Nós fomos os primeiros a chegar praticamente e curiosamente estavamos todos combinando! Os meninos maioria estavam de terno com camisa ou gravata roxa e as meninas em sua maioria de branco. Coincidentemente ou não, roxo é a cor da UL então fizemos um padrão legal... Aqui tenho que falar também de certa forma da roupa do resto do pessoal, digo... não sei as demais universidades mas nós recebemos um email falando que não precisava ser traje a rigor (vestido longo e blábláblá), mas que fosse arrumado e tudo o mais, não usasse jeans e outra série de recomendações. Dai chegamos lá e hora e meia nos deparavamos com pessoas bem desarrumadinhas, de hoodie (casaco canguru), tenis adidas bem sujão e por ai vai... Olha, não é por nada não, mas o Dublin Castle é um lugar que ninguém entra, foi um evento bem importante, tá bom que não precisava ir de terno, mas alguns estavam como vão para a universidade, ai não né gente? Eu ao menos fui assim...


Ah, tenho que abrir um espaço para o tempo também... quando acordei a UL estava em um estado altamente Silent Hill! Estava fazendo 1ºC aqui, acordei com a janela totalmente cinza, saimos andando pela ponte naquele cenário de filme do caos, bonito e assustador ao mesmo tempo... chegando em Dublin a temperatura já estava um pouco mais alta (por volta dos 6ºC), o que trouxe um belo de um sol, mas curiosamente tava mais frio! Eu ao menos com minhas pernas cobertas senti um pouquinho de frio.
Chegando lá recebemos um botton também com as bandeiras da Irlanda e do Brasil unidas, bem assim:

Devo dizer que me senti bem executiva com esse crachá e o botton haha (não sei bem se o nome é botton, perdoem-me se não for), minha mãe ao menos sempre vai para os congressos dela com uns bottons assim então fiquei me achando a executiva. 
Logo ao entrar lá nos deparávamos com um Open Bar, com refrigerantes, água, vinho, cerveja e não sei mais o que tinha. Fiquei bem triste ai por não poder tomar nada, minha garganta estava um horror no dia (o que extendeu por mais praticamente uma semana de terror de gripe), então sofri e fiquei apenas no refrigerante. Tinham alguns petiscos bem gostosos também na parte onde seria o evento mesmo, que era basicamente um grande salão com algo tipo um balco e uma pequena pista de dança. Confesso que fiquei surpresa com o local pois imaginei algo meio um auditório gigante, mas no fim entendi o porque.
O evento em si demorou bastante para começar, então ficamos por lá basicamente comendo e bebendo por algumas horas até começar uma breve palestra de boas vindas, além do ministro o evento contou também com o presidente da Irlanda, o embaixador brasileiro que está na Irlanda e uma moça que não lembro exatamente a função, terminadas as palestras vieram as partes divertidas! Nos deram um tubo de plástico que fazia diferentes notas musicais, entrou um grupo de irish dancing que animou todos, todos fizeram um circulo e dançaram na pista de dança, foi um momento muito legal tipicamente irlandes! Bem como imaginei que seria quando cheguei aqui, simplesmente fantástico... Pena não poder mostrar para vocês o vídeo que gravaram.  
Lá pelas 6 horas era hora de dar adeus as danças irlandesas e retornar para casa, outro fator muito importante desse dia foi que reuniu bolsistas do programa de toda a Irlanda, então encontrei pessoas que falei muito pelo facebook antes de vir mas que nunca tinha visto... pessoas que acabei amiga mas não vejo com tanta frequencia por não estarem em Limerick, e principalmente, conterraneos que não vejo desde que viajei! Algumas fotos vão ai embaixo.

Entrada 

Conterraneos


amigos UL

As duas melhores companhias daqui

Saida do castelo


Por fim, a Emmeline nos avisou que infelizmente não conseguiu reservar um jantar para nós em Dublin mas que ia nos levar no Pavillion, um restaurante bem fino que fica na UL. Mais uma vez, UL nos surpreendendo com o cuidado que tem conosco. Mas então chegamos no Paviliion e descobrimos que foram mais cuidadosos ainda! Não pude tirar foto, mas basicamente o Pavillion em si já é muito chique, mas imaginamos que chegariamos lá, pediriamos uma sobremesa ou algo assim e fim... Que nada! Nos levaram para uma sala especial, com mesas redondas, taças, talheres finos e um buffet especial feito para nós! Com salmão ao molho branco ou frango (a sua escolha), legumes e claro, o que não podia faltar, batatas! Fechando o dia de fato com chave de ouro como só a UL sabe fazer. 

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Cork

Após algumas horas de aventura no Blarney's Castle, era hora de enfim seguir viagem para Cork, que ficava há alguns minutinhos a mais apenas. Olha... isso é muito pessoal mas achei a cidade encantadora, você entra e na real não parece ter nada demais narrando, mas eu achei linda. Eis algumas fotos da primeira vista quando se chega em Cork.







A caminhada pelo canal (primeiras fotos) é uma das coisas mais bonitas da cidade, da um ar muito tranquilo caminhar por ali, porém, tava CALOR! É estranho falar de calor na Europa, mas acreditem, não desejem o calor de 18 graus daqui, você olha e pensa que é frio, mas faz tanto calor quanto os 30 graus do Brasil (40 ja é demais), eu atravessei a cidade andando nesse dia e nossa, QUE CALOR! Cheguei morta de cansada e suada, horrivel. Porém, a vista também fica muito mais encantadora, é só tirar todas as echarpes, jaquetas e afins que tiver e investir em uma tshirt se não morre.
Calor a parte, chegamos um pouco depois das 12 então a fome tava grande e não era de McDonnalds! Caçamos um restaurante que pudesse ser bom e barato (mesmo que no mapa tivessem apenas 92142141 McDonnalds) e ai encontramos um que era super chique, mas que você pagava 10 euros e tinha direito a uma refeição completa: entrada, almoço, sobremesa. Curti muito ali, ficamos em uma mesa de frente para uma lareira, era bem legal e a comida mais ainda! Eu não aguentei comer de tanta coisa que tinha! Torradinhas vieram com salada e patê, depois o almoço nooossa, tenho que mostrar a vocês a foto do almoço porque enfim foi o dia que pude comer carne! Apos semanas na Irlanda consegui comer carne! E parecia como as do Brasil! Nossa, sério, chorei.

Minha gente, eu sou muito carnivora, vocês nao tem noção da minha felicidade comendo essa carne, há semanas que só como frango e nuggets porque carne em geral é muito caro aqui, me senti no céu. Depois ainda tinha sobremesa mas não aguentei comer.
Sai rolando do restaurante e a proxima parada era a cadeira. Sim, você ouviu bem, a cadeira ou prisão se preferir. Ficava bem longinha de onde fomos comer, caminhamos por uns 30 minutos acho, mas valeu a pena. Confesso que fui o caminho refletindo porque iriamos a cadeira, e eis então que percebi porque.

