segunda-feira, 24 de março de 2014

Alemanha - Berlim (dia 3)

Último dia em Berlim e ai vem a pergunta 'mas já? é suficiente só isso?' Então, tinham muitos outros pontos para ver, 3 dias dá para visitar os principais deles, mas eu voltaria fácil fácil para lá e passaria mais 5 dias.

Esse último dia foi reservado para o lado histórico da cidade, como já disse no post anterior, o mais impressionante e apaixonante de Berlim é passar pelas ruas e ver vestígios de guerra pelos memoriais (como o do holocausto e outros que falarei aqui) ao mesmo tempo que olha-se para as ruas e ver tudo lindo e bem edificado novamente, pensar em como um país foi a beira do poço digamos assim e hoje retorna como uma potência mundial e ao menos na minha opinião, um dos melhores lugares de se morar na europa, isso é de fato surpreendente. 
Então, iniciando o tour nada mais justo que ir pela manhã no famoso muro de Berlim na East Side Gallery, que até 1989 dividia a Alemanha em oriental e ocidental.
East Side Gallery

A andada pelo muro é extensa, tem milhares de artes com diferentes significados e metáforas, algumas imagens super conhecidas na época e frases também. Uma das mais famosas até é um beijo entre Honecker(politico famoso da alemanha oriental) e Brejner (soviético) que foi pintada na época.


   Polemico para a época, além disso teve uma que gostei bastante que era uma comparação de Berlim com China, Rússia ou qualquer outro lugar do mundo, a pintura mostra flores, coisas coloridas em todos os outros lugares, mas Berlim como sendo tudo só cinza do muro.

Essas são apenas exemplos, tem algumas metáforas inclusive que nem consegui compreender por completo envolvendo capitalismo e outras coisas. Por fim tem um lado do muro que as pessoas deixam sua 'marca' 

E ai tem um espaço para o outro lado da Alemanha, lá para onde estava no post anterior, tirei a foto abaixo bem 'entre dois mundos'.


Depois do muro passamos para o memorial do muro, o memorial é bem simples, tem alguns relatos assim como no memórial do holocausto e fotos da época e andando mais um pouco tem o muro versão 'pura' isso é, o concreto mesmo sem arte alguma.






Saindo do memorial, 'próximo' tem uma 'planta' legal da cidade e a sony center, que tem coisas de LEGO e várias coisas legais dentro. Para encerrar retornamos ao mesmo local do dia anterior onde estavam localizados os museus, porque próximo ainda tinham prédios antigos e bonitos como o parlamento da foto abaixo.

E ai acabaram-se os três dias, no dia seguinte pela manhã ainda dei um passeio e breve piquenique no Tiegarten, que é uma outra parte de Berlim muito agradável próximo a estação de trem principal perfeita para parar sentar e conversar com os amigos admirando a paisagem. Abaixo uma foto do Tiegarten (não consegui tirar muitas fotos mesmo do local porque estava sem câmera :( ) Ah sim, para quem for de Ryanair, um benefício é que o aeroporto fica na própria cidade só precisando pegar um trem de lá para o local que você for, super prático e raro (normalmente gastamos uma nota com transfer)




0 comentários:

Postar um comentário