segunda-feira, 26 de agosto de 2013

As primeiras despedidas

Eai pessoal, a minha terceira semana ta chegando ao fim e provavelmente começam aqueles posts molengas de saudades, homenagens, presentes, as primeiras coisas e as últimas coisas.
Então hoje é a minha primeira despedida, basicamente todos os meus amigos que também estão indo para Irlanda estão indo essa semana ou na outra, alguns já estão lá e fico aqui babando com as fotos de Dublin, mas dois em especial que marcaram toda a minha jornada de CsF Irlanda estão indo amanhã, não lembro se já falei aqui mas esse edital foi muito especial para mim, antes dele eu havia tentado Holanda e UK, na Holanda as coisas eram muito bagunçadas e eu estava muito no início do curso, não sabia exatamente o que queria e também não tinha muito amor pelo grupo, não conheci pessoas que fizeram bem a diferença ali, quando tentei UK isso já mudou um pouco, as meninas do UK eram muito gente fina, adorava passar horas e horas no grupo com elas, porém ainda não cheguei a ter um grau de amizade mesmo, apenas eram já queridas. Irlanda porém, um tempo depois de muitas conversas no grupo (que particularmente eu achava o mais chato de todos no início), acabei entrando em um chat grupo de três amigos em particular: o Igor, a Júlia e o Luan. Quem dera eu saber que um dia eles seriam tão queridos a ponto de dedicar um post para eles. Pois bem, após longas conversas, risos, agonias, foras, estresse, putarias sem fim (não existe outra palavra para descrever esse grupo, só lamento), hoje, 27/08/2013 a Júlia e o Luan embarcam para a terra dos leprechauns e o Igor traiu o movimento e fugiu para a Hungria em junho, mas continua sempre no grupo contando as aventuras dele lá e Hungria fica a um pulo da Irlanda, então espero poder vê-lo sempre que der! Toda forma, registro aqui de coração tudo de bom que desejo nesta viagem e que ficarei louca durante as 15hrs de voo (ok, na verdade 12hrs, tenho experanças que receberei sinais de vida de Amsterdam e Paris) como se fosse comigo, porque na real uma boa parte de mim já está embarcando amanhã junto com eles, afinal, serão com eles que certamente passarei umas boas viagens, principalmente o Luan que está indo para a UL também, e é a Júlia que será o alvo dos meus primeiros dias de pânico em Dublin, não mentirei que estou pra lá de ansiosa em dar um abraço nessa danada no maior estilo pacote de presente de aniversário (chegarei no dia do aniversário dela), assim como o Luan. Serão duas semanas e uns dias um tanto difíceis com eles lá. Sendo assim, só posso torcer que esses dias passem rápido para que enfim eu possa estar toda na Irlanda feliz com aqueles que mais fizeram esse edital mais especial do que já é :)

That´s all folks

C ya 


Vacinas

Nossa hoje to inspirada, perdi as contas de quantas postagens foram hoje, mas prometo que é a última :D
Para encerrar, vamos falar um pouco sobre vacinas? Uma parte nada legal de ser feita na minha opinião, porém necessária. Acontece que cada país tem as vacinas que são aconselháveis tomar, na verdade, cada região, existem regiões do Brasil por exemplo que você é mais propenso a ter febre amarela, então é mais que recomendável tomar vacina disto antes de ir para estes locais. Então, da mesma forma é lá fora, cada país tem suas normas, sugiro buscar bem isso antes de ir. Em particular, os EUA acho que são os mais rígidos em relação a isso, Irlanda por outro lado não pediu muita coisa, quem pediu foi a minha própria Universidade em um formulário médico (que ainda não enviei, inclusive), com todas as datas das seguintes vacinas: tétano, rubéola e tríplice. Como eu não estava em dia, tomei a de hepatite também. Além dessas, é bom fazer o cartão internacional, se planejar fazê-lo, a de febre amarela também é obrigatória. Vacinas são gratuitas, basta ir com seu cartão em qualquer posto de vacinação ou fazer um na hora (meu caso), se não tiver fila você é vacinado rapidinho, no caso do cartão internacional tem que se informar em sua cidade, a minha faz no aeroporto e também é bem rápido. Abaixo foto do meu cartão de vacinação :)

