segunda-feira, 5 de agosto de 2013

A última etapa antes da ida - parte 1

Então galera, o Ciências sem Fronteiras (CsF/SwB) é um processo gigaaante, burocrático, com etapas que parecem sem fim mas enfim chegou a vez do meu processo terminar.
Devido a perguntas de outros colegas (que não sou poucas), decidi fazer este post para esclarecer um pouco a mente sobre esta etapa e concluir os meus posts enormes sobre o que diz respeito ao programa em si para poder enfim começar a falar sobre os meus preparativos para a viagem que já está chegando o/
Relembrando o processo, para participar do CsF você deve:
1 - se inscrever no site do programa, clicando em inscrições e escolhendo o país desejado. Lembrando que antes de decidir o país, busque bastante informações sobre o mesmo, principalmente sobre as universidades (alguns cursos são mais dificeis de achar lá fora com uma ementa legal), localidade e custo. Para esta etapa você precisa ter em mãos:

  • Histórico escolar
  • Participação em iniciação cientifica, IC, monitorias, whatever se tiver (você não será prejudicado caso não tenha)
  • Comprovante de participação em olimpiadas, premio jovem cientista, etc
  • Comprovante de proeficiencia ou de agendamento do teste caso ainda não o tenha realizado
Agora estão pedindo ENEM maior que 600 como obrigatório, isto é, estudantes que não tenham esta pontuação serão automaticamente indeferidos, porém, no meu edital nao era assim então não tenho bem certeza se eles vão de fato indeferir, mas você não precisa no ato da inscrição enviar nada de ENEM não. Passaporte também não é obrigatório, assim como CR/IRA com uma nota exata ou nenhum destes comprovantes, a menos que haja mais candidato que vaga (até agora só houve isso para portugal e espanha).
2 - Inscrever para o programa na sua IES (a universidade daqui), os documentos necessários assim como os requisitos variam. A minha por exemplo pede CR 7,00 (muitas não pedem isso), e além dos documentos que são enviados para o CSF, pedem um requerimento e uma carta de recomendação.
3 - Aguardar homologação da sua IES (você pode acompanha-la no site do CSF) ou, caso seu edital seja CAPES, em geral eles enviam email notificando, ou ainda aguardar uma lista da sua própria universidade com as homologações.
4 - Aguardar homologação da CAPES/CNPq (os seus financiadores daqui). Capes de novo, em geral, notifica por email esta etapa, CNPq não. Mas em geral[2], você só pode se inscrever para as universidades estrangeiras após esta homologação, então se você receber algum contato do parceiro estrangeiro (UUK para UK, HEA para Irlanda, etc), isso significa dizer que esta etapa foi concluida, você foi homologado e já conseguiu a bolsa pelo programa, agora falta saber para que universidade você vai =)
5 - Inscrever-se nas universidades estrangeiras, em geral isto é feito na hora deste contato estrangeiro que mencionei no tópico 4. Nesta etapa é bom ter o passaporte, algumas universidades pedem. O parceiro normalmente libera as universidades disponíveis neste momento ou um pouco antes, mas você também pode descobrir em geral enviando emails para as universidades do país ou que já participaram do processo em editais anteriores. Normalmente universidades melhores requerem uma média  que seria o seu CR/IRA (GPA lá fora), mas caso você não tenha esta média, não custa tentar, vejo muitas pessoas indo para universidades boas também com CR baixo (já vi até com 5 e pouco).
6 - Aguardar aprovação de uma das universidades escolhidas e esperar contatos da CAPES/CNPq para termo de compromisso, e outras burocracias para receber o dinheiro da bolsa.

0 comentários:

Postar um comentário