quinta-feira, 31 de julho de 2014

Registro dos Melhores Momentos (III): DSLRs e principais lentes

Tá bom Cecília, vi a maioria das câmeras (existem muitos outros modelhos semelhantes inclusive na mesma faixa de preço), percebi a diferença entre eles e a DSLR, pensei, quero uma dessas mesmo e já estou ciente da diferença entre Canon e Nikon.
Ok, então, vamos agora descobrir qual escolher ;)

Nikon D3200/Canon EOS 1200D: Modelo de entrada das duas marcas em 2014, as antecessoras são a D3100 e a 1100d respectivamente. Colocarei juntas porque como disse são modelos bem semelhantes. O sensor de ambas as câmeras é muito bom, os modos manuais e configurações de exposição, abertura, velocidade, foco manual, fotografia em RAW  e JPEG. Os vídeos são Full HD, para os fãs de megapixels ela tem 24mp, o que permite dar uma boa cortada na imagem e ainda ter uma baita qualidade. Enfim, dá para fazer de tudo e mais um pouco com elas.

Nikon D5100/Canon T3i : São os dois modelos um pouco melhores que os anteriores, tendo também a D5200 e a T4i. As melhorias dessas câmeras estão em um sensor um pouco maior, uma quantidade significativa de sensibilidade a luz do que as outras, permitindo maior manipulação de foto outdoor, além da presença de menos ruídos em fotos com maior ISO, principalmente a noite. Além disso também tem um visor giratório que não parece mas faz uma boa diferença. Essas câmeras também possuem Wi-fi e isso te permite alguns acessórios a mais, como o disparador infravermelho que é mais prático do que o a cabo utilizado pelas outras. São poucas as mudanças, novamente depende mais do fotógrafo.

Nikon D7100/Canon 6D: Passou por todas as câmeras até agora e chegou a hora do susto, as ditas full frame. Os sensores delas são significantemente melhores e é full frame. Mas o que isso significa afinal? Na Nikon já sabemos que enfim acabarão os seus problemas quanto a foco de câmera, mas e o que mais? Não importa a marca, os sensores anteriores são sensores cropados, o que significa que farão um crop/corte nas suas fotos, uma lente de 35mm será vista como uma de 50mm por exemplo. E isso não apenas do que você encherga, as linhas da paisagem que está fotografando mudam também. Essa é a principal mudança dessas câmeras. Elas ainda não são as melhores, são ditas intermediárias entre o modelo de entrada e os ditos profissionais, ditas de fato full frame DX, como a D600 da Nikon. O sistema pontual de foco dessas câmeras também é diferente, permitindo mais controle ainda da sua câmera. Tudo isso entre outras coisas que sinceramente nem eu sei explicar. 

Então, essa foi uma breve apresentação das ditas câmeras DSLR, também existem outras marcas que aqui não foram apresentadas, como as da Sony, existem muitos outros modelos das próprias marcas que apresentei e parei a lista na faixa dos 1000 euros também, mas isso vai de 5000 euros para mais nas profissionais. É uma busca grande, mas nos três últimos posts (incluindo esse) estão as principais dicas para diferenciar uma câmera de outra. Não coloquei fotos tiradas entre uma câmera e outra porque na real o que vai fazer a diferença nisso são as lentes utilizadas, então vamos as lentes.

Como disse, para qualquer modelo, a lente que virá fará auto foco sem problemas em geral, mas fotógrafo é um bixo curioso e vai sempre atrás de expandir os novos horizontes. Então, a primeira coisa depois de uns meses com sua lente 18-55mm do kit que você perceberá será a abertura da lente f/3.5, ora, como eu já disse, existem lentes compactas com abertura melhor que isso! A medida que você for batendo foto, sentirá falta de uma lente com abertura 'inferior' a essa para fotos em ambientes mais escuros por exemplo, vai sentir falta da versatilidade que não terá com essa lente do kit, por mais boa linda e maravilhosa que ela seja (digo isso porque muita gente fala muito mal dessa lente e  alguém tem que dizer que ela não é tão ruim quanto dizem não é?).

Então, primeira opção? Uma lente f/2.0 para baixo, as opções são variadas para todas as marcas e de diferentes distancias focais (o popular zoom marcado pelos mm que coloquei acima). O mais popular é a famosa lente cinquentinha, ela é de 50mm e não possui zoom algum, é aproximadamente a medida que um ser humano ver com seus próprios olhos, então não tem essa de pensar que vai ficar em uma distância ruim para tirar fotos. Porém o benefício? É uma lente bem barata se comparada com as demais sendo assim normalmente uma das primeiras aquisições dos fotógrafos, é um custo-benefício muito bom. Além dela tem a 35mm que vai na mesma escala. Além de ser permitido uma boa desfocada e ser uma bela lente para retratos. Quer entender melhor o que to falando? Agora sim vem as fotos.

Ok, tenho uma lente pro dia a dia, para aquelas fotos fabulosas de perfil do Facebook (eu sei que você pensou nisso :P ), mas e quando eu viajar e querer tirar fotos de prédios e coisas que estão longe de mim? E se eu quiser aquelas fotos de flores desfocadas lindas, de insetos ou até da lua e das estrelas? Isso é possível? Totalmente possível e existem várias opções.

Se você quer um 'zoom ok', você pode apenas se contentar com uma 18-105mm, as lentes que vou dizer aqui não são tão claras quanto a cinquentinha e outras do gênero, mas são as mais baratas para a categoria. A lente vai te permitir um 'zoom' geral e ser feliz para maior parte das situações, sem ficar trocando sempre de lente e sem o infortúneo de ter um material muito pesado, algumas fotos podem ser checadas aqui. Mas eu quero fotografar a lua, e ai? Ai você precisa de uma distância focal maior, das mais baratas podem vir uma lente 55-250mm (ou próxima disso), ou até a lente "completa" 18-300mm e semelhantes, mas esteja ciente que sua câmera ficará bem mais pesada. Algumas fotos podem ser vistas aqui e da lua especificamente aqui.

Para concluir e aquelas fotos com uma distorção bacana? As chamadas fish-eye? Elas são bem bacanas, mas as mais caras que apresentarei aqui. Ela já são mais claras (f/2.8 para lá) e permitem uma distância nas suas fotos (tida como wide range) melhor, o que dá um bom efeito. Quer entender mais sobre o que to falando? Fotos aqui.

Uffa, agora chega de fotos, câmeras, lentes, blábláblá não é? Espero que tenha ajudado aqueles que estão em dúvida no que comprar em termos de câmera e que tenha sido possível assim entender que a melhor câmera não quer dizer necessariamente uma profissional ou a mais cara da vida, você apenas precisa escolher bem. Eu tenho uma Nikon D5100 e estou feliz com ela porque ela serve a mim, do mesmo jeito tenho amigos com a Lumix Lx7, a Canon T3i, a Nikon Coolpix e outras que apresentei e eles adoram! 

Por fim leu tudo mas ficou meio perdido com alguns termos ou acha que pode ser complicado mexer em parâmetros manuais da câmera? (isso vale para qualquer câmera que disse nesses posts). Esse canal faz uma boa introdução aos termos que disse aqui (distância focal, velocidade, obturador, diagragma, abertura, etc). Você é curioso? Esse blog tem dicas muito bacanas, quer outros? A internet é muito vasta mas posso citar o Digital Photography School, e o Digital Camera World. O Flickr é uma ótima maneira de ver fotos e se basear para tirar suas próprias fotos. Espero ter ajudado e qualquer dúvida, só comentar abaixo ;)



0 comentários:

Postar um comentário