Cartão de vacinação

Ticketmaster e outros

Hoje vi que o blog passou das 1000 visualizações, um fato como esse não devia passar em branco não é? Espero que estejam curtindo as postagens e não deixem de acompanhar :) Em comemoração, falarei aqui de uma loucurinha que fiz há uns meses atrás.
Então, no início do processo, reaalmente no início, estava longe de saber se tinha passado no CsF, comecei a buscar o que tinha de bom na Irlanda, comida, loja, shows, tudo, exatamente tudo. Dentre essas buscas, achei o show do Roger Waters em Dublin, dia 18 de Setembro. Não conhece o Roger? E que tal o Pink Floyd? Então, o Roger era baixista da banda e agora faz shows solo por ai, ainda não conhece? Segue aqui uma música que gosto muito deles. Quem gostar e por um acaso estiver pela Europa, incrivelmente ainda tem tickets a venda em Dublin e provavelmente em outros locais também.
Mas então, eu vi o ingresso do Roger a venda e como resistir? Pensei por dias e imaginei que um cantor nesse nível na época que recebesse o dinheiro da bolsa não teria mais ingressos. O que fiz? Comprei claro! Sem medo de ser feliz, e na pista premium ainda, ingresso mais caro da vida (quase 100 euros), e como comprei? Pelo ticketmaster, que é um site que tem não só na Irlanda, mas também pela Europa toda, Austrália, Estados Unidos e Canadá! É super seguro e a maioria dos ingressos ficam disponíveis por eles, basta só entrar no site, selecionar o show, o ingresso, o local e pagar. É bom ficar de olho sempre no ticketmaster porque sempre tem novas atrações, eu mesmo já tenho em mente vários shows para ir, enquanto tiver dinheiro estou lá, mas cuidado que também não é sempre assim que sobra ingressos por um tempo, o show do Arctic Monkeys por exemplo, que estava totalmente louca para ir, esgotou em uma hora! E na real eu nem sabia que tinham novas datas, tinha olhado no inicio do processo e só tinham datas marcadas até junho, quando vi já tinha passado. Agora estou naquela de comprar por cambista, esperar um novo ou ainda tentar comprar em outro país (Alemanha por exemplo). 
Como loucura só presta grande, além do show do Roger, decidi que seria também ano de Rock in Rio, como uma maneira de despedida do meu país em uma cidade maravilhosa que não vou desde Janeiro. Eis o acontecido: grana no bolso, amigos chamam, Muse e Florence, duas bandas que adoro e honestamente não sei dizer qual gosto mais, como atrações principais. Melhores companhias e as melhores bandas, como dizer não? Lá estava eu no dia da venda dos ingressos sofrendo após 4 horas tentando comprar o ingresso até enfim conseguir e ter 150 reais a menos na minha conta. Ingresso comprado depois de umas semanas eles mandam um email dizendo que seu pagamento foi aprovado e um mês (ou mais) ele chega na sua casa. Parece fácil não é? Mas não, não é, foi o ingresso que deu mais dor de cabeça de comprar e não parou só aí! Acontece que tenho parentes no Rio mas que é longe da Cidade do Rock, como no dia é uma dor de cabeça danada, lá vou eu e minha mãe (que também irá) atrás de hostel para reservar, e se eu disser que meses antes já estavam todos lotados? Pois é, foi muito dificil encontrar um e por um preço bom, acabamos encontrando um mais próximo do centro, o Kazario, ele fica próximo das estações de metro e fica fácil de se locomover para os outros locais, mas até encontrá-lo foi uma novela muito grande. Abaixo, fotos dos ingressos :) O do Roger demorou um mês para chegar também, uma observação no do ticketmaster é que ele vem com seu nome, não sei bem como funciona para venda já que vem com seu nome =)



Passaporte

De todos os posts que coloquei aqui, esqueci de falar sobre um que deve ser feito láá no início do processo... O passaporte!
Então, quando em geral precisa de passaporte? Para CsF em posts anteriores já devo ter falado, é na etapa da seleção das universidades estrangeiras, acredito que o mesmo valha para qualquer outro que quer fazer intercâmbio lá fora, se você vai apenas para turismo ou algo do gênero, imagino que deva ter o passaporte antes da ida e/ou antes de tirar o visto caso precise.
Mas então, como faz para tirar esse bendito e tão importante passaporte?
antes de tudo, entra no site da PF, entre em requerer passaporte e coloque seus dados, que são em geral RG, CPF, nome completo, etc. depois disso marca um dia para ir tirar o passaporte e gera o GRU que custa R$ 156,00.
Uma vez agendado e pago, basta comparecer no dia marcado lá na PF de sua cidade com RG e CPF, se não atrasar, é bem rápido o processo, chegando lá é só tirar a foto, assinar e tirar a digital dos dedos. Depois disso é só esperar 15 dias e ir buscar :) Lembrem que passaporte é a identidade de vocês lá fora, então façam tudo, menos perder o passaporte, muito cuidado nele se não as consequencias serão drásticas.

Passaporte azul

Espaço do passaporte para preencher as inúmeras viagens que serão feitas

O Último Cartão Brasileiro

Encerrando a jornada dos cartões aqui, recebi também o cartão BB américas (foto), que é um cartão do BB em geral usado para bolsistas. Basicamente ele é um cartão pré-pago onde sua bolsa pode ser depositada e, no nosso caso (não sei se é sempre assim), só pode ser utilizado no exterior.
É um cartão de bandeira Master e vem desativado, para ativar o processo é bem simples
Primeiro: ligue pelo skype (é free), no banco: +1 866 3451 892, digite 3 pra atender em português e em seguida digite o número do cartão seguindo de #. Feito isso, vão pedir alguns dados. Depois disso, cria-se o PIN, de 4 dígitos, que é pra acessar a sua conta via FONE e para saques. 
Segundo: entrar no ( https://bbamericas.mycardplace.com/cholder/ ) e ali no lado esquerdo, colocar o número do seu cartão no 'Ativar/Registrar Cartão', seguir com o cadastro, criar sua senha pra ACESSAR O BANCO VIA INTERNET, e por fim, não esqueça de assinar o cartão :)


