sábado, 2 de agosto de 2014

Olá Leste Europeu! (II)

Então eram três dias na Polônia, infelizmente pegar voo no verão e de última hora é um desastre e a forma mais barata que tive então foi pegar um voo para Wroclaw - uma cidade da Polônia - e em seguida um ônibus para Warsaw.
No primeiro dia tava um dia maravilhoso de calor (mentira, achei que fosse morrer) e devo dizer que Wroclaw é linda! O centro da cidade era todo coloridinho, tem um canal passando no meio dela e não pude ficar a noite, mas assim que sai do aeroporto a primeira coisa que se ve são fotos da luminosidade da cidade a noite.

Não pude ficar muito tempo que o ônibus para Warsaw era logo depois, só deu tempo de chegar na rodoviária. Tudo em polonês mas encontra-se fácil gente que desenrola um inglês, ou seja tudo ok até ai.
Passei altas horas mofando no ônibus, o trajeto demorou um pouco mais que o esperado provavelmente pelo trânsito e enfim Warsaw! A cidade é super gostosa, quando cheguei já era noite, super bem iluminada, pessoas felizes e etc. O festival era no Estádio da cidade, então meu hostel ficava super perto em uma rua chamada Francuska, que era super arborizada e mais gostosa ainda de andar. A rua também tinha restaurantes e pubs (um liiindo com guarda-chuvas no teto) e ficamos no Adventura Hostel, um hostel bacana e barato, com recepcionistas fofas (uma delas ia ver a Florence também s2). O hostel contava com uma cozinha grandinha e com alguns free food e uma parede com assinaturas de pessoas de todo o lugar do mundo e algumas mãos de tinta nela supostamente de algumas dessas pessoas. Então, a atmosfera do hostel em geral era bem legal e além do que já disse o banheiro era um luxo, enorme e lindo (tinha até banheira!) e os quartos eram divididos em vários tipos, tinha o quarto oriental e o normal ao menos no meu corredor. Fiquei no normal e ele era grandinho, com tomada do lado da cama, luminária e locket, do jeito que Ceci gosta!

Como o tempo foi pouco para conhecer a cidade e ir para os shows, vou atropelar um pouco a ordem cronológica aqui e falar apenas do que vi da cidade nos três dias, depois falo apenas dos shows.

Então, a cidade é linda, coloridinha e cheia de flores, bem como essa foto aqui
O centro não é muito longe apesar da Polônia ser enorme, pegamos o trem do estádio até o centro e eram apenas 2 paradas depois, é um percurso que demora uns 30 minutos andando e chega rápido. Para comprar ticket de trem e ônibus é super tranquilo também, tem uma maquininha para comprar dentro mesmo, mas na real nem o motorista e nem ninguém presta atenção nisso.
O charme entretanto está na 'cidade antiga', que é toda calçada, com ruas estreitas e casinhas
Lá tem algumas coisas que me lembraram Berlin... O jeito das construções grandes de museus, prefeitura e afins, todos em tons pastéis e com estátuas.

Porém isso antes de chegar na cidade antiga mesmo, a partir de lá só cores e alegria, marcado inicialmente por uma 'praça' enorme, é um ponto mais alto da cidade e tem torres de relógio (por onde inclusive sobe e ve a cidade toda de cima)

Tudo é perto desse ponto, inclusive tem um múseu de fotografias lá que eu fui louca para ir mas estava fechado :P Chama-se 'fotoplastic' é um múseu com 'camaras' que você põe o olhinho e tem imagens antigas, just like the old times! Além disso, por mais de ser centro mas continua sendo bem barato, as ruas que andei me fizeram lembrar um pouco a imagem que tinha de Paris: vários bares e restaurantes com flores ao redor  e com cara de bohemios. Lá eu paguei em torno de 5 euros por um almoço de tilápia/salmão (pedações) com vários tipos de legumes, batata, salada e afins, você podia por o que quisesse e quanto quisesse! Light, enche e gostoso! Comi horrores e sai cambaleando de lá! 

Para encerrar o post, andando pela cidade você se deparava com um grande portão (como o da foto abaixo) bonitão e era o que? A universidade! Linda por dentro e por fora, mas não tão grande quanto se espera antes de entrar. Rapidamente chegava no fim, mas bonitona. Incrivelmente a biblioteca não é dentro dela e sim uns dois quarterões depois, achei isso estranho uma vez que é uma universidade 'fechada', é normal isso quando tem fica no centro e em vários prédios diferentes sem divisória nenhuma pela cidade como se fossem prédios comuns. Porém, vale a pena uma visita também, é enorme e passando por ela fica um lindo jardim que é o da foto dos slides da página principal do blog! Não sabe de que foto to falando? É a foto abaixo!

0 comentários:

Postar um comentário