Essa é a entrada da cadeia e é mais linda ainda por dentro, na real é praticamente um museu narrando toda a história da prisão e toda a rotina dos presos que mesmo em um lugar lindo como esse, conseguia ser tenebroso. Tinham varios bonequinhos de manteiga (:?) pela prisão, como o general abaixo.

Além disso também tinham as celas com camas e uma delas tão sinistra que não tive coragem de tirar foto, parecia algo de terror! Mas basicamente era uma cela fechada (as outras ainda tinham uma janela aberta e tal), com uma cama, e uma boneca deitada la dormindo da forma mais real possivel! Foi sinistro, nossa, parecia uma pessoa de verdade ali, dava realmente para sentir o clima hostil do lugar, mesmo sendo lindo por dentro. Para não assustar, ai vai uma foto do corredor bonitinho, as portas das laterais eram todas celas.



Além das celas, guardas, comandantes e tudo o mais, no andar de cima tinham algumas coisas como maquetes, cafe da manha deles, a rotina e até um "cineminha" que contava um pouco a história.


No fim tive que sair correndo de la por conta do horário do onibus, tivemos apenas 4 horas para andar por Cork, com medo peguei um taxi mas ainda fiquei um bom tempo la esperando, andando pela fonte (uma das primeiras fotos), o que foi a coisa mais relaxante da vida, fora um carinha tocando divinamente na rua Deep Purple ao lado de um bar que ficava na calçadinha com umas cadeiras bem naquele estilo boemio/francês. Cheguei no onibus morta e capotei até chegar na UL (ok, mentira, eu cheguei e dormi até o dia seguinte), mas foi um passeio muito legal e espero poder ir novamente em Cork para um fim de semana para dessa vez sim explorar a cidade e fazer um post caprichado que essa cidade merece ;D Para encerrar... A ultima coisa que vi antes de adormecer no onibus.

See ya ;D




Blarney's Castle

Nossa, quanto tempo que nao paro aqui! Desculpem pessoal, aqui esta realmente horrivel de conciliar o tempo por motivos que direi no proximo post, ate tive que desistir de ir para Londres mesmo ja tendo marcado passagem e tudo o mais! Pois eh, as vezes ate mesmo em uma terra maravilhosa como essa temos nossos problemas.
Problemas a parte, vim aqui falar um pouco sobre uma cidade que fui passar o dia, mas devia ter passado o fim de semana no minimo! Cork eh a segunda maior cidade da Irlanda e fica ha mais ou menos duas horas de Limerick, eh engraçado porque Limerick eh a terceira maior mas sao duas cidades muito diferentes, a diferença eh perceptivel logo ao chegar.
Mas entao, o Student Union da UL sempre organiza algumas viagens por aqui, assim que cheguei comprei o de Cork (esgota rapido). Primeiro tenho que dizer os altos momentos de sufoco que passei, como leiga na UL, so consegui fazer o email da universidade um dia desses, porem o Student Union avisa todas as coisas de viagens por la, dai chegou no dia, acordei cedinho, me troquei e tal passei na frente de onde seria supostamente o encontro e... NINGUEM. Subi para outro lugar onde supostamente devia ser e de novo... NINGUEM. O unico amigo que eu sabia que iria para a viagem estava dormindo ainda e ai pensei... ferrou, nao sei aonde eh, vou perder a viagem e blablabla, breve choro de 10 euros perdidos eai volto conformada para casa quando de repente... pessoas surgem e migram para o lugar onde fui no inicio e pah! Um onibus! Nossa, que alivio, acontece que a viagem era apenas 30 min depois do horario que tinha chegado mas nossa, que desespero que fiquei, juro como pensei que tinham ido sem mim!
Parei para relaxar no onibus e um tempinho depois veio a primeira parada. O Blarney Castle, na entrada parece um lugar comum, vejam so na foto abaixo!

Entrada do Blarney
Dai tu entra, ve um laguinho legal, uma ponte, o inicio de um castelo...

Bonitinho ne? Mas dai tu chega no castelo da foto e ver o que? Uma gruta! Nossa gente, a gruta para mim ja pagava o passeio! Me senti tao em Game of Thrones! 


E claro que fui da uma olhadinha la dentro para espiar melhor ne? Primeiro que tu entra e eh super pequeno, dai ja da aquele clima de andar agachado, segurando nas roxas... seguindo o pouco de luz... ate uma parte que vc realmente tem que sair totalmente abaixado tatiando pelas pedras e torcer para nao ser tao desastrado quanto eu! Porque ah meu bem, ai eh so lama e se nao acredita... eis mais fotinhas para comprovar:

Percebem o estado do joelho ? Pois eh, a bolsinha da camera tambem tava um desastre, a parte de tras da calca tambem e era tudo bem escurao, na foto nao percebe por conta do flash da camera. Alem disso, todas as rochas desse percurso eram exatamente desse tamanho ai, nao dava para levantar mais que isso, me senti realmente uma aventureira! E para aqueles que nao acreditam no desastre... Que tal uma foto do estado final da bota?


Eu ainda fui no banheiro depois tirar a lama que tava tenso, porem, nao adiantou muita coisa. Passada a aventura, era hora de relaxar um pouco... Sai caminhando pelos jardins, onde tinha umas arvores bem legais que dava vontade de subir e ficar la deitado por horas, caminhos de trilha, nossa, muito legal o local, um dos que mais gostei foi o Poison Garden, eh lindo e realmente venenoso! Voce nao pode por a mao nas coisas ali se nao realmente passa mal e morre(?). Infelizmente minhas fotos nao ficaram muito boas nesse local, mas eis uma fotinha.

No fim do jardim chegava enfim ao castelo, mas afinal, que castelo eh esse!? Entao, o castelo principal do Blarney tem uma pedra legendaria, basicamente se vc subir no castelo e ir la em cima e beijar a dita cuja Blarney' s stone, voce tera vida eterna (ou algo do genero). O castelo tava lotado de turistas e velhinhos mas olha, te contar, acho que o significado desse vida eterna eh que se voce nao morrer tentando subir nesse castelo voce nao morre nunca mais! Serio, no fim uma pobre senhora olhou para mim e disse "você sabe se ta perto?" é, foi uma longa jornada, os degraus eram muito pequenos para subir, o corredor da escada era estreito, acho que se nao tivesse uma corda ali dava para cair muito facil. Alem disso, quando vc enfim chega no corredor que tem a pedra, você tem que deitar, segurar em um cabo de aço e se inclinar toda para conseguir beijar a pedra, so que a sua cabeça fica totalmente descoberta, não tem pedra nenhuma mais, so você, o chão la de baixo que você consegue ver se olhar para baixo, e logo de frente a pedra para beijar. Se eu beijei a pedra? Não, fora as mil salivas era complicado beijar algo na inclinação que tava, mas foi legal, mais aventura para o dia. Alem do mais, a vista de cima do castelo é linda, você ve tudo la de cima, todo o Blarneys.