Carta e cartão BB Américas

Comprando euros

Falei de tantas coisas aqui mas não mencionei uma coisa importantíssima para a viagem... O dinheiro! Sim, sem ele você não viaja né? Pois vamos lá, se você está viajando pelo brasil sem problemas, faz aquela reserva de grana e fim, mas outro país, outra moeda, o processo já é diferente e estressante (mas não muito complicado).
Então, existem diversas moedas, dentre as mais conhecidas o dólar e o euro, não sei muito sobre as outras mas o raciocínio deve ser o mesmo. Acontece que nós temos três opções básicas antes de viajar a) sacar euro em dinheiro vivo aqui para os primeiros dias e abrir uma conta no país destino apenas b) usar o cartão internacional que tiver lá fora ou c) fazer um cartão aqui que possa ser utilizado melhor lá fora. 
Qual a melhor? Depende de cada um, a primeira opção é boa para se livrar de usar tantos cartões, o problema é que você tem um limite de euros/dólares que pode levar em dinheiro vivo, são 5000 euros por exemplo se não estou engada. Se você não quiser outro cartão e utilizar menos que isso (confiram se o valor é esse  mesmo), é uma boa opção :) Por outro lado, há aqueles que possuem cartões internacionais, como o visa ourocard (eu uso esse), ótimo para compras em sites internacionais, o problema? Ora, você está usando o cartão em outro país, existem taxas a mais que podem ser cobradas nele. Por fim, a terceira e mais usada opção: fazer o cartão aqui para utilizar lá, assim ficas livre de mais impostos e pode levar quanto quiser! 
Mas e ai, que cartão é esse? Bom, vou falar aqui do Visa Travel and Money (VTM) (foto abaixo), é um cartão de bandeira visa (juras?) e de débito que pode ser feito em vários locais, como casas de câmbio e no próprio BB, para fazê-lo basta ir a um desses lugares com seu RG e CPF, além de dinheiro no bolso, dai faz-se o cadastro, transfere/saca o dinheiro que você quer converter para euros/dólares e fim! Cartão em mãos e carregado com euros para gastar! Parece ser fácil não é? Mas é! O problema é antes disso... o problema é atendido pelo nome de cotações. E o que é isso? É basicamente quando vale o seu real na moeda que quer, esse valor muda todo dia, podendo cair ou subir abruptamente, e é ai que mora o desafio, o euro agora por exemplo está 3.18, mas semana passada esta 3.35! Eu sei, parece pouco, afinal, o que são meros centavos? Acreditem, eles são muita coisa, R$5000,000 reais eu euros por exemplo valem aproximadamente 1572 euros na cotação de 3.18, já na de 3.35 esse valor cai 1492! Percebeu a diferença no bolso não é? São quase 100 euros de diferença, o que, nos meus próximos posts aqui vocês verão que faz uma diferença brutal. E como eu calculo essa diferença? Pela calculadora ou por qualquer conversor que tem pela internet, como o yahoo, e as cotações? Também pela Internet ou ligando diretamente para as agências de câmbio.
Entendido a diferença entre as cotações? Então, além dessa perda/ganho de dinheiro todo, as próprias casas de câmbio tem uma taxa a mais que é cobrada, fazendo com que o euro fique mais caro, daí além de ficar de olho nas cotações até encontrar uma cotação baixa, tem que saber qual casa de câmbio tem uma taxa menor também! Como eu já sou macaca veia na história, vou mostrar algumas, começando pela mais cara: a confidence, Confidence tem uma taxa absurdamente alta, não lembro exatamente o valor, mas o euro foi até quase (ou chegou) aos 3.50! Porém, muitos preferem a empresa pelo conforto, uma vez que é possível reservar pagamento, gerar boleto e só pagar no dia seguinte, enfim, formas de pagamentos mais confortáveis para quem não tem tempo todos os dias de fazer tudo, porém, devo salientar que alguns reclamam MUITO dela depois que aderem, então é bom dar uma olhada melhor se preferir pagar caro pelo conforto para ver a vericidade dessas informações :) Passado o susto das taxas absurdas da confidence, uma versão barata que muitos usam é a Flexchange, eles cobram um pequeno valor em cima da cotação, uma das mais baratas do mercado inclusive, isso pode ser feito por telefone ou indo na própria flexchange e é super rápido e confiável, o problema? No momento eles só estão com conta bradesco, mas isso segundo eles era temporário, se você tiver BB talvez eles já tenham ativado uma nova conta =) Eu, como não tenho bradesco e Flexchange não tem na minha cidade, prefiri algo próximo, que aceitasse transferencia por BB e com cotação baixa, a Boa Viagem Cambio, no dia que fiz o meu VTM a Flexchange estava a euro 3.35, mesmo preço que comprei na BV, então saiu basicamente a mesma coisa =) Da mesma forma que existe BV na minha cidade, acredito que em outras tenham casa de câmbio acessíveis também, então ai vai minha sugestão: olhe as taxas da Flexchange - de longe mais barata que outras - mas olhe também as casas de câmbio da sua cidade, quem sabe você não dá a mesma sorte que eu? Ah, além dessas, o VTM pode ser feito pelo próprio BB, dia desses também estava com cotação muito pequenas, porém, eles cobram taxas adicionais mais caras então é bom ficar de olho.
Ficou de olho nas cotações, pegou um dia que a moeda tá de boa e achou a casa de câmbio certa para você? Corra para lá antes que a cotação suba e faça seu cartão! Depois disso, é só entrar no site do VTM, ativar o seu cartão online e pronto. Para recarregá-lo você pode fazer transferência para a casa de câmbio ou pedir para alguém da sua família ir diretamente nela com o dinheiro. Para utilizar o cartão utiliza-se novamente, na função de débito, e pode sacar em qualquer caixa com bandeira "plus" também (os caixas vermelhos 24hrs normalmente tem). Por fim, ai vai uma foto do VTM :)



