segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Comprando euros

Falei de tantas coisas aqui mas não mencionei uma coisa importantíssima para a viagem... O dinheiro! Sim, sem ele você não viaja né? Pois vamos lá, se você está viajando pelo brasil sem problemas, faz aquela reserva de grana e fim, mas outro país, outra moeda, o processo já é diferente e estressante (mas não muito complicado).
Então, existem diversas moedas, dentre as mais conhecidas o dólar e o euro, não sei muito sobre as outras mas o raciocínio deve ser o mesmo. Acontece que nós temos três opções básicas antes de viajar a) sacar euro em dinheiro vivo aqui para os primeiros dias e abrir uma conta no país destino apenas b) usar o cartão internacional que tiver lá fora ou c) fazer um cartão aqui que possa ser utilizado melhor lá fora. 
Qual a melhor? Depende de cada um, a primeira opção é boa para se livrar de usar tantos cartões, o problema é que você tem um limite de euros/dólares que pode levar em dinheiro vivo, são 5000 euros por exemplo se não estou engada. Se você não quiser outro cartão e utilizar menos que isso (confiram se o valor é esse  mesmo), é uma boa opção :) Por outro lado, há aqueles que possuem cartões internacionais, como o visa ourocard (eu uso esse), ótimo para compras em sites internacionais, o problema? Ora, você está usando o cartão em outro país, existem taxas a mais que podem ser cobradas nele. Por fim, a terceira e mais usada opção: fazer o cartão aqui para utilizar lá, assim ficas livre de mais impostos e pode levar quanto quiser! 
Mas e ai, que cartão é esse? Bom, vou falar aqui do Visa Travel and Money (VTM) (foto abaixo), é um cartão de bandeira visa (juras?) e de débito que pode ser feito em vários locais, como casas de câmbio e no próprio BB, para fazê-lo basta ir a um desses lugares com seu RG e CPF, além de dinheiro no bolso, dai faz-se o cadastro, transfere/saca o dinheiro que você quer converter para euros/dólares e fim! Cartão em mãos e carregado com euros para gastar! Parece ser fácil não é? Mas é! O problema é antes disso... o problema é atendido pelo nome de cotações. E o que é isso? É basicamente quando vale o seu real na moeda que quer, esse valor muda todo dia, podendo cair ou subir abruptamente, e é ai que mora o desafio, o euro agora por exemplo está 3.18, mas semana passada esta 3.35! Eu sei, parece pouco, afinal, o que são meros centavos? Acreditem, eles são muita coisa, R$5000,000 reais eu euros por exemplo valem aproximadamente 1572 euros na cotação de 3.18, já na de 3.35 esse valor cai 1492! Percebeu a diferença no bolso não é? São quase 100 euros de diferença, o que, nos meus próximos posts aqui vocês verão que faz uma diferença brutal. E como eu calculo essa diferença? Pela calculadora ou por qualquer conversor que tem pela internet, como o yahoo, e as cotações? Também pela Internet ou ligando diretamente para as agências de câmbio.
Entendido a diferença entre as cotações? Então, além dessa perda/ganho de dinheiro todo, as próprias casas de câmbio tem uma taxa a mais que é cobrada, fazendo com que o euro fique mais caro, daí além de ficar de olho nas cotações até encontrar uma cotação baixa, tem que saber qual casa de câmbio tem uma taxa menor também! Como eu já sou macaca veia na história, vou mostrar algumas, começando pela mais cara: a confidence, Confidence tem uma taxa absurdamente alta, não lembro exatamente o valor, mas o euro foi até quase (ou chegou) aos 3.50! Porém, muitos preferem a empresa pelo conforto, uma vez que é possível reservar pagamento, gerar boleto e só pagar no dia seguinte, enfim, formas de pagamentos mais confortáveis para quem não tem tempo todos os dias de fazer tudo, porém, devo salientar que alguns reclamam MUITO dela depois que aderem, então é bom dar uma olhada melhor se preferir pagar caro pelo conforto para ver a vericidade dessas informações :) Passado o susto das taxas absurdas da confidence, uma versão barata que muitos usam é a Flexchange, eles cobram um pequeno valor em cima da cotação, uma das mais baratas do mercado inclusive, isso pode ser feito por telefone ou indo na própria flexchange e é super rápido e confiável, o problema? No momento eles só estão com conta bradesco, mas isso segundo eles era temporário, se você tiver BB talvez eles já tenham ativado uma nova conta =) Eu, como não tenho bradesco e Flexchange não tem na minha cidade, prefiri algo próximo, que aceitasse transferencia por BB e com cotação baixa, a Boa Viagem Cambio, no dia que fiz o meu VTM a Flexchange estava a euro 3.35, mesmo preço que comprei na BV, então saiu basicamente a mesma coisa =) Da mesma forma que existe BV na minha cidade, acredito que em outras tenham casa de câmbio acessíveis também, então ai vai minha sugestão: olhe as taxas da Flexchange - de longe mais barata que outras - mas olhe também as casas de câmbio da sua cidade, quem sabe você não dá a mesma sorte que eu? Ah, além dessas, o VTM pode ser feito pelo próprio BB, dia desses também estava com cotação muito pequenas, porém, eles cobram taxas adicionais mais caras então é bom ficar de olho.
Ficou de olho nas cotações, pegou um dia que a moeda tá de boa e achou a casa de câmbio certa para você? Corra para lá antes que a cotação suba e faça seu cartão! Depois disso, é só entrar no site do VTM, ativar o seu cartão online e pronto. Para recarregá-lo você pode fazer transferência para a casa de câmbio ou pedir para alguém da sua família ir diretamente nela com o dinheiro. Para utilizar o cartão utiliza-se novamente, na função de débito, e pode sacar em qualquer caixa com bandeira "plus" também (os caixas vermelhos 24hrs normalmente tem). Por fim, ai vai uma foto do VTM :)



0 comentários:

Postar um comentário