E é ai que você percebe o quao enooorme é o lugar e que precisa ir mais vezes para poder ver tudo, eu passei apenas duas horas la e passou super rapido, tinham castelinhos e outras coisas que valiam a pena ser vistas, bem, quem sabe uma outra hora... :D

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Dublin - primeiras impressões

Como disse, cheguei em Dublin e corri para a night. Infelizmente foram dois dias super corridos e não pude explorar a cidade e tirar muitas fotinhas, mas devo ir para lá em breve, por hora ficarei devendo fotinhas a vocês ;)
Então, o primeiro point foi a festa da Dublin Business School de boas vindas, meu amigo estuda lá e fomos dá uma espiadinha, de longe a melhor boa vinda que poderia ter... Chegamos e era uma festa lotaada, com uma DJ que ficava na frente de uma cortina vermelha com luzes, e tinha uns quadros nas paredes, aquela coisa bem vintage, exatamente como imaginei que seria um pub de Londres por exemplo, adorei, a DJ arrasava nas músicas, e tinha um joguinho que se você completasse ganhava uma bebida. A foto abaixo é do lado da DJ e a outra nos quadros, a loira é a Irina, uma francesa muito legal que conhecemos na festa ;D


Passado um tempo, decidimos ir nos outros pubs da cidade já que eu tinha pouco tempo nela, fomos no famoso Temple Bar, um bar tradicional daqui grandinho, bonito e que toca músicas Irish e outras, quando fomos estava tocando o Daft Punk, depois fomos em um bar logo em frente que nao lembro o nome, mas pessoalmente achei melhor que o outro, tinha uma banda tocando e estavam todos de fato de pé de frente pra banda ouvindo cantando e pulando, o ambiente tinha uma acústica muito melhor, dava para ouvir de qualquer canto do bar a música em uma qualidade muito boa, e o ambiente em si era muito bom também, tinha umas velas e tal, super curti. Depois fomos no The George´s, um pub GLS, super curti também, esse foi para encerrar a noite e foi ótimo que saiu da tradição, tocou pop, eletrõnico, aquele clima de balada, dancei horrores, foi muito bom. Ficou para outra vez ir no Deiceys, onde tem cerveja a 2 euros (normalmente é mais caro). Saimos por volta as 3 da manhã que o dia era longo e fomos dormir.
O dia seguinte estava um pouco mais frio ao menos de manhã, depois estava normal. Dormi a manhã toda e fui a tarde as comprinhas que ninguém é de ferro né. O point? A Penneys! (foto)
 A Penneys é conhecida no resto da europa como Primark, é uma loja onde tudo é barato, é uma versão melhor e maior da C&A, Riachuelo e Cia. Aqui casacos são baratos e bons, assim como botinhas, camisas, calças, tudo. Porém claro, como toda loja, nem tudo é bom, e também tem aquelas coisas não totalmente de boa qualidade. Porém nunca tinha feito tanta compra na vida, comprei duas botinhas lindas por 11 euros cada, lindas e confortáveis, isso no brasil é caríssimo. Um tênis cano longo bem quentinho em substituição ao converse para esquentar mais nos dias frios, coberto de lã por dentro. T-shirts por 3 euros e de qualidade melhor que as do Brasil na verdade, comparando achei semelhante as da Taco, eu sofria com t-shirts no Brasil inclusive, não curtia as estampas, aqui meu problema foi não pegar todas da loja. Aqui também tem pijamas moletons fofos de 10~8 euros e que esquentam muito, calças baratas também, quase levei uma verde e uma vermelha, porém as tamanho 6 (é o equivalente ao 36 do Brasil) não ficaram legais e acabei esquecendo de pegar as tamanho 8. Muitos reclamam de calças quando vem, na real achei normal, só não tem aquelas cinturas super baixas e tal, não me arrependi de ter comprado jeans no Brasil (uma das únicas coisas que comprei) apenas porque gostei muito deles, tanto que nem olhei direito os jeans em geral. Calcinhas, sutiãs tem também, alguns reclamam de calcinhas, isso eu não posso falar muito que além de ser pessoal demais e variar muito, eu não comprei que já tinha comprado muito no Brasil, porém tinham umas bem bonitinhas e vestíveis, recomendo trazer um estoque de calcinhas a gosto mas de repente aqui também tem as que gostem, não tem só "caçolas". Sai da Penneys com 3 sacolas e 200 euros a menos na conta, econômico até, achei que ia para os 400 euros devido ao tamanho de coisa que tinha comprado, além do que falei também vinham echarpes, meias, casacões, então eu realmente esperava mais, sai feliz o/
Na rua da Penneys tem muitas coisas também, de frente tem a Forever 21, meu alvo da próxima vez, tem vestidinnhos fantásticos e jaquetas, e tem uma qualidade melhor que as da Penneys, do lado também tem a H&H onde é bom de comprar jeans e outros tipos de calças, dentre outras lojas boas. Também tem pessoas na rua tocando e fazendo suas artes, o cara da foto abaixo me chamou atenção pois além de ser liindo tocava muito bem. 

 Ainda passando pela rua, tinha uma mensagem a giz muito legal no chão que tive que fotografar para registrar, espero que de para ler :)

Por fim, tinham uns caras-macacos que foi o que me chamou mais atenção de tudo pois jurava que eram estátuas!!! Eles estavam paradões e realmente pareciam macacos, a maquiagem era muito bem feita, quando de repente se mecheram e perbemos que não, eles eram de verdade! Claro que tinha que parar e tirar uma fotinha não é? E eram super carinhosos, um deles me abraçou e tudo, realmente adorei.
Acabado o passeio teve um momento tenso, nos perdemos do meu amigo, tivemos que pegar um taxi e ir para a acomodação deixar minhas coisas, pois tinha o show do Roger Waters para ir logo depois. Então fomos correndo tirar dinheiro e ir no Burger King, aliás, fantástico o BK! Aqui você paga 2.79 e tem direito ao "baratissimo do dia" como é na Subway do Brasil, no dia era um whopler enorme, com um molho delicioso, adorei, o mesmo hamburguer no Brasil era uma fortuna, sai pensando que ia viver apenas de BK. Deixadas as compras em casa, corri pro show que já estava começando, cheguei meio atrasada mas é super tranquilo quando chega lá, o Aviva Stadium é ENORME, e eu vim descobrir que o meu lugar era em uma fileira sentada que era tipo, a segunda fileira, então dava para ver a panoramica do show todo sem cabeças gigantes na frente te incomodando, de forma que até curti ver o show sentado e bebendo Cidra da Stella Artoiss (cai fora da cerveja nesse dia que vai que fazia frio e tava sem nada para esquentar além da jaqueta). E aliás, que show fantástico, o som é alto e muuito bom, a qualidade é indescritivel, as músicas que já são ótimas era possível perceber cada instrumento e a mudança de nota, além da voz do Roger que aliás, está um "velhinho" muito charmoso! Dentre as partes mais fantásticas foi quando tocou Confortably Numb (vídeo tem no meu instagram para quem quiser checar), foi grandioso ouvir toda a plateia cantando, muitos se levantaram, muitos gritaram, muitos aplaudiram, foi lindo ver tanta gente em um lugar tão louca em um show. ALém disso, do nada apareceu o pig no ar (foto) do álbum do Pink Floyd e girou por toda a plateia até cair no pessoal que tava na pista e secar.