sábado, 17 de agosto de 2013

Os mais novos brinquedinhos

Hoje é dia de compartilhar felicidades, de falar de consumismo e de uma das coisas que toodos se perguntam na hora de viajar: eletrônicos sempre compensam lá fora? onde encontrar e o que encontrar? É, esse é o tema do post de hoje.

Notebooks, Netbooks,Ultrabooks e tablets

Então, a primeira coisa que me perguntei quanto a eletrônicos foi notebook, até porque no meu caso, eu recebo 1000 euros para isso. A primeira consideração é que para notebooks simples, o preço realmente é bem menor lá, dá para encontrar um note bom por 600 euros ou menos(já vi por 400 euros até), porém, se você quiser um note muito bom, aí a diferença é bem sutil devo dizer. com 1000 euros tu compra um notebook de última geração do melhor. Assim, tenha em mente exatamente o que quer no notebook para saber quanto gastar com um lá ou aqui antes de viajar. Tablets estão na média de 600 euros, porém, na amazon encontra-se por bem menos. Problema é que ao menos na época que estou indo o euro ta uma facada medonha e assim as coisas saem muito caras do que deviam. 
Para ilustrar que cada caso é um caso, falarei sobre o ultrabook que comprei e que chegou hoje \o 
Então, a princípio eu estava decidida a comprar lá, e compraria o notebook da samsung que estava por volta dos 1000 euros, minhas metas eram um note i7, com 6~gbs de ram e uma placa de vídeo dedicada, não muito boa, mas o suficiente para poder me entreter em uma vida saudável de gamer. Não olhei muito pela europa mas na Irlanda tinha a dabs, pixmania, argos e elara dentre as mais conhecidas. Entretanto, acabei encontrando um asus com as configurações até melhores que as do samsung e por 2200 reais e uns quebrados! (700 euros e um pouco), baita de economia não é? Pois bem, comprei e o resultado ta na figura abaixo.


Comprei no extra e demoraram exatos 7 dias para chegar, a compra foi super tranquila e segura, não recomendo comprar sempre aqui também, mas o conselho é o mesmo que dei acima, tenha em mente o quequer no seu notebook, se quiser um simples sai muito mais em conta lá fora se pesquisar bem, um muito potente pode ser equivalente a menos que tenha alguma promoção por aqui. Outro fator são os da apple, quem quiser comprar, comparado com os preços na própria Irlanda é um notebook consideravelmente caro, mas se comparados aos do brasil não, enquanto aqui vejo macair pro por 13000 R$(é, você não le errado, é isso mesmo), lá se tem o top de linha por bem menos, porém, novamente, isso é considerado caro lá.

Câmeras

A foto já deu um spollier da minha câmera, mas vamos fingir que ninguém viu :3 nada mais justo para se pensar em uma viagem do que uma câmera, certo? Então, a oportunidade de comprar uma câmera muito boa é lá fora, elas são caras, mas ainda assim mais baratas do que aqui. Normalmente as tops que todos compram giram entre a canon e a nikon D3100, são câmeras semi profissionais com tratamento manual e troca de lentes, o que de certa forma é um charme muito grande e tentador. No meu caso eu estava super querendo comprar a D3100, porém, enquanto estava querendo vender o meu netbook, acabei fazendo negócio de uma troca dele por uma nikon L1110 (foto), que é uma câmera semi profissional porém simples, ela é toda automática e menor, mais leve e particularmente mais confortável de segurar acho e tem uma qualidade muito boa, tanto durante dia quanto a noite, é uma ótima máquina para quem não ta disposto a dar entre 400 e 500 euros em uma D3100,assim como a canon tem uma do mesmo tamanho e também muito boa.

Celulares

Este eu falarei melhor quando estiver na Irlanda e for atras das operadoras. Porém, o que posso dizer é que não muda muita coisa, da mesma forma que aqui a vantagem em utilizar tim é o numero de amigos que utilizam a mesma operadora, na Irlanda quem tem mais amigos vodafone tem vantagem, ou amigos com chip three, ou tesco, ou o2, etc, isso acontece uma vez que dentre telefones da mesma operador não é cobrado absolutamente nada. Para quem gosta de planos, 20 euros é a media de um plano razoável, porém, eu particularmente pelo que vi recomendaria o plano apenas para aqueles que vão passar 12~24 meses e vão adquirir o celular por este plano, isso ocorre porque os aparelhos saem muito mais em conta nos planos pay monthly (pós pago) do que no bill pay (pre-pago). Eu mesma estava totalmente decidida a comprar um htc one silver, porém, enquanto ele saia por 500 euros e um pouco no pay monthly, no bill pay saia por 600 e pouco! Absurdo para mim em um telefone, como não ficarei por 24 meses para mim não ia rolar o plano para o aparelho e acabei comprando um s4 aqui que saiu pelos 500 euros justos. Sem ser assim, não recomendo muito fazer plano, lá se você morar no alojamento, vai ser quase cercado sempre de wifi então não se torna tão necessário um pacote de dados. 

