quarta-feira, 30 de julho de 2014

A tranquilidade de Belfast

Sai do lado absolutamente histórico de Derry para o retorno a tranquila Belfast, acabei dormindo demais no outro dia e não tive tempo de ir conhecer a cidade como deveria. Isso meio que atrapalhou os meus planos que incluiam ir até Giants Causeway, mas acabei fazendo um passeio diferente e que recomendo inclusive fazer.
A Irlanda toda tem um toque pacato e relaxante neste mundo, o verde e a história de cada ponto aqui é algo diferente de muitos outros lugares que fui, além da sensação de felicidade e paz dessa terra de Leprechauns. Isso é algo que não muda na Irlanda do Norte também, Belfast é uma cidade linda (ao menos no verão), o bairro da Queen's University of Belfast é bem arborizado e gostoso de se andar, além de ser tranquilo e de ninguém olhar para você, é meio como se você fosse dono do mundo. Eu adoro fotografar tudo que vejo e sai as 2 da manhã para isso, sai com medinho claro porque afinal sair sozinha com câmera na mão ainda é algo que me assusta em alguns lugares. Mas que nada! O bairro é altamente universitário, passavam taxistas que me olhavam como se fosse uma estudante voltando para casa, da mesma forma eu vi adolescentes de mochila como se estivessem de fato voltando para casa, sem loucuras, super tranquilo. Ao mesmo tempo que tinha toda essa tranquilidade, um lado do bairro tem os pubs e nightclubs, é o lado oposto da universidade e o hostel fica entre eles (5min andando para cada um eu diria). Aí é como é no resto da irlanda ne gente? Bebados, música alta, meninas de vestidinho hiper mega curto, essas coisas, me lembrou muito o clima de Dublin essa parte.
Se a cidade é assim durante a noite, melhor ainda durante o dia, amanhece cedo mas mais uma vez não consegui acordar cedo (este é um dos males de quando se viaja sozinho, disciplina é difícil), fui no Botanic Gardens que é uma rua por tras da universidade e ele é L-I-N-D-O! Verde (verde em um jardim botanico, sério?), cada parte das flores era dedicada a alguma pessoa importante que morreu. Eram diversos tipos de rosas e flores em geral. Tem também a estufa com algumas plantas específicas (bromélias, lírios, palmeiras, etc), é lindo ver tanta gente sentada feliz em um único lugar, tanta criança correndo e tava tendo alguma exposição de anime porque tinha várias pessoas caracterizadas lá... Novamente todos felizes mas ninguém parava para te olhar da cabeça aos pés ou algo do gênero, todos estavam ali apenas com o objetivo de sentar e relaxar. Fui lá novamente no outro dia que estava mais quente e logo cedo, ai que tinha mais gente feliz! Tio bebendo, e tinha uns rapazes sentados na ponta da árvore ouvindo música que vieram fazer amizade com aquele sotaque britanico super gostoso de se ouvir. Algumas fotos dos jardins:

 Passando pelos jardins você dá de cara com a universidade, a parte interna dela é bem bacana e tem aquele clima meio 'Hogwarts', passei o fim de tarde e começo da noite lá sentada embaixo da árvore e é maravilhoso (principalmente porque o guarda não se incomoda com você e você pode beber embaixo da árvore cof cof)
Saindo da universidade você pode ir 'subindo' e a medida que isso acontece vai encontrando pontos turisticos, isso foi outra coisa bacana que achei... Da mesma forma que podia andar com tranquilidade em alguns lugares, ir para o agito em outros logo do lado, o centro é lindo também, a cada lado dele tem prédios bonitos e monumentos interessantes, de forma que é muito gostoso apenas sair andando pela cidade porque não é uma cidade cansativa que sempre tem uma vista igual de prédios ou algo exatamente igual (eu pessoalmente acho Dublin assim). Então eu passei a tarde inteira andando e não percebi. Uma parada bacana é o city hall, um outro lugar com gramado enorme que muitas pessoas sentam e ficam lá, mas você também pode entrar e ter uma vista até o alto da cúpula (se estiver em horários de visitas). 

Um pouco depois do City Hall tem o shopping e ok, eu sei que você pensa 'para que shopping' eu pessoalmente me perguntaria a mesma coisa levando em consideração que nem os shoppings da cidade que estou eu vou direito. Porém, fui curiosamente para tentar ter uma vista de 360 graus da cidade (que é a propaganda do shopping) e... me espantei com ele, é engraçado porque você esbarra com o shopping sem saber, ele é aberto, você entra em uma rua e se depara com várias lojas, depois elevadores, escada rolante e pah, você percebe que é o shopping. Fora isso tem várias coisas nele também, eu costumo achar shoppings diferentes na Europa, não é um lugar que você vai para passar o tempo e fazer várias coisas, você vai compra o que tem para comprar, faz o que tem para fazer e é isso ai. Tem algumas exceções mas tem muitos shoppings assim, o de Belfast entra para a lista daqueles que são repletos de coisas, a vista em si não é tão impressionante porque é uma cúpula fechada, eu achei que fosse um lugar aberto lá em cima que daria para ver a cidade, mas a estrutura dessa cúpula é bem bonita devo dizer
Uma outra coisa bacana de Belfast é a localização, eu perdi o meu mapa (caiu do bolso) e percebi que não precisava exatamente dele.. A cidade tem indicações dos pontos turisticos a cada esquina (literalmente). Existem placas fofas e coloridas indicando cada ponto da cidade e você consegue andar a cidade toda assim. A única coisa que tive perguntar era o shopping porque bem... Ele não tem uma localização exata para entrar né? Ele apenas está lá no meio da rua inicialmente haha mas posso dizer que andei do sul da cidade (onde está a universidade) até o pier (onde fica o titanic e é bem o oposto) guiada apenas por placas, e visitei tudo que deveria. As catedrais da cidade merecem uma atenção especial, algumas tem parques e o lado histórico da cidade mais ainda. É contado por pessoas que de fato viveram na vila na época da guerra e para quem gosta de história é um prato cheio! Para os que gostam de relaxar, parar na parte do rio é uma maravilha, é uma paisagem diferente, prédios meio europeus, boniteza toda. Essa foi minha viagem para Belfast e eu espero que tenha dado uma pontinha de curiosidade por esse lado da Irlanda que é muito mais UK, mas tem seu lado relaxante como o resto da Irlanda! Abaixo algumas fotos a mais aleatórias da viagem


0 comentários:

Postar um comentário