quinta-feira, 31 de julho de 2014

Registro dos Melhores Momentos (II): A Escolha da primeira DSLR


Ah Cecília, mas eu sempre sonhei em ter aquelas câmeras enormes, olhar pelo buraquinho da câmera (viewfinder), ter lentes para as mais diversas coisas, etc etc etc. É, ai não tem jeito, se você viu as câmeras até agora e só uma DSLR te faria feliz, vamos lá! Primeira coisa é que esse mundo de DSLRs tem um fight enorme entre Canon e Nikon, de forma que a primeira coisa que se perguntam é: qual a melhor marca? Resposta simples e básica é que ambas possuem a mesma qualidade, você tirará fotos tão boas em uma quanto em outra, é impossível comparar. Ah, como saberei então qual comprar? Ai sim vamos as diferenças:

O preço, o preço é uma diferença importante, lentes Canon são mais fáceis de encontrar em um preço mais acessível que as lentes Nikon, assim como algumas vezes as próprias câmeras. Algumas vezes cai quase na mesma, mas algumas vezes não.

Entretanto, como ainda sim é possível encontrar Nikon por um preço tão bom quanto as Canon, para mim a diferença principal está nas diferenças das lentes de cada uma. A Nikon tem uma coisa bacana que é a capacidade de fazer com que as lentes de anos e anos atrás ainda sejam compatíveis com qualquer modelo novo de câmera lançado até então. O problema? Não dá para ajustar isso para toda e qualquer câmera com as mesmas configurações não é? Se não qual seria a graça? Resultado: As câmeras de entrada (vulgo mais baratas) desta marca aceitam sim tudo que é tipo de lente, mas o preço para isso é que as mais antigas lentes terão apenas o foco manual como opção. Algumas vezes todos os modos da câmera (do auto até o full manual) serão possíveis e nas câmeras mais antigas ainda apenas o full manual, porém do foco manual não dá para fugir. Porque isso? Acontece que os modelos de entrada não possuem uma coisa chamada motor de foco embutido, restando então que as lentes tenham isso para fazer auto foco (tidas como lentes AF), o que nem sempre vem em todas as lentes e as que tem são em geral mais caras. As câmeras ditas full frame, por outro lado, possuem todas fotos de foco embutido e assim tudo que é lente pode ser aproveitado para todo sempre (também né, convenhamos que pelo preço que são elas podiam até voar).

Tá ok, entendi e achei isso um problema enorme, não vou querer ficar fazendo foco manual sempre por aí, como fugir disso? Terei de gastar horrores para conseguir uma câmera como essas? Não. As câmeras da Canon desde o seu primeiro modelo são todas com motor de foco incluso, o que faz com que todas as lentes delas permitam o foco manual mas o automático também. Ah Cecília então fim de discussão, a Canon é melhor e ponto final. Sim e não, apesar da Canon permitir o foco, cada lente é adepta a um modelo, se você planejar em um futuro investir em uma câmera mais cara dela (as ditas full frame novamente), não será apenas a câmera que você vai ter que trocar e sim todo o conjunto de lentes que comprou até então.

Essa é a diferença mais marcante entre as duas, as lentes que vão vir no seu kit quando comprar a câmera, seja Canon ou Nikon, te permitirão fazer auto-foco ou manual-foco, a diferença está em caso você queira investir em mais e mais lentes depois. Minha opinião pessoal? Uma vez que se mexe nessas câmeras, você vai querer sim expandir os horizontes e ver novas e novas lentes, então não adianta pensar que você nunca vai querer trocar de lentes, há uma grande chance disso acontecer e é bom levar a diferença entre as duas marcas em consideração. Da mesma forma, não adianta pensar que você nunca vai querer trocar para câmeras fullframe, porque também há uma grande probabilidade disso acontecer. Então o melhor é pesar o que preferiria: arriscar o modo manual de vez em quando ou trocar todo o seu material quando fosse trocar o corpo de câmera. Eu prefiri arriscar o foco manual, li muitos blogs falando sobre a diferença do foco manual e porque migrar para ele, muita gente inclusive prefere. Pessoalmente não achei muito difícil de se fazer e gosto, dá aquele "que" de fotógrafo e realmente as vezes tem-se uma manipulação de imagens, a questão mesmo é a adaptação para esse tipo de foco, o que pode ser tida até decidir comprar uma lente apenas manual uma vez que a lente do seu kit vem com as duas opções para treinar. Porém, também tenho amigos que não gostam e tenho que dizer também que é um longo caminho até chegar a ter dinheiro para uma fullframe (se você não tiver tanta grana, o que é o caso da maioria da população). Então, é por na balança e decidir, é uma escolha totalmente pessoal e ninguém além de você pode decidir.

0 comentários:

Postar um comentário