Bem, estes são os novos eletrônicos mais comuns a se pensar em comprar, espero que o post tenha sido útil e busquem bastante antes de decidir onde comprar, se no brasil ou lá fora, nem sempre o mais barato ta la fora ;)

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

30 dias...


E começa hoje o countdown oficial da minha viagem para a Irlanda! Agora é hora do mês que os dias passam devagar, mas que de repente foi uma semana, e mais outra e o que? mas já é setembro?! Como assim Brasil?! Pois é, esse é agosto em sua segunda quinzena. 
Aproveitando isso de datas, o post de hoje falarei sobre o que intriga muita gente logo de cara, as passagens!
Então, existem diversas companhias aéreas a sua escolha, assim como agencias de intercâmbio, a melhor escolha varia de pessoa para pessoa, mas deixarei aqui registrado as experiências que tive assim como o que priorizei.
Primeira coisa: comprar antecipadamente? O quão antecipado isso quer dizer? Ou será que é tudo historinha e os preços dão na mesma? Bom, eu comprei a minha passagem dia 6 de julho e viajo dia 16 de setembro. Essa data não foi exatamente randomica, julho é quando começa o inicio da estação alta e setembro é exatamente a data que todos retornam para começar as aulas na europa, além disso, os resultados do CsF tinham acabado de sair e todos estavam comprando, o que implica em maior procura, maior custo provavelmente. Então assim que recebi a minha carta confirmando que estava tudo certo a minha ida reservei a passagem. Porém, eu já estava buscando voos por váárias semanas, sepah meses, olhava sempre se os preços estavam subindo, as vezes diretamente no site das companhias, outras em sites como submarino viagens, decolar.com, etc. No meu caso, as opções eram Lufthansa, KLM, TAP Portugal, e Air France. Depois de um tempo apareceu também pela USA Airways, porém, cuidado com essa, lembrem-se que para fazer conexão nos EUA (todos os voos dessa companhia fazem), é necessário ter visto americano, ainda que não saia do aeroporto. Devo dizer que durante todo o tempo que olhei a minha passagem, o preço não subiu muito, na realidade continua quase o mesmo até hoje, mas isso também não é coincidência. Acontece que o meu voo já é fim de estação, 16/09 é uma data já longe do periodo que o pessoal viaja, além disso, minha passagem é RJ-Dublin, dois locais cujas passagens estão mais em conta. Outras cidades brasileiras estão bem mais caras (e como estão), e mais ainda em outros aeroportos, indo para o Shannon por exemplo (o que eu deveria pegar na realidade, é mais perto de Limerick). Então, quanto a esse aspecto o que tenho a dizer é que dei sorte, muitos amigos compraram mais caro deixando para comprar passagem agora no fim de julho e agosto por exemplo. Se você viaja em Janeiro, tenha em mente que em meados de Novembro o preço sobe muito também, então em geral estima-se 2 meses mais ou menos para comprar passagens não tão caras.
Decidido quando comprar, que companhia devo escolher? Normalmente uma muito em conta é a TAP, a conexão é feita em Lisboa e os preços são em conta.. Porém, cada caso é um caso, para mim o voo mais barato era Lufthansa, porém, eu chegaria em Dublin a noite e o tempo de conexão em Frankfurt era bem maior. KLM cobrava 10 dolares a mais e eu chegaria durante o dia e com apenas 3 horas de conexão se não estão enganada. Para mim foi mais vantajoso, porém, isso é uma coisa super pessoal, as vezes indo com uma galera super compensa pegar uma conexão alta e dar uma andanda pela cidade por exemplo ;) Ah, para quem está indo para outro lugar da Europa, existe a Condor também! Que em geral é a mais barata de todas, porém cuidado, se não estou enganada a volta para o Brasil só permite 23kgs sem excesso de bagagem ser cobrado! As outras oferecem 32kgs, isso não é exatamente problema na ida, mas imaginem uma volta com mil coisas? Acreditem, 2 malas de 32kgs farão muita diferença.
Por fim, uma coisa que consideram muito é comprar em uma agência de intercâmbio, como o CI, ou diretamente da empresa. Novamente, para mim isto não compensou muito, possa ser que em alguns casos compense, mas a minha experiência foi negativa quanto a isso. Acontece que a vantagem de comprar por uma agência é a tarifa de estudante que te permite remarcar a passagem de volta, essa vantagem é GIGANTE para quem vai passar 1 ano fora ou um pouco mais, porque as companhias aéreas não tem passagens de um ano ida-volta, e sim por alguns meses a menos. Porém, acontece que o CI para fazer isso, cobra o preço da passagem original (o que tem no site das companhias mesmo), as tarifas da companhia e ainda as tarifas do CI! Esse tanto de tarifa no fim das contas deixa a tua passagem mais cara e algumas vezes não compensa, ao menos não se a sua companhia tiver a opção de tarifa de estudante ela mesma (boa parte tem). Esse foi o meu caso (yay!), a KLM pega a passagem e acrescenta uma tarifa de estudante para remarcar de fato menor que o preço que ficaria no CI (para mim ao menos compensava), para poder fazer a tarifa eu fiz o seguinte:
  1. Liguei para a KLM(número no link da KLM logo acima!)
  2. Pedi para reservar a passagem
  3. Solicitei adesão da tarifa de estudante
  4. Enviei por email a carta da universidade (com o seu ID de estudante) e algumas coisas da CAPES para confirmar a minha renda(termo de compromisso, carta de concessão, etc)..
  5. Liguei depois para saber se a minha solicitação da tarifa tinha sido aceita, as vezes enviam a confirmação por email também. Essa parte deu um certo de trabalho, uma vez que os documentos da Capes não eram totalmente oficiais ainda, porém, UL me liberou o student ID e assim ficou super fácil, nem precisava de mais nada.
  6. Enviei os dados do cartão por telefone. Essa opção também pode ser feita solicitando o envio do boleto de pagamento da passagem.
  7. Quando o pagamento é aprovado, recebemos o ticket eletronico (figura abaixo)

