Descansamos veio um novo dia e era hora de conhecer mais dessa cidade encantadora chamada Berlim. Gente... era incrível como eu amava Berlim a cada passo que dava, imagine um pacote completo, tudo que se pode ter em uma cidade é, essa é Berlim (ao menos para mim). Porque? Bem, vamos lá, já falei que é super fácil se locomover pela cidade, é consideravelmente barato e as estações são lindas. Além disso, Berlim é um belo equilíbrio entre uma cidade industrial e poderosa, com prédios modernos e tudo o mais, mas ainda assim cercada de história e prédios antigos lindos... Bares e baladas também são bons, as cervejas alemãs não tem sua fama de graça... elas são realmente deliciosas! E para as garotas, de todas as cidades que fui, nunca vi uma quantidade tão grande de homens bonitos em um único local! Mas claro, tem o problema que todos reclamam que é a frieza do povo de lá, dá para sentir falta do "calor" que só brasileiro tem e até dos irlandeses que andam sorrindo pela rua e são super gentis com você... Não me entendam mal também, não é que o os alemães sejam grossos (esses são os franceses!), eles são legais e qualquer pessoa que você pare para pedir informação falará tudo para você sem problema nenhum, super educados e em um inglês limpo de dar inveja! Mas ainda falta aquela simpatia entendem? Mas isso é algo que algumas pessoas sentem falta, eu mesma não tive problemas e amei tudo.
Tá, mas chega de babar Berlim né Cecília? Vamos falar agora do que fazer lá! Então, fomos na Television Tower novamente mas durante o dia porque descobrimos que poderiamos de fato subir até a o topo da torre e ter uma bela vista de 360 graus da cidade... porém, era uma fila GIGANTE para ir lá e ficamos apenas do lado de fora, onde dava para parar sentar e admirar, além de ter um lugar para brincar de pula pula haha
Saimos de lá e fomos ver os pontos turisticos próximos indicados pelo mapa, logo atrás da torre tem uma igreja luterana bem legal
Novamente, indo mais para frente damos de cara com a prefeitura (muito bonita inclusive) e a Nikolaiviertel, que é uma área super agradável de se andar que começa com lindos jardins e pequenos, estátuas, a igreja de São Nicolau (principal ponto turístico da região) e vai até a beira do rio. É uma das áreas de Berlim que super recomendo andar primeiramente pelo berço cultural enorme que possui, a Nikolaiviertel é conhecida como a área mais antiga de Berlim e a igreja de São Nicolau foi também naturalmente, a primeira igreja construída, então só isso já dá aquela curiosidade de dar uma checada lá não é? Além disso o interior da igreja também é lindo cheirando mais uma vez a cultura e aquela sensação de vilas e ruas estreitas é como se sentir naqueles filmes antigos. Como se não bastasse, a saída pelo rio resulta em uma vista super romântica, relaxante e indescritível. Tirei algumas fotos do local mas garanto que nada é melhor do que a sensação de andar por ali.
|
Prefeitura |
|
Prefeitura |
|
Igreja de São Nicolau (duas torres) |
|
Ruas de Nikolaiviertel |
|
Beira do rio Spree |
Pela mesma direção do rio chegamos em uma outra parte top de atrações da cidade, se não a mais famosa... É a área que vai da catedral de Berlim e abrange vários museus famosos, tanto é que essa é a área da cidade conhecida como 'Ilha dos museus'. Dentre os museus temos Altes e Neues Museum (museu antigo e novo) onde o Altes é o maior e mais antigo museu do mundo para quem assim como eu ama os tempos antigos de Grécia e Roma e o Neues eu não entrei nele ou tive muita informação sobre, mas fica bem em frente ao Altes e soa como uma continuação dele. Na região tem também o museu do bode (sim, do bode!), maas, o que eu queria mesmo visitar era o Pergamon Museum que fica do lado do museu do bode mas que infelizmente estava em reforma e fechado! Uma pena porque bem, como já falei nos Altes, tenho um apego especial pela época clássica e este museu como o próprio nome sugere, tem o altar de Pérgamo e outras coisas divinas, se você também gosta e estiver aberto, super recomendo ir.
|
Catedral de Berlim |
|
Altes Museum |
|
Catedral de Berlim |
|
Museu do Bode |
|
Pergamon Musem |
Saindo da região de museus, já era fim de tarde e foi um dia bem proveitoso até para um dia de inverno, o dia estava meio limpo e demorou até um pouco para anoitecer. Então decidimos atravessar a cidade e ir ver um pouco da história do holocausto, pegamos dois metros e fomos parar no memorial do holocausto (Memorial to the Murdered Jews of Europe) e é aí que vem mais uma parte do amor que é Berlim... Esse local é fantástico, a área externa ao chegar são vários blocos de concreto perfeitamente divididos e que lembram vários túmulos, ai você vai andando pelos blocos até perceber que o piso não é exatamente plano, dando a impressão de caos e guerra, mas sendo que tudo é perfeitamente milimetrado ao mesmo tempo e, principalmente se for a noite como fui, dá um certo medinho de andar pois tem algumas áreas que os blocos de concreto ficam enormes e maiores que você, dando a impressão de estar em um labirinto, até que vai subindo novamente até o piso ficar plano novamente. Foi uma ideia muito bem bolada esse lugar e só essa parte externa já pagaria a ida, mas depois viemos descobrir que em uma parte 'subterranea' tinha de fato o memorial com fotos, cartas, áudios com muitos relatos do que os judeus passaram na época. Uma das alas mais tristes do memorial são as cartas que são postas no chão, muitas delas escritas para/por crianças e são realmente chocantes.
|
Área externa do memorial do holocausto |
|
Entrada do memorial |
|
Cartas |
Passar por esse memorial é uma experiencia única na vida e da uma certa pontada no coração até naqueles que não demonstram tanta sensibilidade (eu sendo um exemplo), mas por outro lado perceber o quão doloroso foi os tempos de guerra e mais ainda sair e ver como a cidade se ergueu das cinzas é uma das coisas mais fantásticas de Berlim sem dúvidas. Porém, é um fato que após o memorial é preciso ir para um último ponto antes de ir para casa para dar uma relaxada nessa superfície pesada... Então partimos em direção ao portão de Brandemburgo, famosissimo que caso você não saiba pelo nome, talvez reconheça pela foto abaixo.
Por pura infelicidade, mais uma vez era um local em reforma o que super atrapalhou a beleza da foto, mas os pilares e a arquitetura em geral é linda, originária da arquitetura grega (quem não pensou em atenas quando viu a foto?!) e é conhecido como o arco do triunfo de Berlim.
Em frente ao arco demos de cara com um outro Christmas Marketing que paramos novamente para dar uma olhada, esse tinha menos coisa que o outro mas tinha uma pista de patinação enorme e fantástica, onde ficamos lá fazendo uma horinha e comendo besteira. Para encerrar o post, mais uma vez babando Berlim, vai umas fotos de duas estações bem bonitas que achei nesse dia. Uma é a estação do Portão de Brandemburgo e a outra é próxima a Alexanderplatz.
0 comentários:
Postar um comentário