E claro, the fucking wall caindo no fim do show, o que além de ser altamente ;O o muro caindo, o Roger saindo e dando abertura para outro palco, no fim eu percebi que de fato o muro estava caindo! Tinham "tijolos" no chão do palco, achei fantástico que nunca ia imaginar que seria de verdade com tantos efeitos que existem hoje em dia, poderia ser apenas o "filme" na tela, nossa, foi épico, não há outras palavra para descrever esse momento final. O show todo na verdade é como se sentisse dentro dos "filmes" dos DVDs do Pink Floyd que passei anos vendo (sou péssima com nomes, não importa quão foda a banda seja, não me julguem ou me chamem de poser, pfvr).

Após show épico, hora de voltar para casa, encontrei com a minha amiga que também ia para o show mas ela ia pegar o metro e eu ia pegar um táxi, iamos para direções diferentes, então fui sozinha e mais confusão com táxi! Paguei uma fortuna por confundir os endereços! Disse Grifith College no lugar de Grifith Avenue, demorei horrores para chegar, paguei absurdos, estava sem internet, sem número no celular, realmente um horror, até que encontrei uma Irlandesa super simpática que me ajudou e viu no Maps o endereço correto. Tinha sacado um bom dinheiro e foi embora com táxis nesses dois dias, foi terrível. Mas, acontece com todo mundo quando se estar em uma cidade nova ;) Ah, falar em irlandeses, para encerrar o post, algumas curiosidades gerais da Irlanda que me perguntam muito:
Primeiro, não mentirei, o primeiro dia tu vai chegar e pode se chocar um pouco com o inglês, pois alguns irlandeses tem sotaque do capeta, encontrei uma mesmo que era um horror, mas em geral dá para entender normalmente, no segundo dia até mesmo os com inglês do capeta você consegue entender mais, no terceiro você ja está falando como eles, depois você volta ao normal. 
Segundo, cheguei aqui quando estava fazendo uns 16 graus mais ou menos, porém, devo dizer que acho o frio daqui gostoso, eu apenas coloquei a jaqueta que comprei no Brasil mesmo e sai. A mão que talvez as vezes pode sentir um pouco, eu senti no primeiro dia mas depois me acostumei, é rápido para se acostumar nesse aspecto. O clima de fato é muito louco, amanhece chovendo e depois faz um sol grandão, do nada chove de novo e por ai vai.
Acordei cedo no dia seguinte e corri para o aeroporto pegar o ônibus para Limerick, fui de bus Eireen e paguei 17 euros para isso, onibus confortável e com wi-fi, 2.5 hrs estava na minha cidade linda. Não tenho muito o que falar ainda, não parei para turistar e nem para tirar fotos, mas basicamente o centro não é muito diferente do de Dublin, o clima também não, é uma Dublin um pouco menor e a UL, bem, a UL é enorme. Fiquei  boqueaberta quando entrei na minha universidade, ela é linda e gigante e tem tudo dentro, é uma cidade praticamente. Amanhã tenho uma campus tour com o pessoal do international office onde poderei conhecer melhor e tirar umas fotos, ai posto para vocês tudo que tem nessa universidade maravilhosa (ok, não tudo, isso seria impossível, é realmente muita coisa).

See ya ;)

A Chegada

Após um Rock in Rio show de bola e um dia de descanso, era dia de embarcar, tinha feito o Check-in no site da KLM , meu voo era as 20:05 e ai primeiro engano, pensei ter visto 20:40 mas cheguei la as 18:30hrs então tudo tranquilo, exceto a moça que me confundiu muito dizendo que eu tinha que ir correndo como se o embarque fosse fechar logo. Grande pegadinha a dela, fui pro portão de embarque as 19horas e ainda fiquei esperando até 19:40hrs para eles abrirem, desorganizado nesse aspecto, ninguém nos informou nada, os atendentes foram muito estressados. Passando dessa triste parte, o avião da KLM é gigante, peguei um local perto da saida e do banheiro, um tempinho depois que sentamos e dao todos os avisos, a TV em frente a poltrona fica disponível para assistirmos/jogarmos várias coisas. Tem vários filmes e séries dos mais variados gêneros (as séries são um episódio apenas), além de música, muita música. Na poltrona também vem um travesseiro e um lençol e um pouco depois os comissários vem de oferecer uma bebida e depois comida. Como viajei no inicio da noite, perguntaram se queriamos escolher entre um frango no molho, com legumes, arroz, um bolinho de saia de limão, e mais uma série de coisas. (foto), pedi um vinho para acompanhar, para aqueles preocupados com o consumo de alcool no avião, o vinho tinha 12% de álcool, eu não percebi muita diferença no ar mas não aconselho tomar se não tiver acostumado, mesmo vale para outras bebidas.

O voo chegou pontualmente em Amsterdam ao meio dia, é lindo ver Ams de cima, os cataventos, rodovias, plantações, tudo, era um dia nublado mas dava para ver de boa de cima, além de uma praia meio sinistra, escura certamente devido ao frio, deu um pouco de medo porque o avião ficou bem rente ao mar. O aeroporto é GIGAAANTE, achei que fosse brincadeira do pessoal mas não é, é realmente muito grande. Tem zilhões de portões a cada lado do aeroporto, mas também muito organizado, ao menos para embarcar, não tem como se perder acho. Os atendentes  também super simpáticos, você não precisa fazer nada quando chegar se seu voo for de conexão, apenas veja na tela qual o gate do seu voo (tem varias telas em todo o aeroporto com toda a tabela com os voos), va para o seu portão, espere da o horário do embarque, eles vão olhar para você, pedir passaporte, vai passar por outro cara que também vai pedir o passaporte, o bilhete de embarque e fim. Ai vai uma foto da linda Amsterdam de cima :)



O voo para Dublin foi um pouco tenso, a Aer Lingus tem uma aeronave realmente pequena, talvez menor que TAM e Gol no Brasil, mas isso já era esperado, o que não era esperado era que a energia fosse cair minutos antes do voo, ai mas que medo que deu! Caiu duas vezes a energia, chamaram o eletricista, caiu de novo e depois o avião tava decolando(?) e com um barulho muito estranho, fiquei me imaginando naquelas noticias tensas do nada da Globo quando tem um acidente drástico de avião, até que apenas cansei e fui esperar pela morte dormindo. Após 1 hora e um tantinho, chegamos em Dublin, diferentemente de Ams, não tinha passagem bonitinha me aguardando, só tinha névoa e mais névoa, não consegui ver nada do topo, na real o avião pousou e me dei conta que tava no chão, apenas um pouco depois disso que consegui ver que era o aeroporto. Não olhei muito o aeroporto de Dublin, basicamente chegamos, somos direcionados já para a imigração, apresentamos a carta de concessão e da universidade (só me pediu a da universidade na real) ai eles carimbam o passaporte e te dão normalmente o período de 90 dias para retirar o visto GNIB. Pegar malas é igual ao brasil, sem mistérios, sai do portão de desembarque e estava o meu amigo me esperando. Como cheguei no fim de tarde. na verdade não deu tempo de fazer muito kkk fomos correndo pois conseguimos uma carona de volta para a acomodação, tomei um banho, troquei de roupa e corri para a night de Dublin! Porém, isso é assunto para o próximo post ;)