Pronto, agora quando precisar remarcar a passagem, é só ligar ou ir no site da KLM desde que não passe da data do voo, se passar serão cobradas taxas adicionais se não estou enganada. 
A KLM também oferece o Flying Blue, que é basicamente um serviço que te da algumas vantagens, entre elas algumas com milhas para voar por ai, a medida que você faz outros voos, vão acumulando milhas até chegar em uma quantidade X, ai o seu cartão muda de status e você pode ter outros privilégios, onde estes status são basicamente categorias. Eu não fiz o cartão, porém, se você planeja viajar bastante pela empresa, pode valer a pena.
Por fim, existem algumas coisas que é bom olhar, uma delas já meio que falei ali em cima quando falei sobre a Condor, é bom olhar sempre o que dizem a respeito de malas, o padrão muda de empresa para empresa e algumas podem ser meio chatas quanto a isso, no site da KLM tem uma parte destinada a bagagem onde tem tudo que precisamos saber, é assim para as outras companhias também. Se você pretende viajar com um animal de estimação ou criança, também é bom dar uma olhada, se tiver entediado e quiser olhar as comidas pode dar uma olhada nisso também, normalmente tem-se um cardápio online ou algo do gênero.
Agora, indo com animais, plantas, crianças, sendo idoso, gestante, qualquer tipo de pessoa, duas coisas devem ser feitas impreterivelmente: marcar o acento e fazer o checkin. O check-in falarei em breve porque ele só é feito no mínimo 30 hrs antes da viagem, o acento por outro lado está disponível indo em Minha Viagem(na página principal da KLM tem essa opção), fazendo isso aparece um avião com os acentos disponíveis de acordo com cada classe (economica é gratuita e é em azul, as outras coloridinhas tem-se uma taxa e alguns benefícios relacionados a conforto).
"Avião virtual" para escolha dos acentos
A imagem acima é apenas uma parte do avião que aparece para escolhermos nossas posições, a escolha é um tanto peculiar novamente, mas alguns cuidados são meio que gerais. Primeiro o avião é grande, então se o seu voo é grande ou se você vai muito ao banheiro, bom não ficar longe de um :3 Outra é em relação ao gosto, muitos gostam de ficar na frente do avião por ser mais "tranquilo" segundo o que dizem, outros na cauda, outros no meio, eu particularmente acho os dois extremos muito longes, os atendentes demoram mais para ir, o seu deslocamento pela nave fica complicado, etc, sendo assim prefiro o meio, há outros que não gostam de ficar no meio então varia de pessoa para pessoa. Ah, se você tá afim de ficar admirando a paisagem, um lugar perto da janela é uma escolha boa! E escolha rápido, eles lotam mais rápido que os demais.
Bom, acho que já disse tudo e mais ou pouco do que sei sobre passagens, companhias aéreas, benefícios, etc. Fiquem sempre de olho nas passagens, cuidado para não demorarem demais e pegarem estação alta e olhem bem as peculiaridades de cada companhia antes de comprar! Assim como as taxas cobradas por cada uma (taxas de embarque, taxas de estudante e de excesso de bagagem). 