See ya,

domingo, 15 de setembro de 2013

Rock in Rio 2013

Há menos de 24hrs de enfim embarcar, hora do último post no Brasil, e nada mais justo que algo diferente para dar o tchau provisório a terrinha com chave de ouro. Ontem tive o prazer de ir ao Rock in Rio (RiR) ver duas bandas que gosto muito: Florence e Muse. Já falei anteriormente do desespero que foi para comprar os ingressos, e devo dizer que totalmente valeu a pena!
O evento esse ano foi super organizado, eu cheguei no Rio na sexta (13/09) e fui para o Hostel, no dia seguinte sai de casa por volta do meio dia e fiz o percurso um pouco longo do que o usual: peguei o õnibus da estácio para o aeroporto Santos Dumont, depois um frescão para o terminal Alvorada, dai peguei o onibus especial para o Rock in Rio, uma vez que era o que deixava mais próximo. Chegamos um pouco depois das 15horas, mas o frescão foi um verdadeiro turismo, passou por várias praias, super valeu a pena, e não tinha trânsito também, super tranquilo mesmo, até a fila gigante para comprar o Rio Card ia rápido, para quem não conhece a cidade ou ao menos não muito e não tem muito tempo de conhecer (eu), recomendo o percurso :)
Ao chegar lá, fomos recebidas ao som de Ordinary World com uma banda que tava tocando bem no início do espaço gigante fora da Cidade do Rock, passamos por váários seguranças e era tudo separado entre pessoas com mochila grande, pessoas com bolsa e pessoas sem nada, para evitar filas gigantes. No fim chega na bilheteria e é super simples, levei meu RG e entrei, tem uma série de objetos que não pode levar, incluindo papel higienico (?) e não pega rede 3g lá, rarissimas vezes pegou, a Oi ainda disponibiliza perto da roda gigante, o sinal fica aberto mas segundo o próprio atendente da Oi, só pega perto da roda gigante.
Entrada da cidade do Rock

Quando a gente chegou, não tinha muuuita gente também, o palco mundo tava quase vazio também, cheguei, fui atrás de comida, vi um pouco do tributo do Raul Seixas e depois fui fazer plantão no palco mundo esperando os shows antes que lotasse. Fiquei numa posição legal, não tava muito longe e tava na direção do meio do palco. Quando deu 18 horas, começou uma queima de fogos linda e um letreiro "Feliz Rock in Rio", bem ano novo *.*

Happy Rock in RIo

 O show do Capital Inicial abriu o palco mundo, foi massa, sempre bom ver o Capital, já tinha ido há um show deles e são sempre muito vibrantes. Foram um pouco pontuais e tocaram os melhores sucessos, entre eles, Natasha (suposta Natasha na foto abaixo).
Natasha
 Depois do Capital teve um intervalo de uns 20~30 minutos e o 30 seconds to mars entrou, eu não conheço muito a banda, mas honestamente as músicas mais lentas achei meio cansativas, mas as animadas eram boas. No fim o Jared foi no tirolesa e cantou Beautiful Liar (uma das únicas que sei) e outra no violão, foi legal. Enquanto ele ia pra lá também tiveram dois caras dando cambalhotas no palco, o que também foi legal.
Depois do 30 Seconds, chegou enfim a hora de Florence + the Machine, o palco é lindo, a Florence é linda, é tudo lindo, ela tava com um vestido azul grandão bem deusa grega (novidade) e começou cantando Only If For a Night, linda linda, depois ela se animou mais ainda e saiu com os gritinhos, pulinhos e giros que é uma das coisas que mais amo nela. Infelizmente passou super rápido, não deu tempo de cantar todas as músicas do setlist, ela não cantou Strangenes and Charm, já suspeitava disso mas er, música predileta (ok, uma das), a esperança é a última que morre.
Passado Florence, sem decepções, sem um arrependimento por esperar tanto para partir para a Irlanda, já estava mais que feliz. Mas então veio Muse, e eu não tenho palavras ~bonitas~ para descrever a qualidade do som deles sem ser: gente, que puta show do caralho sá porra de som! É eu sei, foi muito em apenas em uma única frase, não me julguem, mas era tudo MUITO ALTO, e a guitarra era muito foda, eu já tinha visto muitos shows do Muse no youtube e sabia que ia ser muito bom, mas a qualidade do som foi realmente surpreendente, nós fomos nos afastando do palco e ainda dava para ouvir espetacularmente bem, fechou com chave de ouro o dia.
Nós saimos nas últimas músicas, tentamos sair a primeira vez, mas então cantaram Starlight, o que é uma das minhas músicas prediletas e não dava para deixar para tras, mas depois saimos. Muitas pessoas tiveram o mesmo raciocínio porque ainda sim tinha muita gente já saindo para os õnibus, e inclusive, foi uma longa caminhada até conseguir sair, tinha MUITA gente mesmo, é incrível como lota depois, quando nós entramos não parecia tanto. O ônibus nos deixou no terminal Alvorada, de onde pegamos um ônibus para o Castelo, porque segundo o instrutor dos onibus era seguro e ia ter muita gente. DOCE ILUSÃO, deixamos de descer na Lapa que era super tranquilo para descer em um terminal esquisito e quase sem ninguém, foram breves minutos de terror, até que decidimos ir andando para a rua que tavam passando taxis, para sorte, só fizemos andar até o fim do quarterão da parada de ônibus que um táxi parou e nos salvou <3 No total no fim das contas o preço foi equivalente do que os 50 reais pagos pelo ônibus exclusivo do RiR, porém, se tivéssemos pego o metro ou o onibus direto para a Alvorada teria sido super econômico, gastariamos no máximo metade disso. Chegamos em casa por volta das 3 da manhã mortos, meu corpo ta todo dolorido até agora, mas super valeu a pena, Florence e Muse eram exatamente o que imaginava e mais um pouco, não posso nem comparar os dois porque foram duas sensações completamente diferentes, dois estilos diferentes, tudo muito diferente, são duas bandas realmente muito boas, muito fodas     e não haveria outra forma de dar tchau a esse país esse país maravilhoso que passarei um bom tempo sem ver.
O meu embarque é amanhã a noite, tenho que checar as últimas coisas já que tirei algumas coisas da bagagem de mão para não esquecer exatamente nada. Wish me luck and see ya in Europe ;)
  

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

8 horas e alguns minutinhos....:)

Então, são 03:33 am e acabei de arrumar minha bagagem há algumas horas, devo dizer que estou levando uma única mala de ida, super controlada com as coisas para levar, mas já percebo que arranjarei problemas na volta! Quando se considera o ano que vai passar fora e o que trazer de volta ai tu saca que o bixo vai pegar, eu mesmo tenho pouquíssimas roupas mas as poucas já ocuparam um bom espaço da mala. Daí como sei o perigo que é esse caos chamado mala agora que to sentindo na pele vou falar um pouco sobre para vocês.