Ce ya ;D

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

A última etapa antes da ida - parte 2

Lembrados de como é o processo? Pois bem, agora vamos falar um pouco sobre a última etapa, a que particularmente foi a que deu mais dor de cabeça ao que se refere a CAPES.
Então, primeiro que quando somos aceitos pela universidade, nós não recebemos email da CAPES IMEDIATAMENTE, demorou MUITO até termos alguma noticia deles com os proximos passos, então ficamos sem ter o que fazer (umas 2 semanas acho, ou 3). Após isso tudo recebemos o seguinte email
Neste email vem também todos os anexos enviados pelo portal, junto com um tutorial do SCBA (plataforma de acompanhamento da bolsa), a carta de concessão e o termo de compromisso.
A carta de concessão é a carta que te diz por quanto tempo você irá ficar, a tua universidade destino, quanto irá receber. O periodo da bolsa pode variar, a minha por exemplo é de setembro de 2013 até junho de 2014 (minhas aulas acabam neste período), no entanto maioria do pessoal das outras universidades são até maio de 2014, porque as as aulas deles encerram neste periodo. A nossa carta veio com um problema que é o que nos acompnaha deste o início do edital, diz que teremos acomodação e/ou alimentação, mas muitas universidades (não foi o caso da UL), disse que não teriamos alimentação paga. No entanto, segundo a Capes, esses ajustes seriam feitos posteriormente. Além da carta em PT, recebemos uma carta na língua do país destino, no caso, inglês para mim, uma vez que é meio que a comprovação do status de bolsista lá fora, é isso que mostraremos para qualquer comprovaçaõ de renda la fora (banco, imigração, etc).
O termo de compromisso é o documento que você e sua IES brasileira devem assinar dizendo que firma compromisso com o programa, alguns pontos importantes deste termo para mim são:
  1. Não interromper ou desistir do programa sem que sejam fornecidas e acolhidas pela Diretoria Colegiada da CAPES as justificativas para análise do caso.
  2. Não acumular bolsa, auxílio ou qualquer complementação de outra agência nacional ou estrangeira, ou ainda salário no País de destino, exceto os auxílios recebidos a título de contribuir para o desenvolvimento  das atividades inerentes ao presente estágio,sem prejuízo no prazo estabelecido para a conclusão dos trabalhos, desde que comunicado e autorizado previamente pela CAPES. O acúmulo indevido é causa para imediata rescisão da concessão da bolsa, com ressarcimento total do investimento aos cofres  públicos. Aqui, uma observação, isto é durante o período da bolsa e não antes, se você for bolsista de IC por exemplo, e a vigencia da sua bolsa for até agosto, você não é obrigado a cancelar o seu IC uma vez que a vigência da bolsa do CSF é de Setembro para lá (a minha ao menos é)  neste caso você deve cancelar sim o seu IC.
  3. Retornar ao Brasil em até 30 dias após a data de término prevista do programa, com a devida conclusão das atividades e trabalhos propostos inicialmente e permanecer no país por período, no mínimo, igual ou superior ao prazo de concessão da bolsa. Outra observação aqui, caso você receba uma extensão da sua bolsa (a minha é de 10 meses com possibilidade de mais 6 para estágio, por exemplo), vocÊ deve solicitar esta extensão para a Capes e caso aceitem, você fica o tempo a mais + esses 30 dias.
  4. Não retornar ao Brasil durante todo o período de concessão da bolsa.
Este termo, no caso da CAPES, deve ser enviado também pelos correios para a mesma e pelo linha direta, portal onde será feita toda a comunicação com a Capes a partir deste momento.
Um dos problemas que tivemos é que alguns bolsistas receberam logo esta carta e o termo, outros demoraram até uma semana para receber, o que leva a mais agonia ainda, principalmente porque alguns de nós a viagem já estava super em cima, então, se isto acontecer, normal :)
Uma vez recebido e enviado o termo assinado para o linha direta, deve-se também por no mesmo local os dados da sua conta e um comprovante da mesma (extrato por exemplo), isto é chamado de implementar a bolsa, segundo a Capes, após a implementação o dinheiro cai na sua conta em no máximo 10 dias.
Para nós, novamente, isto variou, eu implementei no mesmo dia que recebi este email  e enviei o termo (pelo linha direta e pelos correios) no mesmo dia, recebi 13 dias depois (corridos, contando fim de semana), alguns receberam 3 dias depois que implementaram, outros 1 semana, varia muito. Para nós, segundo a Capes, o que ocorreu foi um problema em um dos lotes o que atrasou todo este pagamento.
O acompanhamento da sua implementação pode ser feito também no site do SCBA, clicando em extrato. O normal é após a implementação não aparecer nada no extrato, depois aparecerá todos os valores de bolsa com o status de "ordenado", isso significa que os seus dados foram aprovados, depois o status muda para "em tramite financeiro" e por fim "finalizado". Quando aparece finalizado, só felicidade, o dinheiro cai na conta no dia seguinte o/ Para ter certeza, acessem o portal da transparencia e coloquem o CPF de vocês, enquanto nada aparecer, eternamente pobres, quando aparecer, no dia seguinte cai na conta. O dinheiro cai em reais e obedece a cotação do dia. Recebemos logo o equivalente há três bolsas antecipadas (setembro, outubro e novembro), e os auxilios (deslocamento, material didático, etc), então cuidado para não gastar tudo de uma vez, se não, dinheiro de novo só três meses depois. Também pode acontecer de não depositarem todos os auxílios, então confiram e tenham certeza, algumas pessoas ao que parece receberam dobrado também, neste caso o valor deve ser retornado a Capes.
Além de todas essas coisas recebidas, a Capes envia também o chamado cartão BB américas, ou dilma card, este cartão é para uso no exterior e vem bloqueado para compras aqui. O meu ainda não chegou, ao que parece também ocorreram problemas no envio deste (percebem como é normal isto? É muita gente e muita burocracia, fácil de perderem o controle de algo).