Por onde começar então? Primeiro digo que passei dias, semanas, sei lá quanto tempo, pensando no que precisava e fazendo mil listas no wunderlist do que precisava, isso super facilitou minha vida pois já sabia o que jogar na mala, faltava só criar uma lista final com tudo que estava dentro para ter controle do que levou e fim :) Parece fácil não é? Mas não, e se você tem muita roupa deve ser triste. Entretanto, na hora de separar as roupas, por mais que tenha muito, tenha noção que lá fora tem roupa barata e boa então o retorno será dobrado, se possível leve apenas o necessário.
E o que comprar aqui? de novo, não muito, você vai achar muita coisa lá.. eu comprei aqui três calças (porque realmente tava sem), uma jaqueta para ir, umas 3 blusas a mais que não resisti (consumismo) 
, roupa íntima (super recomendo olhar antes se o que você gosta de usar tem lá) e só, quando chegar correrei para as lojas empobrecer :)
Para quem nunca arrumou mala na vida... eu sempre coloco os jeans primeiro, no fundo além das calças vão o que você menos usa, no topo aquelas coisas que tem probabilidade de usar em uma emergência, no bolso de fora o que tiver de roupa íntima. Você pode levar qualquer coisa na mala desde que não seja arma, a inclusive vai com umas comidas da terrinha que não abro mão,  confesso que com esta não tive muito trabalho, o trabalho mesmo foi a bagagem de mão! Noh, demorei horas nisso, primeiro para caber, estou levando uma mochila de notebook e é bizarro o tanto de coisa que você olha e ve que é necessário, principalmente se o seu voo assim como o meu não é direto, isso é, você ainda vai para outro local passar uns dias e tem que acrescentar mais coisa na mochila. Gente, foi a noite vendo coisas e mais coisas sem fim, meu wunderlist não me aguenta mais! Coloquei um jeans extra, umas três camisetas, 2 shorts, bikini, a jaqueta, e algumas camisas de frio para fazer camadas até ai ok, ai veio os produtos de higiene pessoal... Olha, nunca apareceram tanta coisa para botar, minha sacola transparente do nada veio mil coisas dentro, para as meninas vai a lista das coisas:
  1. Escova de dente
  2. Escova de cabelo
  3. hidratante de pele
  4. produtos para espinha 
  5. esfoliante corporal e de rosto
  6. toca de banho
  7. esponja corporal
  8. leite de rosas
  9. alcool gel
  10. talco (aconselho mesmo que não use aqui, frio abafado e panz)
  11. fixador de cabelo
  12. Desodorante
  13. Sabonete
  14. Sabonete líquido
  15. prestobarba
  16. Enxaguante bucal
  17. perfumes
Parece pouco mas acredite, minha sacola tá cheeeia. Desgraça, e lembrem-se também de consultar como é na sua companhia, na minha, a KLM permite levar 1L na bagagem de mão, sendo distribuidos em pacotes de 100ml cada, mas isso varia de cia. para cia então é bom verificar.
Uma vez que você decidiu todas as coisinhas necessárias de intimo que se possa imaginar por um ano (tem mais além disso, porém na propria bagagem), é bom contar com todos os remédios também, eu não uso muito remédio, por desencargo de consciencia estou levando paracetamol, dramin (para enjoos no avião), colírio e benegripe, mas muita gente leva muita coisa de remédio, a necessidade de receita média e tal também varia de companhia para companhia, na KLM não conferem.
Feito isso, o mais importante.... os documentos, eu estou levando duas escacelas, uma com todos os documentos de eletrõnicos possíveis, todos os documentos do meu notebook que comprei agora, todos os documentos do celular, todos os documentos da cãmera, além de diversão, como os meus dois ingressos. Em uma outra escacela eu botei os documentos para imigração, recomendo fazer isso para não perder tempo quando chegar lá, contando com nervosismo, primeira vez com inglês e tudo o mais, qanto maior a praticidade melhor. Então, o que estou levando? Documento de seguro de saúde para garantir que a universidade que vai ser responsável por isso, carta da UL com as datas, carta de concessão da Capes com todo o dinheiro dado em inglês e em português, passaporte, vou imprimir ainda o check-in, histórico e umas coisas mais remotas, mas para imigração isso basta.
Alguns lembretes finais: antes de viajar retire todos os certificados de quitação eleitoral, federal e estadual (já falei deles), faça procuração. check-in 48 hrs antes do voo, vacinas em dia de acordo com o seu país, se possivel tire o cartão internacional de vacina (não deu tempo), médicos que tiver de ir, etc. 
Agora vou dormir que ninguém é de ferro, em algumas horinhas estarei embarcando para o RJ, me perder e me despedir dessa cidade maravilhosa também, então preciso ter bastante energia se não fim do dia já to pra lá de morta. No próximo torent falarei dos pepinos de viagem que deram ;)

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

As primeiras despedidas

Eai pessoal, a minha terceira semana ta chegando ao fim e provavelmente começam aqueles posts molengas de saudades, homenagens, presentes, as primeiras coisas e as últimas coisas.
Então hoje é a minha primeira despedida, basicamente todos os meus amigos que também estão indo para Irlanda estão indo essa semana ou na outra, alguns já estão lá e fico aqui babando com as fotos de Dublin, mas dois em especial que marcaram toda a minha jornada de CsF Irlanda estão indo amanhã, não lembro se já falei aqui mas esse edital foi muito especial para mim, antes dele eu havia tentado Holanda e UK, na Holanda as coisas eram muito bagunçadas e eu estava muito no início do curso, não sabia exatamente o que queria e também não tinha muito amor pelo grupo, não conheci pessoas que fizeram bem a diferença ali, quando tentei UK isso já mudou um pouco, as meninas do UK eram muito gente fina, adorava passar horas e horas no grupo com elas, porém ainda não cheguei a ter um grau de amizade mesmo, apenas eram já queridas. Irlanda porém, um tempo depois de muitas conversas no grupo (que particularmente eu achava o mais chato de todos no início), acabei entrando em um chat grupo de três amigos em particular: o Igor, a Júlia e o Luan. Quem dera eu saber que um dia eles seriam tão queridos a ponto de dedicar um post para eles. Pois bem, após longas conversas, risos, agonias, foras, estresse, putarias sem fim (não existe outra palavra para descrever esse grupo, só lamento), hoje, 27/08/2013 a Júlia e o Luan embarcam para a terra dos leprechauns e o Igor traiu o movimento e fugiu para a Hungria em junho, mas continua sempre no grupo contando as aventuras dele lá e Hungria fica a um pulo da Irlanda, então espero poder vê-lo sempre que der! Toda forma, registro aqui de coração tudo de bom que desejo nesta viagem e que ficarei louca durante as 15hrs de voo (ok, na verdade 12hrs, tenho experanças que receberei sinais de vida de Amsterdam e Paris) como se fosse comigo, porque na real uma boa parte de mim já está embarcando amanhã junto com eles, afinal, serão com eles que certamente passarei umas boas viagens, principalmente o Luan que está indo para a UL também, e é a Júlia que será o alvo dos meus primeiros dias de pânico em Dublin, não mentirei que estou pra lá de ansiosa em dar um abraço nessa danada no maior estilo pacote de presente de aniversário (chegarei no dia do aniversário dela), assim como o Luan. Serão duas semanas e uns dias um tanto difíceis com eles lá. Sendo assim, só posso torcer que esses dias passem rápido para que enfim eu possa estar toda na Irlanda feliz com aqueles que mais fizeram esse edital mais especial do que já é :)

That´s all folks

C ya 


Vacinas

Nossa hoje to inspirada, perdi as contas de quantas postagens foram hoje, mas prometo que é a última :D
Para encerrar, vamos falar um pouco sobre vacinas? Uma parte nada legal de ser feita na minha opinião, porém necessária. Acontece que cada país tem as vacinas que são aconselháveis tomar, na verdade, cada região, existem regiões do Brasil por exemplo que você é mais propenso a ter febre amarela, então é mais que recomendável tomar vacina disto antes de ir para estes locais. Então, da mesma forma é lá fora, cada país tem suas normas, sugiro buscar bem isso antes de ir. Em particular, os EUA acho que são os mais rígidos em relação a isso, Irlanda por outro lado não pediu muita coisa, quem pediu foi a minha própria Universidade em um formulário médico (que ainda não enviei, inclusive), com todas as datas das seguintes vacinas: tétano, rubéola e tríplice. Como eu não estava em dia, tomei a de hepatite também. Além dessas, é bom fazer o cartão internacional, se planejar fazê-lo, a de febre amarela também é obrigatória. Vacinas são gratuitas, basta ir com seu cartão em qualquer posto de vacinação ou fazer um na hora (meu caso), se não tiver fila você é vacinado rapidinho, no caso do cartão internacional tem que se informar em sua cidade, a minha faz no aeroporto e também é bem rápido. Abaixo foto do meu cartão de vacinação :)

Cartão de vacinação

Ticketmaster e outros

Hoje vi que o blog passou das 1000 visualizações, um fato como esse não devia passar em branco não é? Espero que estejam curtindo as postagens e não deixem de acompanhar :) Em comemoração, falarei aqui de uma loucurinha que fiz há uns meses atrás.
Então, no início do processo, reaalmente no início, estava longe de saber se tinha passado no CsF, comecei a buscar o que tinha de bom na Irlanda, comida, loja, shows, tudo, exatamente tudo. Dentre essas buscas, achei o show do Roger Waters em Dublin, dia 18 de Setembro. Não conhece o Roger? E que tal o Pink Floyd? Então, o Roger era baixista da banda e agora faz shows solo por ai, ainda não conhece? Segue aqui uma música que gosto muito deles. Quem gostar e por um acaso estiver pela Europa, incrivelmente ainda tem tickets a venda em Dublin e provavelmente em outros locais também.
Mas então, eu vi o ingresso do Roger a venda e como resistir? Pensei por dias e imaginei que um cantor nesse nível na época que recebesse o dinheiro da bolsa não teria mais ingressos. O que fiz? Comprei claro! Sem medo de ser feliz, e na pista premium ainda, ingresso mais caro da vida (quase 100 euros), e como comprei? Pelo ticketmaster, que é um site que tem não só na Irlanda, mas também pela Europa toda, Austrália, Estados Unidos e Canadá! É super seguro e a maioria dos ingressos ficam disponíveis por eles, basta só entrar no site, selecionar o show, o ingresso, o local e pagar. É bom ficar de olho sempre no ticketmaster porque sempre tem novas atrações, eu mesmo já tenho em mente vários shows para ir, enquanto tiver dinheiro estou lá, mas cuidado que também não é sempre assim que sobra ingressos por um tempo, o show do Arctic Monkeys por exemplo, que estava totalmente louca para ir, esgotou em uma hora! E na real eu nem sabia que tinham novas datas, tinha olhado no inicio do processo e só tinham datas marcadas até junho, quando vi já tinha passado. Agora estou naquela de comprar por cambista, esperar um novo ou ainda tentar comprar em outro país (Alemanha por exemplo). 
Como loucura só presta grande, além do show do Roger, decidi que seria também ano de Rock in Rio, como uma maneira de despedida do meu país em uma cidade maravilhosa que não vou desde Janeiro. Eis o acontecido: grana no bolso, amigos chamam, Muse e Florence, duas bandas que adoro e honestamente não sei dizer qual gosto mais, como atrações principais. Melhores companhias e as melhores bandas, como dizer não? Lá estava eu no dia da venda dos ingressos sofrendo após 4 horas tentando comprar o ingresso até enfim conseguir e ter 150 reais a menos na minha conta. Ingresso comprado depois de umas semanas eles mandam um email dizendo que seu pagamento foi aprovado e um mês (ou mais) ele chega na sua casa. Parece fácil não é? Mas não, não é, foi o ingresso que deu mais dor de cabeça de comprar e não parou só aí! Acontece que tenho parentes no Rio mas que é longe da Cidade do Rock, como no dia é uma dor de cabeça danada, lá vou eu e minha mãe (que também irá) atrás de hostel para reservar, e se eu disser que meses antes já estavam todos lotados? Pois é, foi muito dificil encontrar um e por um preço bom, acabamos encontrando um mais próximo do centro, o Kazario, ele fica próximo das estações de metro e fica fácil de se locomover para os outros locais, mas até encontrá-lo foi uma novela muito grande. Abaixo, fotos dos ingressos :) O do Roger demorou um mês para chegar também, uma observação no do ticketmaster é que ele vem com seu nome, não sei bem como funciona para venda já que vem com seu nome =)



Passaporte

De todos os posts que coloquei aqui, esqueci de falar sobre um que deve ser feito láá no início do processo... O passaporte!
Então, quando em geral precisa de passaporte? Para CsF em posts anteriores já devo ter falado, é na etapa da seleção das universidades estrangeiras, acredito que o mesmo valha para qualquer outro que quer fazer intercâmbio lá fora, se você vai apenas para turismo ou algo do gênero, imagino que deva ter o passaporte antes da ida e/ou antes de tirar o visto caso precise.
Mas então, como faz para tirar esse bendito e tão importante passaporte?
antes de tudo, entra no site da PF, entre em requerer passaporte e coloque seus dados, que são em geral RG, CPF, nome completo, etc. depois disso marca um dia para ir tirar o passaporte e gera o GRU que custa R$ 156,00.
Uma vez agendado e pago, basta comparecer no dia marcado lá na PF de sua cidade com RG e CPF, se não atrasar, é bem rápido o processo, chegando lá é só tirar a foto, assinar e tirar a digital dos dedos. Depois disso é só esperar 15 dias e ir buscar :) Lembrem que passaporte é a identidade de vocês lá fora, então façam tudo, menos perder o passaporte, muito cuidado nele se não as consequencias serão drásticas.