Pronto, última etapa finalizada, agora pode-se dizer mais que oficialmente que você é bolsista do CsF rico total e começar a criar vergonha e deixar tudo pronto para a viagem. Algumas últimas considerações:
  • Auxílio deslocamento: você recebe uma quantia para comprar passagem de ida, pode-se comprar ida e volta e o resto fica com você, a Capes/CNPq não te obriga a devolver o dinheiro. Deve-se enviar o bilhete eletrônico apenas para ela informando a data da ida. A volta será paga perto da volta da viagem, no entanto, como ainda não cheguei lá, não sei ao certo se ao comprar ida e volta você recebe o auxilio da volta no fim.
  • Auxílio material didático: destinado a compra de notebook ou tablet, apenas esses dois, livros e outras coisas não contam. Você pode comprar no Brasil ou lá fora, o meu mesmo comprei aqui (em breve falo sobre isso em outro post), desde que depois envie o comprovante de pagamento. Da mesma forma, o que restar fica com você.
  • Auxílio deslocamento: tudo que tiver como despesa inicial, para mim por exemplo, ao chegar lá preciso pagar 300 euros para o visto GNIB, isto cai neste auxilio. Alguns dos meus colegas precisam pagar um valor inicial para garantir acomodação, isto também é retirado deste auxílio, e por ai vai.

Bom, este foi o meu último post sobre o programa e espero que as descrições sobre os processos tenham sido úteis. Meus próximos posts serão destinados aos preparativos da viagem em si, passagem, mala, o que comprar aqui, o que comprar lá, notícias da minha universidade antes de ir (tem algumas curiosidades interessantes aqui) e claro, as minhas aventuras fora do Brasil que iniciam a partir de Setembro =D


A última etapa antes da ida - parte 1

Então galera, o Ciências sem Fronteiras (CsF/SwB) é um processo gigaaante, burocrático, com etapas que parecem sem fim mas enfim chegou a vez do meu processo terminar.
Devido a perguntas de outros colegas (que não sou poucas), decidi fazer este post para esclarecer um pouco a mente sobre esta etapa e concluir os meus posts enormes sobre o que diz respeito ao programa em si para poder enfim começar a falar sobre os meus preparativos para a viagem que já está chegando o/
Relembrando o processo, para participar do CsF você deve:
1 - se inscrever no site do programa, clicando em inscrições e escolhendo o país desejado. Lembrando que antes de decidir o país, busque bastante informações sobre o mesmo, principalmente sobre as universidades (alguns cursos são mais dificeis de achar lá fora com uma ementa legal), localidade e custo. Para esta etapa você precisa ter em mãos:
  • Histórico escolar
  • Participação em iniciação cientifica, IC, monitorias, whatever se tiver (você não será prejudicado caso não tenha)
  • Comprovante de participação em olimpiadas, premio jovem cientista, etc
  • Comprovante de proeficiencia ou de agendamento do teste caso ainda não o tenha realizado
Agora estão pedindo ENEM maior que 600 como obrigatório, isto é, estudantes que não tenham esta pontuação serão automaticamente indeferidos, porém, no meu edital nao era assim então não tenho bem certeza se eles vão de fato indeferir, mas você não precisa no ato da inscrição enviar nada de ENEM não. Passaporte também não é obrigatório, assim como CR/IRA com uma nota exata ou nenhum destes comprovantes, a menos que haja mais candidato que vaga (até agora só houve isso para portugal e espanha).
2 - Inscrever para o programa na sua IES (a universidade daqui), os documentos necessários assim como os requisitos variam. A minha por exemplo pede CR 7,00 (muitas não pedem isso), e além dos documentos que são enviados para o CSF, pedem um requerimento e uma carta de recomendação.
3 - Aguardar homologação da sua IES (você pode acompanha-la no site do CSF) ou, caso seu edital seja CAPES, em geral eles enviam email notificando, ou ainda aguardar uma lista da sua própria universidade com as homologações.
4 - Aguardar homologação da CAPES/CNPq (os seus financiadores daqui). Capes de novo, em geral, notifica por email esta etapa, CNPq não. Mas em geral[2], você só pode se inscrever para as universidades estrangeiras após esta homologação, então se você receber algum contato do parceiro estrangeiro (UUK para UK, HEA para Irlanda, etc), isso significa dizer que esta etapa foi concluida, você foi homologado e já conseguiu a bolsa pelo programa, agora falta saber para que universidade você vai =)
5 - Inscrever-se nas universidades estrangeiras, em geral isto é feito na hora deste contato estrangeiro que mencionei no tópico 4. Nesta etapa é bom ter o passaporte, algumas universidades pedem. O parceiro normalmente libera as universidades disponíveis neste momento ou um pouco antes, mas você também pode descobrir em geral enviando emails para as universidades do país ou que já participaram do processo em editais anteriores. Normalmente universidades melhores requerem uma média  que seria o seu CR/IRA (GPA lá fora), mas caso você não tenha esta média, não custa tentar, vejo muitas pessoas indo para universidades boas também com CR baixo (já vi até com 5 e pouco).
6 - Aguardar aprovação de uma das universidades escolhidas e esperar contatos da CAPES/CNPq para termo de compromisso, e outras burocracias para receber o dinheiro da bolsa.