Passaporte azul

Espaço do passaporte para preencher as inúmeras viagens que serão feitas

O Último Cartão Brasileiro

Encerrando a jornada dos cartões aqui, recebi também o cartão BB américas (foto), que é um cartão do BB em geral usado para bolsistas. Basicamente ele é um cartão pré-pago onde sua bolsa pode ser depositada e, no nosso caso (não sei se é sempre assim), só pode ser utilizado no exterior.
É um cartão de bandeira Master e vem desativado, para ativar o processo é bem simples
Primeiro: ligue pelo skype (é free), no banco: +1 866 3451 892, digite 3 pra atender em português e em seguida digite o número do cartão seguindo de #. Feito isso, vão pedir alguns dados. Depois disso, cria-se o PIN, de 4 dígitos, que é pra acessar a sua conta via FONE e para saques. 
Segundo: entrar no ( https://bbamericas.mycardplace.com/cholder/ ) e ali no lado esquerdo, colocar o número do seu cartão no 'Ativar/Registrar Cartão', seguir com o cadastro, criar sua senha pra ACESSAR O BANCO VIA INTERNET, e por fim, não esqueça de assinar o cartão :)


Carta e cartão BB Américas

Comprando euros

Falei de tantas coisas aqui mas não mencionei uma coisa importantíssima para a viagem... O dinheiro! Sim, sem ele você não viaja né? Pois vamos lá, se você está viajando pelo brasil sem problemas, faz aquela reserva de grana e fim, mas outro país, outra moeda, o processo já é diferente e estressante (mas não muito complicado).
Então, existem diversas moedas, dentre as mais conhecidas o dólar e o euro, não sei muito sobre as outras mas o raciocínio deve ser o mesmo. Acontece que nós temos três opções básicas antes de viajar a) sacar euro em dinheiro vivo aqui para os primeiros dias e abrir uma conta no país destino apenas b) usar o cartão internacional que tiver lá fora ou c) fazer um cartão aqui que possa ser utilizado melhor lá fora. 
Qual a melhor? Depende de cada um, a primeira opção é boa para se livrar de usar tantos cartões, o problema é que você tem um limite de euros/dólares que pode levar em dinheiro vivo, são 5000 euros por exemplo se não estou engada. Se você não quiser outro cartão e utilizar menos que isso (confiram se o valor é esse  mesmo), é uma boa opção :) Por outro lado, há aqueles que possuem cartões internacionais, como o visa ourocard (eu uso esse), ótimo para compras em sites internacionais, o problema? Ora, você está usando o cartão em outro país, existem taxas a mais que podem ser cobradas nele. Por fim, a terceira e mais usada opção: fazer o cartão aqui para utilizar lá, assim ficas livre de mais impostos e pode levar quanto quiser! 
Mas e ai, que cartão é esse? Bom, vou falar aqui do Visa Travel and Money (VTM) (foto abaixo), é um cartão de bandeira visa (juras?) e de débito que pode ser feito em vários locais, como casas de câmbio e no próprio BB, para fazê-lo basta ir a um desses lugares com seu RG e CPF, além de dinheiro no bolso, dai faz-se o cadastro, transfere/saca o dinheiro que você quer converter para euros/dólares e fim! Cartão em mãos e carregado com euros para gastar! Parece ser fácil não é? Mas é! O problema é antes disso... o problema é atendido pelo nome de cotações. E o que é isso? É basicamente quando vale o seu real na moeda que quer, esse valor muda todo dia, podendo cair ou subir abruptamente, e é ai que mora o desafio, o euro agora por exemplo está 3.18, mas semana passada esta 3.35! Eu sei, parece pouco, afinal, o que são meros centavos? Acreditem, eles são muita coisa, R$5000,000 reais eu euros por exemplo valem aproximadamente 1572 euros na cotação de 3.18, já na de 3.35 esse valor cai 1492! Percebeu a diferença no bolso não é? São quase 100 euros de diferença, o que, nos meus próximos posts aqui vocês verão que faz uma diferença brutal. E como eu calculo essa diferença? Pela calculadora ou por qualquer conversor que tem pela internet, como o yahoo, e as cotações? Também pela Internet ou ligando diretamente para as agências de câmbio.
Entendido a diferença entre as cotações? Então, além dessa perda/ganho de dinheiro todo, as próprias casas de câmbio tem uma taxa a mais que é cobrada, fazendo com que o euro fique mais caro, daí além de ficar de olho nas cotações até encontrar uma cotação baixa, tem que saber qual casa de câmbio tem uma taxa menor também! Como eu já sou macaca veia na história, vou mostrar algumas, começando pela mais cara: a confidence, Confidence tem uma taxa absurdamente alta, não lembro exatamente o valor, mas o euro foi até quase (ou chegou) aos 3.50! Porém, muitos preferem a empresa pelo conforto, uma vez que é possível reservar pagamento, gerar boleto e só pagar no dia seguinte, enfim, formas de pagamentos mais confortáveis para quem não tem tempo todos os dias de fazer tudo, porém, devo salientar que alguns reclamam MUITO dela depois que aderem, então é bom dar uma olhada melhor se preferir pagar caro pelo conforto para ver a vericidade dessas informações :) Passado o susto das taxas absurdas da confidence, uma versão barata que muitos usam é a Flexchange, eles cobram um pequeno valor em cima da cotação, uma das mais baratas do mercado inclusive, isso pode ser feito por telefone ou indo na própria flexchange e é super rápido e confiável, o problema? No momento eles só estão com conta bradesco, mas isso segundo eles era temporário, se você tiver BB talvez eles já tenham ativado uma nova conta =) Eu, como não tenho bradesco e Flexchange não tem na minha cidade, prefiri algo próximo, que aceitasse transferencia por BB e com cotação baixa, a Boa Viagem Cambio, no dia que fiz o meu VTM a Flexchange estava a euro 3.35, mesmo preço que comprei na BV, então saiu basicamente a mesma coisa =) Da mesma forma que existe BV na minha cidade, acredito que em outras tenham casa de câmbio acessíveis também, então ai vai minha sugestão: olhe as taxas da Flexchange - de longe mais barata que outras - mas olhe também as casas de câmbio da sua cidade, quem sabe você não dá a mesma sorte que eu? Ah, além dessas, o VTM pode ser feito pelo próprio BB, dia desses também estava com cotação muito pequenas, porém, eles cobram taxas adicionais mais caras então é bom ficar de olho.
Ficou de olho nas cotações, pegou um dia que a moeda tá de boa e achou a casa de câmbio certa para você? Corra para lá antes que a cotação suba e faça seu cartão! Depois disso, é só entrar no site do VTM, ativar o seu cartão online e pronto. Para recarregá-lo você pode fazer transferência para a casa de câmbio ou pedir para alguém da sua família ir diretamente nela com o dinheiro. Para utilizar o cartão utiliza-se novamente, na função de débito, e pode sacar em qualquer caixa com bandeira "plus" também (os caixas vermelhos 24hrs normalmente tem). Por fim, ai vai uma foto do VTM :)